terça-feira, 11 de novembro de 2014

Eleição na Câmara: 14 vereadores ameaçam entrar na Justiça contra decisão da mesa diretora

Presidente da Câmara,  Capitão Vieira Neto quer eleições só em dezembro.  (Foto : Flávio Pinto )

Quatorze dos 21 vereadores da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte ameaçam ir na Justiça contra decisão do presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, vereador Capitão Vieira Neto (PTN). Veira Neto sofreu mais uma dura derrota na sessão ordinária desta terça-feira (11), após 14 vereadores assinarem o pedido de realização da eleição da mesa diretora para o biênio 2015-2016. Pela vontade dos parlamentares, a eleição está marcada para o próximo dia 18 de novembro. Só que alegando a prerrogativa de poder marcar a data quando bem entender até o final de seu mandato, que se expira em 31 de dezembro, Vieira Neto agendou a eleição para o dia 18 de dezembro, ou seja, um mês depois.
A decisão gerou polêmica e bate-boca entre vereadores o presidente Capitão Vieira. Isto porquê, no início da sessão, o vereador Tarso Magno (PR) indagou a Vieira sobre a data da eleição, já que requerimento nesse sentido havia dado entrada na casa pelo vereador Darlan Lobo (PMDB) há quase um mês. Como resposta, na ocasião, ouviu de Vieira Neto, que não tinha nada definido,
Foi quando então, Tarso Magno e Gledson Bezerra (PTB) saíram à cata da legitimidade para agendar a eleição e recolheram 14 assinaturas. "O artigo 39 do Regimento Interno da Câmara diz que caso o presidente não convoque a eleição, após protocolada o requerimento, essa poderá ser legitimada pelo plenário da casa. Foi o que fizemos e pela vontade dos 14 vereadores está marcada para o próximo dia 18", explicou Gledson Bezerra.
Como ao final da sessão, Capitão Veira Neto voltou atrás e agendou a eleição para o dia 18 de dezembro, os vereadores decidiram manter a data de 18 de novembro, contrariando dessa forma, à vontade do presidente da casa. "Vossa Excelência está indo na contramão, indo contra a decisão de 14 colegas. Sua vontade própria não pode prevalecer e mais uma vez vamos entrar na Justiça contra mais uma medida autoritária sua", afirmou Tarso Magno, arrancado aplausos nas galerias da Câmara.
De acordo com Tarso Magno até a sexta-feira, será dada entrada na Justiça pedindo que a eleição seja mantida para o dia 18 de novembro.
Os 14 vereadores que assinaram o documento agendado o dia 18 de novembro para a eleição foram os seguintes:
Tarso Magno, Gledson Bezerra, Normando Sóracles, Cláudio Luz, João Borges, Darlan Lobo, Claudionor Mota, Danty Benedito, Bertran Rocha, Cledmilson, Ronnas Motos, Antônio de Lunga,  Nivaldo Cabral e Firmino.

Últimas notícias