O atual reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Pereira Farias, aceitou o convite para assumir a Secretaria de Educação Superior (Sesu), órgão subordinado ao Ministério da Educação (MEC). Com a ida de Jesualdo para Brasília, o vice-reitor da instituição, Henry de Holanda Campos, assume interinamente a chefia da UFC. O mandato de Jesualdo iria até 2016.
O anúncio deve ocorrer na próxima segunda-feira, 6, dia da posse do novo titular do MEC, o filósofo Renato Janine Ribeiro, que substituiu o ex-governador Cid Gomes no comando do ministério - o cearense deixou a pasta após bate-boca com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), durante sessão na Casa no dia 18 de março.
Sob a responsabilidade da secretaria assumida por Jesualdo, uma das principais vitrines do governo federal, mas também uma de suas dores de cabeça: o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies). No início deste ano, o programa passou por reformulação, o que provocou descontentamento de estudantes e entidades privadas.
Além dessas atribuições, a Sesu cuida da gestão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e da capacitação profissional do programa Mais Médicos.