O HCR tem média de 50 internações por mês por AVC |
A partir deste mês de junho, o Hospital Regional do Cariri (HRC) passa a contar com uma equipe de neurocirurgiões, com foco em vítimas de traumas e Acidentes Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico. A equipe será coordenada pelo médico neurocirurgião João Ananias.
A primeira neurocirurgia foi realizada no último dia 30 de maio. Na ocasião, a paciente Dircea Alves Magalhães, 65, foi vítima de uma AVC hemorrágico e foi operada com sucesso pelo neurocirurgião Iuri Araújo Honcy.
Desde março de 2013, o hospital conta com uma unidade de AVC. Em pouco mais de um ano, 703 pacientes foram atendidos, uma média de 50 internações por mês, sendo 85% dos casos isquêmico (entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro) e 15% hemorrágico (rompimento do vaso, provocando sangramento no cérebro). Anteriormente, os paciente com AVC hemorrágico eram encaminhados para o Hospital Santo Antônio, em Barbalha.
O HRC, unidade referência de trauma, presta atendimento a mais de 1,5 milhão de habitantes dos 44 municípios da macrorregião do Cariri: Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Iguatu e Icó.
(Assessoria de Imprensa do HRC)