As Margens do Itapecuru será exibido nesta quarta-feira. |
Convidado do Festival
A Mostra Competitiva de Curtas-metragens do V Festival de Jericoacoara – Cinema Digital começou na noite desta terça-feira (16), com a exibição de seus filmes. O público marcou presença abrilhantando ainda mais o festival que segue nesta quarta-feira (17), com a exibição de mais seis curtas no auditório do Centro de Apoio à Criança e o Adolescente.
Na terça foram exibidos os curta-metragens: Gutierres (documentário de Fernando Bassani-RS), Nua por dentro do couro ( filme de Lucas Sá-MA), Agradecimento (de Diego Akel-CE), O Pau da Bandeira (documentário de Felipe Wenceslau-BA), Preto no Branco (de Alison Zago Brito-SP) e Lampejos da Resistência (de Roger Pires-CE).
Até sábado (20), serão exibidos seis filmes por dia, totalizando 30 filmes, de realizadores de 11 estados, selecionados entre mais de 260 inscritos. Participam do festival filmes de até 20 minutos, sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental.
O festival também destacará o trabalho do cineasta cearense Hermano Penna, radicado em São Paulo, onde construiu uma trajetória de destaque no cenário do audiovisual brasileiro. Seu filme “Aos ventos que virão” será exibido especialmente no festival. Após o filme, tem debate com a presença do diretor.
A quinta edição do festival, que começou segunda-feira, (15), também tem entre suas atrações um debate sobre a atual crise do futebol mundial, com a exibição do filme “Os Subterrâneos do Futebol”, de 1965, dirigido por Maurice Capovilla, e a presença dos ex-jogadores Afonsinho, colunista da revista Carta Capital e personagem da história do esporte brasileiro ao se tornar o primeiro jogador a conquistar o passe livre, e Sérgio Redes, ídolo do futebol no Rio de Janeiro e no Ceará, aplaudido comentarista esportivo, autor de crônicas elencadas no livro “Nem tudo é futebol” e poemas como os reunidos no livro “O Raio do Futebol”, lançado em parceria com o artista visual Sérgio Pinheiro e com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. A exibição do filme acontece no sábado, 20/6, às 14h30, seguida do debate.
Outras produções histórias do cinema brasileiro que serão exibidas no festival, sempre às 14h30, são “O Desafio” (1965), de Paulo César Saraceni (quarta-feira, 17/6) e “São Paulo Sociedade Anônima” (1965), de Luiz Sérgio Person (quinta, 18/6). Na sexta, 19/6, tem exibição de “Aos Ventos que Virão”, de Hermano Penna, e no sábado, 20/6, de “Os Subterrâneos do Futebol”, de Maurice Capovilla, seguida do debate com os ex-jogadores Afonsinho e Sérgio Redes.