quinta-feira, 7 de agosto de 2014

UFCA e Sesc promovem oficina de análise dos corpos em espaços públicos

A Pró-Reitoria de Cultura – PROCULT da Universidade Federal do Cariri – UFCA convida a comunidade acadêmica para palestra “(con)Versatório e Oficina-Laboratório de análise dos corpos nos Espaços Públicos” com Santiago Cao no Serviço Social do Comércio – SESC, em Crato. A programação, aberta ao público, será no dia 16 de agosto, das 19h às 21h, no Teatro do SESC-Crato.
Santiago Cao nasceu em Buenos Aires, Argentina. Suas pesquisas baseiam-se em torno dos Corpos nos Espaços Públicos, dos micropoderes que neles se ativam e alguns possíveis modos de gerar (trans)Versões da realidade através da performance, das intervenções urbanas e de estudos filosóficos. É mestrando em “Processos Urbanos Contemporâneos” na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA (Universidade Federal da Bahia). Possui graduação em Artes Visuais pelo IUNA (Instituto Universitário Nacional da Arte), de Buenos Aires, Argentina, onde também atuou do ano de 2008 ao ano de 2013 como professor da disciplina de Linguagem Visual. Cursou também bacharelado em Psicologia e possui experiência em poesia, teatro de rua e clown.
No período de 18 a 30 de agosto, o palestrante ministrará oficina-laboratório de análise dos Corpos nos Espaços Públicos, dos micropoderes e possíveis maneiras de gerar (trans)Versões através da performance e das intervenções urbanas. Serão 12 encontros que acontecerão das 14h às 17h, no Sesc-Crato. A presença aos encontros será apenas mediante inscrições limitadas, que começaram, ontem, quatro de agosto, e terminam no dia 14.
Durante o curso, serão trabalhados conceitos tanto de maneira teórica como vivencial, articulando exercícios dentro do espaço fechado como também fora, cruzando a arte da performance com questionamentos filosóficos aplicados à prática vivencial da cidade de Salvador. Haverá a oportunidade de refletir a partir das vivências, produzidas pelos exercícios aplicados, como também baseando-se em registros fotográficos e filmográficos de trabalhos de distintos artistas de performance e intervenções urbanas.
Ao final da oficina-laboratório, será feito um piquenique num espaço público a escolher, fortalecendo, assim, os vínculos, potencializando futuros encontros entre os participantes e facilitando o terreno para novas ações e cooperações mútuas.
A iniciativa conta com o apoio da PROCULT da UFCA, do SESC e da Escola Livre de Arte Subversiva – ELAS.
Para maiores informações, ligue para (088) 3586-9163 ou 3523-4444.
(Marcelo Bezerra - UFCA)

Últimas notícias