Salviano e Helaine estiveram no PSDB. (Foto: Arquivo) |
A posição do Diretório Estadual do PSDB é de que a definição sobre o nome para compor a chapa majoritária para as Eleições de 2016, só seja definida no final de maio do próximo ano. E que por enquanto, a posição do partido é de que todos aqueles filiados ou não que desejarem ingressar no PSDB visando a pleito eleitoral do próximo ano, já podem se mexer e dando visibilidade às suas pretensões .
E foi exatamente o que fez nesta segunda (31), o ex-deputado Manoel Salviano, que mesmo contra a vontade do Diretório Municipal Provisório do PSDB de Juazeiro, tem o convite do senador Tasso Jereissati e do presidente da Executiva Estadual, Luz Pontes, para retornar ao partido e muito provavelmente concorrer por indicação do partido às eleições de 2016.
Acompanhado da empresária Helaine Mendonça, o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, esteve na sede do PSDB, em Fortaleza, onde foram recebidos por Luiz Pontes e pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos. As conversações, ao que parece estão bem adiantadas, para surpresa do diretório municipal, que anseia pela renovação do partido em Juazeiro do Norte e tenta impedir a refiliação de Salviano ao partido. Helaine seria uma espécie de Plano B? - Isso depois eu conto.
E é justamente baseada nesta proposta de apresentar o novo, que o diretório municipal tenta trabalhar o nome do médico Régis Santana, presidente do diretório provisório, mas a avaliação que é Fernando ainda precisa "engrossar o pescoço", ou seja, ganhar experiência política para encarar a eleição para segunda maior cidade do Ceará. Outra opção do diretório de Juazeiro é trabalhar o nome de ... (depois eu conto), que também tem pretensões junto ao PMDB, mas por enquanto, essa alternativa não está nem na mesa de discussões do caciques do PSDB estadual.
Enquanto os dirigentes locais tentam costurar espaço e vez junto ao diretório estadual, Manoel Salviano corre atrás de seu objetivo, e por que não dizer obstinação. Salviano está obstinado a retornar à vida pública. Seu sonho pessoal é se aposentar da política como prefeito da cidade que já o elegeu duas vezes. Nos bastidores continua trabalhando sem alardes. Deixa claro para os mas próximos que tem dinheiro para bancar sua candidatura.
Ainda em Fortaleza, nesta segunda (31), esteve no PSB com o ex-deputado federal e ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. Os dois se reuniram para tratar uma aliança como PSB em torno de sua candidatura a prefeito de Juazeiro do Norte. O PSDB, o PSB e o PMDB devem se alinhar para disputar as principais prefeituras da Região do Carri.
O PSB também passa a ser uma segunda alternativa de legenda para Salviano em 2016, mas o objetivo maior é superar as dificuldades internas do diretório provisório e ser lançado oficialmente em maio do próximo ano com as benção do senador Tasso Jereissati e até quem sabe de Eunício Oliveira.
EM TEMPO:
A executiva do diretório provisório do PSDB lançou nota para alguns segmentos da imprensa de Juazeiro do Norte, onde se posiciona claramente ser contrária ao retorno de Manoel Salviano aos quadros de partdo.