Governador Camilo e prefeito Nilson Diniz com autoridades (Fotos: Flávio Pinto) |
No segundo dia consecutivo de visitas ao Sul do Ceará, o governador Camilo Santana esteve neste sábado (9), no município de Cedro, na Região Centro-Sul do Estado, onde em clima de festa fez a entrega de uma adutora de montagem rápida (AMR) e de Carta de Crédito para a execução do Projeto Produtivo de Agrovila na área da Piscicultura e Inovação Tecnológica.
A adutora é mais uma forma do Governo do Estado amenizar para os cearenses a escassez d´água no interior, que pelo quinto ano consecutivo, enfrenta crise hídrica provocada pelo baixo do volume das precipitações pluviométricas.
"Em dezembro estive aqui e prometi fazer uma adutora pra não deixar faltar água para população. E hoje, é com muita satisfação que volto ao Cedro para entregar uma promessa cumprida. Sei da importância dessa obra, pois trará água de boa qualidade para todas as casas", disse o governador, A AMR recebeu investimentos da ordem de R$ 6.202.873,75, recursos do Tesouro Estadual, e vai atender a população da zona urbana do município, com cerca de 18.630 habitantes. Com extensão de 22 km, a adutora vai transferir água do Açude Ubaldinho para o sistema de tratamento da Cagece, no município.
Marcone Tavares prestigiou a solenidade ao lado de vereadores e liderança de Aurora |
"Quero dizer também a vocês cedrenses que esse é um momento de muita alegria, pois quando fui secretário em 2010, conheci a colônia da piscicultura do açude Ubaldinho e fiquei de fazer um projeto pra ajudar aquela comunidade. Digo também que hoje estou aqui para anunciar a liberação dos recursos que vai beneficiar mais de 100 famílias daquela localidade", pontou o governador Camilo Santana.
PISCICULTURA
Já a carta de crédito para a execução de projeto produtivo na área da piscicultura e inovação tecnológica recebe investimentos de R$ 825.983,30 para beneficiar a Agrovila Distrito de São Miguel, da Associação de Aquicultores do Açude Ubaldinho.O investimento é do Projeto São José III por meio do Banco Mundial e atende a 18 famílias com a criação de peixes em gaiola.
Para o aposentado Raimundo Silva Fonseca, 67, Cedro precisava de uma adutora que garantisse o abastecimento d´água na zona urbana. Segundo ele, a partir de julho quando a chuva diminui em toda região, o racionamento nas torneiras era inevitável. "Com essa adutora nossa esperança é de que a água chegue nas torneiras e perdure até o final do ano, quando um novo inverno começa e melhora nossa situação", afirmou.
Deputada Miriam Sobrei, Marcelo Sobreira e o vice-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor. |
AGROVILAS
As agrovilas são projetos que visam a diversificar o processo produtivo e atender áreas com produção de hortaliça, fruticultura, irrigação ou piscicultura. Agrovilas são comunidades formadas através de reassentamento de áreas desapropriadas para a construção de açudes públicos com recursos do Banco Mundial e dos governos Federal e Estadual.
Além do governador Camilo Santana estiveram presentes na solenidade o prefeito do Cedro, Nilson Diniz, prefeito de Granjeiro, Dr. Gudy, o prefeito de Várzea Alegre Vanderlei Costa, o vice-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, os secretários Dedé Teixeira (SDA) e Mauro Filho (Sefaz). Os deputados Adhail Carneito, Miriam Sobreira, Odilon Aguiar, o ex-deputado Marcelo Sobreira, o ministro aposentado do TCU, Ubiranta Aguiar e o empresário Marcone Tavares, liderança política de Aurora.