Foto: Divulgação. |
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), construída pelos governos estadual e federal no bairro Limoeiro e gerida pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, já atendeu 67.793 em apenas seis meses de funcionamento. Os números foram apresentados pelo diretor administrativo da chamada UPA Limoeiro, Clecson Figueiredo, garantindo sobre o crescimento a cada dia que passa no nível de satisfação dos pacientes atendidos. Segundo apontou, numa média diária de 450 a 600 pessoas.
Ele reconheceu ser alta a demanda, mas assegurou que os cerca de 150 funcionários entre médicos, odontólogos, técnicos em enfermagem, enfermeiros, recepcionistas e maqueiros tem se empenhado no sentido de não perder de vista a qualidade no atendimento. O corpo técnico, que classificou de bem delineado, é composto ainda por pessoal administrativo, seguranças e responsáveis pela higienização. De acordo com Clecson, todos acompanham um ritmo dentro da perspectiva de humanização no atendimento.
Segundo o diretor, as dificuldades enfrentadas foram motivadas pela demora no processo de qualificação da UPA Limoeiro pelo Governo Federal determinando o atraso no envio de recursos o que só passou a acontecer a partir deste mês.
Ele disse que a meta é melhorar a cada dia com base num atendimento moderno dentro do Humaniza SUS do Ministério da Saúde que vai desde o acolhimento até a liberação do paciente.
O diretor reconheceu alguns entraves no início por conta do sistema de classificação de risco o que causou um impacto por ser algo novo. Hoje, conforme Clecson, as pessoas já entendem a necessidade de respeitar a dor e a situação mais grave de outros pacientes e aguardam sua vez num ambiente climatizado e com aparelhos de TVs. Ele observou que UPA não é um posto de saúde, mas uma unidade de característica pré-hospitalar no qual o paciente é inserido no sistema regulado para outros hospitais quando necessário.
(Informações da Assessoria de Imprensa)