Os resultados finais da Avaliação Nacional da Alfabetização
(ANA) 2014 foram divulgados nesta quinta-feira, dia 17, pelo Ministério da
Educação (MEC). A partir da ANA, é possível conhecer o desempenho em Leitura,
Escrita e Matemática das crianças que estavam matriculadas no 3º ano do ensino
fundamenta da rede pública. De acordo com a avaliação, 85% dos alunos cearenses
desenvolveram competências de leitura consideradas adequadas
.O
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
organiza os resultados em uma escala que vai de 1 a 4 em Leitura e Matemática e
até 5 em Escrita.
A
maioria absoluta das crianças cearenses avaliadas já conseguia ler palavras complexas
e localizar informações explícitas em textos curtos; reconhecer a finalidade de
texto como convite, cartaz, receita, entre outros. Enfim, já tinham
desenvolvido uma estrutura de leitura mais complexa. Os dados mostram ainda que
o Ceará registra apenas 14,99% no Nível 1 na escala de Leitura, enquanto
no Brasil é de 22,21% e no Nordeste é de 35,56%.
Em
Matemática, o Ceará apresenta um percentual de 48,65% de crianças em uma
situação adequada, levando-se em consideração os níveis 3 e 4. Nestes mesmos
níveis, o Brasil está com 42,93% e o Nordeste 25,93%. Na escala de Escrita, o
Ceará tem 60,95% das crianças nos Níveis 4 e 5, considerados adequados.