quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Doze mil pessoas já passam sede em Santana do Cariri

Os pequenos açudes já estão secos em Santana do Cariri

A seca que começa a castigar o município de Santana do Cariri, está trazendo consequências para a maioria dos trabalhadores rurais que residem na zona rural do município, os pequenos açudes, cacimbas, e barreiros estão secando a pouca água que ainda tem não dará para atender a demanda humana e animal, já tem pessoas que estão passando sede, em função das nascentes que há na chapada nacional do Araripe, não serem mais suficientes para este abastecimento.
Conforme o secretário de agricultura do município, Joaquim Major, o município já está  pedindo socorro porque os oito carros pipas que há no município, e que são mantidos pelo governo municipal e a defesa civil, não estão sendo suficientes, pois não suprem nem mesmo 50 por cento da necessidade de água em toda a extensão territorial do município.
"Os trabalhadores rurais estão pedindo socorro, tendo em vista que há proprietários rurais, que só tem água até a próxima semana", denuncia o secretário enfatizando que, os animais já não tem mais a onde beber e se não, tiver uma medida dos governos estadual e federal, haverá aqui em nosso município, um cemitério de animais mortos.
A pouca água, que ainda resta nas nascentes que ficam no chapada do Araripe, só está dando mesmo para abastecer as famílias que residem na sede do município, algo em torno de cinco mil pessoas, enquanto 12 mil pessoas que moram na zona rural, já passam sede. O  município está em colapso no sistema de abastecimento d água, precisa da liberação de recursos para a contratação de carros pipas ou caso contrário o homem do campo, vai passar sede. " Só o governo municipal não tem como bancar estes carros pipas, precisamos de uns 15 carros para suprir a demanda necessária, a água que resta nos barreiros e cacimbas já está poluída, e imprópria ao consumo", finaliza Joaquim Major.
(Colaborou  Amaury Alencar)

Últimas notícias