Após o envio da manifestação, a proposta será analisada por um Conselho Consultivo. Uma vez que a manifestação da cultura popular cearense tenha o registro concedido é reconhecida, formalmente, como parte do patrimônio brasileiro. Isso garante legitimidade e torna as políticas públicas mais acessíveis às comunidades e praticantes do bem.
A Festa do Pau da Bandeira já reuniu 350 mil em Barbalha, na região do Cariri, e homenageia o “Santo Casamenteiro”. O evento é composto por diversos momentos marcantes, como o corte de um enorme tronco de árvore nas imediações da Chapada do Araripe, a secagem da madeira e o transporte realizado por devotos do santo pelas ruas do centro da cidade.
Centenas de homens são necessários para a retirada e transporte do mastro de madeira. Ao final do cortejo, o Pau da Bandeira é fincada nas imediações da Igreja Matriz e retirar uma lasca do tronco é tido como uma simpatia. Na tradição, a mulher que tocar no pau da bandeira ou beber chá da casca do tronco conseguirá um companheiro em até um ano.
(Assessoria do deputado)