Os juros cobrados pelos bancos no crédito rotativo chegam a 16 % ao mês, segundo pesquisa divulgada pelo Procon Assembleia. A avaliação compara as sete maiores instituições bancárias do País. Os juros cobrados pelo Santander (16,08%) representam mais que o dobro da taxa praticada pela Caixa Econômica Federal, que é de 7,34%.
No cheque especial, a variação dos juros cobrados pelos bancos é de 30,11%. A taxa mais baixa, de 9,84% ao mês, é cobrada pela Caixa e a mais alta, de 14,08%, é cobrada pelo Santander.
Já no crédito consignado para beneficiários do INSS, a variação é menor. Os juros mais baixos são da Caixa Econômica Federal (2,02% / mês) e os mais altos são do Banco do Brasil e Bradesco, que cobram 2,13% ao mês. A pesquisa também comparou as taxas para financiamento de veículos. Os juros ao mês variam de 1,79% (Safra) a 1,99% (Santander).
Segundo a coordenadora do Procon AL, Anna Waleria Sampaio, é a primeira vez que o levantamento é feito pelo órgão. Ele é fruto da audiência pública realizada em 27 de agosto, que discutiu os valores das tarifas e taxas de juros cobradas pelos bancos. Ela comenta que algumas tarifas são regulamentadas pelo Banco Central, mas há cobranças que não têm regulamentação, e os valores ficam a critério dos bancos.
O coordenador de extensão do Procon, Francisco Nóbrega, explica que a pesquisa foi realizada por meio de coleta de informações fornecidas nas agências e pelo Banco Central. “Os bancos são obrigados a fornecer essas informações ao Banco Central e na própria agência”, esclarece. Segundo ele, o que mais chamou a atenção foi a diferença da taxa de juros do cartão de crédito rotativo.
A pesquisa também traz informações e comparativos dos seguintes serviços: cadastro de início de relacionamento, 2ª via de cartão de débito, exclusão de cadastro de cheque sem fundos, contraordem de cheque, folha de cheque, cheque administrativo, TED pessoal, DOC pessoal, ordem de pagamento, pacote de serviços básicos, anuidade cartão nacional, anuidade cartão internacional e 2ª via de cartão de crédito nacional.
terça-feira, 29 de setembro de 2015
Últimas notícias
![]() | A partir desta segunda-feira (31), o Ceará inicia a intensificação das ...Continue lendo 31 de Março de 2025 |
---|
![]() | Nos últimos vinte anos, a Enfermagem tem sido alvo de um processo acelerado de ...Continue lendo 31 de Março de 2025 |
---|
![]() | Teve início hoje, 31 de março, a edição 2025 da Festa Anual das Árvores, evento ...Continue lendo 31 de Março de 2025 |
---|
![]() | A política de incentivos fiscais da Prefeitura do Crato tem atraído novos ...Continue lendo 31 de Março de 2025 |
---|
![]() | Em visita ao Distrito Industrial do Cariri, o deputado estadual Davi de ...Continue lendo 31 de Março de 2025 |
---|