A nova mesa diretora foi empossada nesta quinta. (Fotos : Flávio Pinto ) |
Trinta e seis dias depois, a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Tarrafas, no Cariri Oeste, tomou posse, na manhã desta quinta - feira ( 5). Por decisão Judicial, o vereador Antônio Alves de Oliveira (PSDB), eleito presidente em 27 de novembro de 2014, e que, cuja posse, deveria ter ocorrida em primeiro de janeiro, foi empossado na presidência da Câmara.
A decisão da Justiça foi tomada após a ex-presidente Francisca Arrais da Silva ter recusado transferir o cargo, alegando irregularidades na eleição. No entanto, a desembargadora Vera Lúcia Correia Lima, do Tribunal de Justiça do Estado considerou a legitimidade da eleição e determinou por meio de liminar a posse da nova mesa diretora para o biênio 2015 - 2016.
Além do presidente, Antônio Alves de Oliveira foram empossados o vice-presidente, Mauro Silva Bantim (PP); o primeiro secretário, Aceu Rodrigues de Sousa (PSDB); e o segundo secretário, Antônio Edson da Silva (PSB).
A nova composição da mesa diretora é de oposição a prefeita Girleuda Matias (PT ) e promete fazer uma oposição responsável, principalmente fiscalizando as contas do município.
Apesar dos prédios da câmara e prefeitura ficarem lado a lado, a prefeita Girleuda Matias não compareceu a solenidade de posse. Girleuda não reconhece a legitimidade da posse e seu grupo político que tem a maioria no poder legislativo municipal, já recorreu ao pleno do TJ da decisão liminar concecida pela desembargadora Vera Lúcia.
Girleuda adiantou ainda que independente da decisão final da Justiça irá buscar a harmonia entre o executivo e o legislativo. "Essa decisão não é definitiva. Ainda temos a maioria da casa e meu governo irá buscar a unidade, independente da decisão do pleno TJ. O desenvolvimento de Tarrafas está acima da disputa política", afirmou a prefeita.
Girleuda Matias é prefeita de Tarrafas. |