segunda-feira, 21 de março de 2016

Chico Lopes propõe maior redução nos juros do FNE

Reduzir mais os juros do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste (FNE), até retornar ao patamar original, antes do aumento que provocou reações na sociedade e preocupação quanto a consequências para a economia da região. Com esse objetivo, um novo projeto de decreto legislativo foi apresentado pelo deputado federal Chico Lopes (PCdoB), que avalia como insuficiente a redução de juros do FNE - e dos demais fundos constitucionais, das regiões Centro-oeste e Norte - asseguradas por decreto publicado na última segunda-feira, 14/3.
O novo projeto de decreto legislativo propõe que as taxas de juros do FNE e dos dois outros fundos voltem a ser de 5,5% a 8,8%, como era antes, quando a taxa era definida por resolução emitida pelo Conselho Monetário Nacional em 2014. Para isso, o novo decreto, que tramitará no Congresso Nacional, estabelece que sejam sustadas as duas últimas resoluções do CMN sobre o tema - tanto a 4452, de dezembro de 2015, que elevou os juros do FNE para mais de 14%, quanto a mais recente, a 4470, de 14 de março deste ano, que reduziu essa taxa para em torno de 11%.
"A redução para 11% é uma vitória parcial, importante para a sociedade. Mas é preciso ir além, voltar ao patamar anterior, de juros entre 5 e 8%, porque esse dinheiro é específico para fomentar o desenvolvimento do Nordeste e das demais regiões", destaca o deputado Chico Lopes, que vem denunciando o caso desde a elevação dos juros do FNE, com pronunciamentos na Câmara dos Deputados.

Últimas notícias