Governador Camilo, deputados e prefeitos em Mauriti. (Foto: Flávio Pinto) |
A esperança refletia no brilho dos olhos dos agricultores da Região do Cariri que se deslocaram a Mauriti, para acompanhar a solenidade em comemoração do Dia de São José. Ao chegarem lá, ouviram do governador do Ceará, Camilo Santana, a boa notícia: o anúncio de um pacote de investimentos de mais de R$ 180 milhões em benefícios na área de abastecimento d'água e desenvolvimento rural para as mulheres e homens da região.
Entre os beneficiados com projetos produtivos, estava o agricultor Francisco de Souza Marques. Ele mora em Jardim e foi um dos quatro beneficiados com uma das quatro Casas do Mel, que são executadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) em parceria com a Fundação Banco do Brasil. "Tem oito dias que chove em Jardim, toda noite chove e agora nós conseguimos o apoio do Governo para produzir e vender o nosso mel", comemorou.
O investimento nas Casas de Mel é de R$ 148 mil, sendo atendidos produtores dos municípios de Assaré, Araripe, Salitre e Jardim.
Outro beneficiado foi o agricultor Chico Matos, da comunidade de Coelho dos Paraibanos, que ganhou novo sistema de abastecimento d'água. "Queremos que São José nos mande chuva, mas o nosso sofrimento antigo agora diminuiu, porque nós conseguimos um sistema de abastecimento d'água para a nossa comunidade.
Título da terra
O senhor Adelcio Pereira Furtado comemorou ter recebido o seu título de terra. Ao todo, foram 187 títulos entregues pelo Programa Estadual de Regularização Fundiária. "Agora tenho o meu pedaço de chão reconhecido pelo Governo do Estado, vou planejar o que fazer daqui para frente. A terra é minha", disse.
Segundo a superintendente adjunta do Idace, Graça Pedrosa, foram entregues 250 títulos em Ibaretama e 80 em Quixadá. "Este programa já beneficiou mais de 200 mil famílias no Ceará e, até o final de 2018, todos os imóveis estarão cadastrados", destacou.
Poços
Ainda durante a solenidade, o governador Camilo Santana anunciou que o Estado concluiu a licitação para a compra de 19 novas máquinas perfuratrizes para cavar poços profundos nos municípios que mais precisam. "Mantemos a nossa esperança de que São José vai mandar chuva, mas o Estado não vai deixar de fazer as obras estruturantes e emergenciais para garantir o abastecimento e a convivência com a estiagem. E todas essas ações têm a parceria do Governo Federal e sempre seremos gratos e faremos este reconhecimento", afirmou.
Os municípios atendidos na solenidade de Mauriti foram
Aurora, Brejo Santo, Campo Sales, Cariús, Cedro, Crato, Icó, Lavras da Mangabeira, Jati, Jardim, Juazeiro do Norte, Mauriti, Missão Velha, Potengi, Porteiras, Quixelô, Santana do Cariri, Saboeiro, Tarrafas, Várzea Alegre.
O governador Camilo Santana agradeceu aos presentes o carinho que recebeu do povo de Mauriti durante a solenidade e afirmou que o trabalho em prol desta população é a melhor forma de agradecimento. "Vou trabalhar dia e noite para atender aos anseios da população e estou aqui para continuar trazendo os benefícios que a população do Cariri e do Ceará tanto precisam", disse. E ao encerrar sua fala, o governador pode testemunhar a chuva caindo no Dia de São José, como se o Padroeiro do Ceará tivesse ouvido as preces da população de Mauriti.
Compareceram ao evento, o prefeito de Mauriti, Evanildo Simão, os deputados federais Arnon Bezerra e José Guimarães, os deputados estaduais Lais Nunes e Moisés Braz, o presidente da Aprece e prefeito de Piquet Carneiro, Expedito José do Nascimento, prefeitos, vereadores e lideranças políticas do Cariri, além de representantes das comunidades beneficiadas.
(Governo do Ceará)