O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, João Otávio de Noronha autorizou a presença de tropas federais nos municípios de Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Pacatuba e Fortaleza, no 2º turno das eleições. Por enquanto, Juazeiro do Norte e Sobral estão de fora, mas o Ministério Público Eleitoral espera ampliação do pedido para as duas cidades.
A decisão foi comunicada ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará por meio da Mensagem TSE nº 166/2014. Nela, o ministro destaca que “o governador do Estado do Ceará concorda com o emprego das forças armadas nos municípios indicados pelo TRE-CE. Ademais, as justificativas apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral indicam a necessidade de atuação de força federal naquelas localidades”.
Nesta segunda-feira (20), a presidente do TRE-CE, desembargadora Iracema do Vale, enviará ofício ao Comando da 10ª Região Militar e ao Governo do Estado para tratar dos detalhes da integração do contingente da Força Federal, a ser disponibilizado nos municípios cearenses destacados, com o efetivo de segurança do Estado para atuação no 2º turno das eleições.
(Com informações do TRE)