segunda-feira, 21 de março de 2016

No Dia Mundial da Infância, primeira-dama reforça a importância de investir no desenvolvimento infantil

Foto: Divulgação.

A infância é uma das prioridades do Governo do Estado. A política para as crianças vem sendo articulada através do Gabinete da Primeira-Dama. No Dia Mundial da Infância, celebrado a cada dia 21 de março, a primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil (CPDI) no Ceará, Onélia Leite Santana, reforça o apoio à área. Para garantir os direitos da criança, como o lazer, o brincar, a educação, saúde, entre outros, Onélia idealizou o Programa Mais Infância Ceará, voltado para o desenvolvimento infantil, lançado em agosto de 2015.
Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Está comprovado cientificamente que é na primeira infância que a criança desenvolve grande parte do potencial mental que terá quando adulto. "Essa fase é uma janela de oportunidades. A infância é o período primordial para o desenvolvimento humano. As crianças devem ser estimuladas em diversos aspectos como o físico, emocional, cognitivo. Trabalhando em prol das nossas crianças estamos cuidando do presente e também do nosso futuro, porque essas crianças serão adultos bem sucedidos", ressalta Onélia.
O Governo do Estado já assegurou cerca de R$ 40 milhões para o Programa Mais Infância Ceará, que atua em diversos setores, mas com foco principal na saúde, educação e assistência social. Ele busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares: o Tempo de Brincar, Tempo de Crescer e Tempo de Aprender.
Ações do Programa Mais Infância Ceará
Segundo a primeira-dama, ainda há vários desafios que precisam ser solucionados, mas desde 2015 muitas conquistas já foram realizadas através do Programa. No ano passado, por exemplo, foi implantado o projeto “Arte na Praça”, que é promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Serviço Social do Comércio Ceará (Sesc-CE) e oferece programação de arte, cultura e lazer nas praças dos municípios cearenses com o intuito de promover o desenvolvimento infantil e estimular o vínculo familiar e comunitário. O Governo do Estado ainda deu a ordem de serviço para a construção de 54 CEIs. Foram iniciadas ainda capacitações dos profissionais do Governo que lidam com as crianças, como o treinamento de profissionais dos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), entre outras ações.
(Governo do Ceará)

Últimas notícias