Alunos da rede público foram homenageados no Palácio da Abolição (Foto: Carlos Gibaja) |
“Para mim, foi uma surpresa estarmos junto com um chefe de Estado, pois todos que trabalham na escola, tanto alunos quanto professores, fazem um trabalho bem feito e dedicado. Por isso, ser escolhido e se destacado foi realmente gratificante, pois nós percebemos que nossos esforços estão valendo a pena e sendo reconhecidos. O fator mais importante para o destaque da nossa escola é o fator socioeconômico, pois essa característica aborda a inclusão e ascensão social dada por lá”, revelou Rute Cavalcante, de 16 anos, aluna destaque da Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, de Mauriti, na Região do Cariri.
A aluna e outros colegas e professores de cinco escolas da rede pública estadual foram recebidos pelo governador Camilo Santana, pela vice-governadora Izolda Cela e pelo ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Roberto Mangabeira Unger, no Palácio da Abolição nesta terça-feira (11), Dia do Estudante. As escolas se destacaram nos resultados do Enem 2014 e também ganharam prêmios internacionais.
Para o governador Camilo, os bons resultados se devem a uma série de ações estruturadas implantadas no Ceará que trazem reconhecimento, além de servir de modelo para outros estados da federação. “Esses resultados são frutos de um trabalho dedicado do Estado, professores, diretores das escolas, secretários municipais de educação, prefeitos, além dos pais. O Ceará tem se destacado a nível nacional, tanto quando iniciou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), como com as escolas de ensino profissional do Estado. Pode perceber que as melhores notas foram exatamente das escolas profissionalizantes de tempo integral e, desta forma, mostramos que este modelo é o que devemos persistir e ampliar. Não só no Ceará, mas em todo Brasil”, salientou.
De acordo com os resultados do ENEM 2014, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (INEP), na classificação geral, a EEEP Adriano Nobre, localizada no município de Itapajé, foi a instituição pública mais bem colocada no Estado. Os dados envolvem 1.295.954 estudantes de todo o Brasil que fizeram o Enem.
Além dela, outras duas unidades de ensino se destacaram, ficando entre as 20 melhores do país nos quesitos matrícula superior a 90 alunos, indicador de permanência maior que 80% e indicador socioeconômico baixo. São as Escolas Padre João Bosco de Lima, de Mauriti, e Deputado Cesário Barreto Lima, de Sobral, que ocuparam a 1ª e 2ª posições, respectivamente.