segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Crato de Luto: Corpo de Mestre Antônio Aniceto será sepultado nesta terça-feira

Foto: Felipe Abud/Divulgação Secult.

O corpo de Mestre Antônio Aniceto está sendo velado em sua casa, no bairro de Batateira, no Crato. O velório segue até amanhã pela manhã, quando haverá um cortejo com grupos cabaçais locais que conduzirão o corpo do Mestre até o cemitério Nossa Senhora da Piedade no Crato, às 11h. O cortejo deverá passar pelo centro cultural da antiga estação ferroviária RFFSA.
Os Irmãos Aniceto
A Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto surgiu em 10 de maio de 1835, tendo como idealizador José Lourenço da Silva (pai do Mestre Antônio).
A denominação “cabaçal” decorre do fato que antigamente os tambores eram confeccionados de pele de bode estirada sobre cabaças. Outra versão diz que o nome vem um ritual dos índios Cariris, onde tocavam pifanos e queimavam Jurema-preta nas cabaças.
Ainda hoje, os integrantes mantêm a tradição de confeccionar os instrumentos com peles de bode ou carneiro esticadas sobre enormes troncos de madeira, com o miolo retirado a golpes de machado. Os pífanos são feitos de tabocas.
Os irmãos Aniceto lançaram três discos: o primeiro em 1978, patrocinado pelo Ministério da Educação e Cultura; o segundo em 1999, produzido pela Cariri Discos em parceria com a Equatorial Produções; e o último em 2004, intitulado “Forró no Cariri”, tendo como produtores as mesmas empresas do álbum anterior. Também lançaram um DVD, gravado em 2008, no Theatro José de Alencar, registrando a histórica apresentação da Banda Cabaçal em conjunto com a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.
(Com informações da Secult)

Últimas notícias