Normando está entre o PSDB e o PMDB. |
Nesta segunda-feira (21), o vereador Normando Sóracles define seu futuro político em Fortaleza. Normando se desfilou do PSL no apagar das luzes da sexta-feira (18), último dia do prazo dado pela Justiça Eleitoral para quem está no exercício do mandato, e pode desembarcar na segunda-feira no PSDB, PMDB ou alguma sigla aliada ao senador Eunício Oliveira.
O primeiro passo dado foi a desfiliação para não ficar impedido de se transferir para outro partido que possa lhe assegurar legenda para disputar a prefeitura de Juazeiro do Norte, no próximo dia 2 de outubro.
Normando tem dado sinais claro que está prestes a aceitar o convite do senador Tasso Jereissati. Prova disso foi a ausência de Normando na convenção nacional do PMDB realizado no último dia 12, em Brasília, que mesmo convidado com todas as despesas pagas, o vereador não compareceu e nem justificou sua ausência. Na convenção, a cúpula estadual do PMDB entendeu o ato como um desagravo.
No PSDB, a princípio, não deve ter início fácil. Terá de convencer o senador Tasso Jereissati a demover a ideia do ex-deputado federal Manoel Salviano a abrir mão de ser cabeça de chapa que o partido pretende lançar em Juazeiro com o ex-deputado Vasques Landim, do PR.
A favor Normando contam com a expressiva votação de mais de 36 mil votos que recebeu em 2014 para deputado federal e o fato de seu nome aparecer bem cotado nas pesquisas internas do próprio PSDB.
No entanto, o martelo ainda não foi batido entre Normando e PSDB. O próprio pré-candidato espera uma definição do senador Eunício Oliveira e o PMDB, que estão indecisos sobre o apoio à reeleição de Raimundão, que por fez vem "flertando", com o PSD do deputado federal Domingos Neto e do pai Domingos Filho, ex-vice-governador do Ceará, hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios.
Antes ou após a conversa com Tasso, Normando vai ouvir as últimas palavras do senador Eunício Oliveira sobre sua posição em Juazeiro. Se Eunício confirmar que Raimundão tem a preferência dentro do PMDB, Normando se declara para PSDB, pois sempre disse que não aceita ser vice.