Primeira-dama Onélia Leite Santana se reuniu com técnicos da Seduc, Ipece e STDS |
Técnicos da Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) apresentaram nesta terça-feira (31/3) para a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, projetos, programas e ações voltadas à Infância no Ceará.
Para tomar conhecimento do que está previsto e realizado pelas secretarias na área da infância, a primeira-dama se aprofundou sobre o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (Padin), que está sendo implantado através da Secretaria da Educação, e consiste na realização de visitas domiciliares para acompanhar e orientar pais e/ou cuidadores das crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, de forma a possibilitar o seu desenvolvimento integral através do estímulo de processos de aprendizagem.
Onélia também ficou a par das ações da SDTS voltadas para as crianças, entre elas a capacitação de equipes técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios para o acompanhamento das famílias. Além da intensificação do atendimento de famílias com crianças que estejam em situação de vulnerabilidade.
O Padin e as ações da STDS fazem parte do Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará – Programa para Resultados (PforR Ceará), instrumento de empréstimo do Banco Mundial que se concentra na melhoria de programas setoriais voltados para a promoção do desenvolvimento econômico e social do Estado.
Onélia vai monitorar os programas e ações para garantir os recursos para o Estado. Ela debateu ainda com a equipe como assegurar recursos para outros projetos, programas e ações voltadas para a infância.
(Assessoria da primeira-dama)