Servidores atenderam a convocação do sindicato |
O Salão Paroquial, em Aurora foi palco da convocação do o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDESRV), que cumpriu a convocatória da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), que deliberava acerca do Dia Nacional de Lutas dos Servidores Municipais.
O local do acontecimento ficou lotado de servidores municipais, sendo sua grande maioria de profissionais do magistério. A presidente do SINDSERV, Lucimar Bernardo Fernandes (Nininha), não escondeu todo o seu contentamento com a participação maciça de todas as categorias associadas a entidade que preside, inclusive falou que ali era o momento oportuno para tratar do assunto pautado, isto é, o reajuste salarial de todos os servidores municipais, que contou inclusive com a presença do prefeito municipal José Adailton de Macedo.
Em sua fala o prefeito disse que a crise financeira que atravessa o país parece não ter fim, inclusive informou a plateia presente de que o orçamento para este ano de 2016, poderá cair em mais de R$ 500 mil (Quinhentos mil reais), comprometendo cada vez mais a administração municipal.
Concernente ao reajuste salarial dos professores e as demais categorias, Adailton disse que irá conceder o aumento equivalente ao determinado pelo MEC, que é de 11,36%, porém, propôs a categoria do magistério (graduados e pós-graduados) que o repasse seja somente a partir de 1° de março (uma vez que não há recurso para efetuar o pagamento de forma retroativa), enquanto que para os do ensino médio seja retroativo ao mês de Janeiro. A proposta do prefeito foi prontamente concordada pelos profissionais de níveis superiores, porém, garantiu que assim que a prefeitura receber o restante da verba que ocorre geralmente entre os meses de abril e maio – repassará em bônus para todos os profissionais do magistério. É importante frisar, que atualmente o município dispõe de apenas 7 (sete) professores com o ensino médio.
(Roberto Bulhões)