O paulo já colocado na "cama" para secar. (Foto: Divulgação) |
Já estar cortada a arvore a qual servirá de mastro da bandeira de Santo Antônio este ano de 2015. O ritual aconteceu na sexta-feira (15) tendo a frente à comissão coordenada pelo capitão do Pau da bandeira Rildo Teles, além de dezenas de carregadores que se deslocaram ao sítio Flores há 6 quilômetros do centro da cidade.
Todo ritual começou nas primeiras horas da última sexta-feira, com a concentração dos carregadores e, em seguida, foram até a Igreja Matriz receberem a benção do Pároco, Padre Cícero Alencar e a proteção do padroeiro Santo Antônio, e em seguida, a comitiva subiu o pé de serra onde por volta de 11h00 foi cortado o angico de 22 metros de comprimentos, de 47 centímetros de circunferência, pensando aproximadamente 2 toneladas.
O pau da bandeira depois de cortado foi deixado na “cama”, local chamado pelos carregadores onde o grande mastro fica até o dia 31 de maio, dia do carregamento quando centenas de carregadores transportam nos ombros até a Igreja matriz de Santo Antônio, local onde será fincado com a bandeira do Santo Padroeiro de Barbalha.
É nesse dia 31 de maio, que a Barbalha toda corre, pra ver o pau da bandeira, milhares e milhares de pessoas de todo Brasil vem participar da abertura oficial da maior festa religiosa e folclórica do Nordeste brasileiro, com abertura da Missa às 9h00 na Igreja Matriz, e logo após, o desfile no Corredor Cultural dos mais de cem grupos folclóricos representando a cultura popular. E a partir da 12h00, já começa a grande movimentação dos carregadores e devotos do padroeiro, lá no sítio Flores, começando o carregamento do Pau da bandeira com muita fé e alegria. É esperado que o grande mastro seja hasteado por volta das 18h00.