quinta-feira, 12 de março de 2015

Vereador denuncia que 17 ônibus que deveriam ser destinados à saúde dos municípios do Cariri estão parados na garagem do Samu

O vereador Tarso Magno (PR) encaminhou ofício ao governador Camilo Santana e ao secretário de saúde do Estado, Carlile Lavor, à Assembleia Legislativa e a vários órgãos do município de Juazeiro do Norte e do estado, solicitando providências para 17 ônibus que deveriam servir para o transporte de pacientes dos municípios que integram o consórcio de saúde de Juazeiro e Crato, mas estão há três meses parados, no garagem do Samu, em Juazeiro do Norte. A denúncia também foi encaminhada ao Ministério Público.
Em dezembro do ano passado,  o então Secretário Estadual de Saúde Ciro Gomes, esteve em Juazeiro do Norte, fazendo a entrega dos ônibus e a divulgação da implantação do Sistema Estadual de Transporte de Pacientes Eletivos (STPE). Na época, Ciro afirmou que o serviço  começaria a ser efetivada em 30 de dezembro de 2014, em Juazeiro do Norte, inclusive fez a entrega dos 17 ônibus especiais para o transporte sanitário de pacientes dos 19 municípios que integram as regiões de saúde do Crato e Juazeiro do Norte aos serviços de saúde.
Os ônibus são especiais para 26 passageiros são adaptados para realizar o transporte de pacientes com conforto e qualidade, inclusive com acesso para pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes.
Os 17 ônibus foram adquiridos com financiamento do Banco Mundial, ao custo unitário de R$ 226.294,11 e valor total de R$ 3.846.999,87, sendo que o Sistema de Transporte de Pacientes Eletivos deveria beneficiar a população de 731.568 habitantes dos municípios de Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Várzea Alegre, Barbalha, Caririaçu, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte e Missão Velha.
"É preciso que sejam adotadas providências cabíveis para a implantação com a máxima urgência possível, do Programa/Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede), com a utilização dos 17 ônibus em comento, apurando, inclusive as responsabilidades pelo abandono ora denunciado", diz o vereador em seu requerimento.

Últimas notícias