Mulheres participaram da sessão desta terça - feira na Câmara Municipal. (Foto : Flávio Pinto ) |
O Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, comemorado neste 25 de novembro, não foi esquecido no Crato. Uma comissão formada por representantes dos Direitos das Mulheres, esteve nesta manhã desta terça-feira, participando de uma sessão na Câmara Municipal do Crato, onde o assunto foi debatido com os vereadores.
A ex-vereadora e ativista Mara Guedes lembrou que a violência deve ser combatida todos os dias no Cariri, onde a cada ano dezenas de mulheres são vítimas da violência praticada por homens, seja namorado, companheiro ou marido. De acordo com Mara Guedes, a maioria dos casos são registrados dentro de casa e muitas mulheres ainda são submetidas ao constrangimento e humilhação por seus companheiros.
Também presente à sessão, a delegada Kamila Moura Brito titular da Delegacia da Mulher no Crato. Kamila afirma ainda que a nivel de segurança, muitas medidas são adotadas, principalmente o afastamento do lar por parte do agressor e que todas as denúncias chegadas até a Polícia, são tomadas providências no sentido de garantir a proteção às mulheres.
Também foi lembrado como ponto negativo para as mulheres, o fato da demora das medidas protetivas que chegam até 60 dias de espera por diversos fatores, tais como, lentidão da Justiça e a conclusão de inquéritos policiais.