terça-feira, 4 de novembro de 2014

UFCA: Projeto sobre fibra da bananeira é finalista do prêmio Santander Universidade Solidária

Foto: UFCA

O fio da bananeira é a esperança de 64 mulheres de Juazeiro do Norte envolvidas com o Programa de Extensão da UFCA, denominado “Fibra”, finalista do Prêmio Santander Universidade Solidária de 2014. O projeto foi desenvolvido pelo grupo Enactus da UFCA e concorreu com 800 trabalhos de universidades de todo o País.
A iniciativa poderá estar entre os oito vencedores, que serão anunciados na próxima quarta-feira, 5, em São Paulo. A premiação busca promover a troca entre a pesquisa, o ensino e o saber popular, contribuindo para a inclusão social e econômica das comunidades.
O projeto "Fibra" pretende qualificar profissionalmente mulheres que estejam em contexto de vulnerabilidade social para produzir e comercializar peças artesanais a partir do fio da bananeira. Serão realizadas oficinas para ensino de criação e produção de roupas com materiais ecologicamente corretos, como biojoias de coco babaçu e acessórios em palha.
Para que este ciclo de produção e inclusão social tenha êxito, estão engajados nele cerca de 20 estudantes dos cursos de Administração, Administração Pública, Agronomia, Jornalismo e Design de Produtos, coordenados pela professora Halana Brandão. Caso esteja entre os oito projetos selecionados, “Fibra” receberá R$ 100 mil (cem mil reais), distribuídos nos dois anos de execução da iniciativa.
A Universidade Federal do Cariri-UFCA já foi vencedora desta premiação em 2010, com o projeto “Mulheres da Palha: empreendedorismo social de artesãs da palha de carnaúba em Juazeiro do Norte", elaborado pelas professoras Rosane Nunes, do curso de Jornalismo, e professora Jeanine Geammal, do curso de Design de Produtos.
(Site da UFCA)

Últimas notícias