O Sertão dos Inhamuns, Sul do Ceará, recebe a oitava edição do Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Artes de rua. O festival acontece de 19 a 23 de agosto nos municípios de Parambu, Quiterianópolis, Aiuaba, Tauá e Arneiroz.
Na primeira etapa desta oitava edição o evento acontece em circuito garantindo apresentações em cinco municípios. A caravana tem como ponto de partida a cidade de Arneiroz, sede da Arte Jucá que realiza o festival e diariamente viajam as demais cidades da região com toda estrutura necessária para realização dos espetáculos.
Cada cidade receberá cerca de 10 atrações a cada noite dentre intervenções, espetáculos teatrais, circenses, de bonecos e grande cortejo com participação de todos os artistas.
Dessa vez, um caminhão e um ônibus serão totalmente preparados para se instalarem nas cidades, fazer as apresentações e seguir para outro destino. O caráter mambembe cada vez mais presente num dos maiores festivais de circo e artes de rua do Brasil
As apresentações internacionais ficam com os grupos Latin Duo - (Peru), que pelo segundo ano se apresenta no Ceará, Tallarín con Banana (Chile) e Tony Fratello (Argentina).
Em 2014 foram inscritos 210 grupos de todas as regiões do País, da América Latina e Europa sendo selecionados 19 grupos sendo 12 do Ceará, 03 sul americanos, 01 da Paraíba e 03 do Rio Grande do Norte.
Ainda este ano o festival terá uma segunda etapa onde os grupos se apresentarão nos pólos (Arneiroz e Tauá) e em distritos e bairros destes municípios. A data ainda não foi definida. “Queremos abranger mais localidades e integrar mais os grupos com o público e os artistas locais. O festival é um desafio a cada edição quando pensamos no seu aspecto socioeducativo e cultural”, explicou Robson Cavalcante diretor geral do festival.
O Festival dos Inhamuns é uma realização da Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz – ARTEJUCÁ e conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes - Funarte, apoio institucional das prefeituras Parambu, Quiterianópolis, Aiuaba e Tauá e produção da Iluminura Produtora Cultural.