domingo, 16 de novembro de 2014

Viçosa do Ceará respira música com edição de mais um festival

Viçosa do Ceará recebe mais uma edição do Festival de Música. (Foto: Secult)

Viçosa do Ceará amanheceu mais musical neste final de semana. Neste sábado, primeiro dia do XI Festival Música da Ibiapaba, realizado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult) e pela Associação dos Produtores de Discos do Ceará (Prodisc) segue até o próximo sábado, dia 22. Duas oficinas de formação musical tiveram início pela manhã, na cidade serrana marcada pelo verde, pelo clima acolhedor e pelas históricas raízes culturais.
A primeira oficina foi destinada aos professores de música, ministrada pelo músico e integrante da Comissão de Curadoria do festival, José Brasil. A segunda oficina, de musicalização, está sendo ministrada pelo percussionista e luthier Marcos Melo, tendo como público jovens e crianças, que, além de aprender um pouco sobre teoria e prática musical, puderam construir instrumentos de percussão customizados utilizando materiais como garrafa pet, canos de PVC, entre outros.
Durante esta semana o Festival de Música na Ibiapaba terá uma série de oficinas e apresentações musicais em Viçosa do Ceará e em outros oito municípios da região de Ibiapaba, além de Sobral. Professores de música de Croatá, Tianguá, Fortaleza e Sobral já estão hospedados na histórica cidade de Viçosa para vivenciar mais uma edição do Festival Música na Ibiapaba. Preparados para participar da oficina de formação para educadores, eles se mostraram animados com a infraestrutura proporcionada pelo evento. Com a oferta da oficina, o festival reforça seu compromisso com a formação, contribuindo com multiplicadores do ensino musical.
Programação do festival
Depois das oficinas destes sábado e domingo, em Viçosa do Ceará, a partir de segunda-feira, 17/11, o Festival Música na Ibiapaba se espalhará entre os municípios da região. Com uma programação diversa e gratuita de shows, oficinas e cursos de teoria e de prática musical, o festival mantém sua característica de um evento de formação musical, oferecendo aos participantes a oportunidade de convivência com instrumentistas, intérpretes, pesquisadores e professores, cearenses e de outros estados. Haverá ainda shows de artistas como os cantores Marcos Lessa e Lídia Maria, além de grupos do Ceará, do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Já os dias 21 e 22 serão destinados às apresentações finais dos alunos. No sábado, 22/11, será mostrado, em Viçosa do Ceará, o resultado do intercâmbio de experiências musicais e do trabalho realizado durante as aulas. Estudantes, professores e grupos musicais de renome nacional e regional estarão dividindo os palcos do Theatro D. Pedro II, da Igreja da Matriz e da Igreja do Céu.

Últimas notícias