O Ceará registrou chuva em 63 municípios* no período relativo entre 7 horas desta quinta-feir, 31, até 7 horas desta sexta, 1º. Segundo os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Pacatuba teve a maior chuva do Estado, com 112,4 milímetros de precipitação. Em Fortaleza, a precipitação foi de 103 milímetros.
O meteorologista da Funceme, David Ferran, explica que as precipitações desses últimos dias estão relacionadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema indutor de chuvas no estado do Ceará.
Apesar do registro de chuvas nos últimos dias, o Ceará chegou ao fim de março com a média histórica para o mês 33% abaixo da média. O principal mês da quadra chuvosa foi influenciado diretamente pelo El Niño, responsável pelos cinco anos consecutivos de seca, e o Oceano Atlântico Tropical, que se comporta de de maneira neutra e, por isso, não favorece as precipitações.
“Mas a previsão persiste a mesma pro trimestre [março,abril,maio]. São 70% de chances de ficar abaixo da média e somente 5% de ficar na categoria acima da média. As chances dessa quadra ficar em torno da média é de 25%”, afirma David.
( O Povo)