quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Vereador denuncia esquema de propina dentro do Demutran de Juazeiro do Norte

Bertran fez graves acusações no plenário da câmara. (Foto: Flávio Pinto)

O vereador Bertran Rocha (PT do B), da base do prefeito Raimundo Macedo (PMDB), denunciou nesta quinta-feira (12), no plenário da Câmara Municipal, um esquema de propina, que segundo ele, estaria sendo praticado para a liberação de veículos apreendidos e em poder do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), órgão da Secretaria de Segurança de Juazeiro do Norte. "Ninguém retira moto apreendida pelo Demutran sem pagar a quantia de R$ 100,00 a agentes públicos de lá", afirmou o vereador, que faz parte da base do prefeito Raimundão. Na mesma denúncia, Bertran também denunciou que peças de motos desaparecem misteriosamente.
Bertran disse que colocou nos últimos 15 duias, seis assessores para realizar campana no Demutran, depois de ser impedido de retirar a moto de um correligionário. "Todos nesta cidade sabem que alguns vereadores da base têm regalias. Alguns retiram motos e veículos apreendidos e outros não. Fui tentar retirar a moto de um leiteiro amigo, que estava com a documentação atrasada e não deixaram. Me disseram sem constrangimento algum que só retiraria se pagasse", revelou o vereador ainda em plenário.
Indignado com o fato, Bertran disse que tentou alertar alguns colegas do problema que, conforme ele, vem ocorrendo no Demutran, mas ninguém lhe ouviu. "Por isso, faço agora a denúncia no plenário da casa", explicou. O vereador disse possuir documentos que comprovam sua denúncia e pretende levar o caso ao conhecimento do Ministério Público.
O caso teve ampla repercussão na sessão ordinária desta quinta-feira. Os vereadores Tarso Magno (PR), Gledson Bezerra (PTB), Darlan Lobo (PMDB) e até o líder do prefeito, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), concordaram em enviar requerimento ao secretária da Segurança, coronel Antônio Herdez Miranda, para que ele compareça à câmara para dar explicações, antes do caso seguir para investigações do Ministério Público. "Não podemos julgar o atual secretário, Herdez Miranda. Ele assumiu a pasta há 20 dias. Por isso vamos ouvir o que ele tem a dizer", ponderou o vereador Gledson Bezerra.
Já o vereador Cláudio Luz (PT), que na gestão passada (Dr. Santana) foi secretário de Segurança de Juazeiro do Norte, lamentou o fato. Segundo ele, em sua gestão foi implantada um sistema de informatização, onde todos os veículos apreendidos pelo Demutran eram cadastrados e arquivados nos computadores. Para liberar, só através de senha do servidor responsável pelo setor. "Infelizmente, esse sistema foi abandonado e hoje é feito de forma manual, que dá margem a corrupção e desvio de conduta", afirmou Luz.


Últimas notícias