O Procon Assembleia recebeu, neste período de férias, 823 reclamações de consumidores – 453 em dezembro e 370 em janeiro (parcial). O órgão também promoveu 1.580 audiências de conciliação, das quais 797 foram realizadas em dezembro e 783 em janeiro. Já o balcão SPC/Serasa registrou 392 atendimentos no período.
De acordo com o coordenador em exercício do Procon AL, Francisco Nóbrega, serão realizadas e divulgadas, a partir da próxima semana, duas pesquisas de preço. “São pesquisas informativas para a população no tocante aos valores cobrados nas barracas de praia e nas lojas de material escolar, uma demanda que tende a aumentar nos períodos de férias”, explica.
Francisco Nóbrega informa ainda que será traçado um comparativo entre os resultados dessas pesquisas e o obtido pelo mesmo estudo realizado em julho de 2015.
O trabalho do levantamento de preços atende a um acordo com o Ministério Público Estadual (MPE) e contribuiu, ano passado, para esclarecer os consumidores sobre valores cobrados por produtos em supermercados, pet shops, lojas de brinquedos e barracas de praia.
O coordenador lembra que o Procon AL está com preparado para atender a um possível aumento da demanda. “Estamos prevendo um aumento de 20% da demanda e pretendemos implantar mais núcleos no Interior, em parceria com câmaras municipais ou universidades”, informa.
O Procon AL funciona no Edifício José Euclides Ferreira Gomes (anexo II), localizado na esquina da rua Barbosa de Freitas com avenida Pontes Vieira. Em Fortaleza, há, ainda, um núcleo de atendimento localizado na Universidade de Fortaleza (Unifor).
(ALCE)