quinta-feira, 19 de junho de 2014

Adutora emergencial vai amenizar risco de colapso de água em Cariri

Prefeito de Cariri, João Marcos garante mais uma adutora para o município. (Foto: Flávio Pinto)
"A cidade de Caririaçu só não sofreu uma calamidade pela falta d´água, devido a compreensão e ajuda da população no uso otimizado do líquído". A afirmação é do diretor regional da Cogerh, Yarley Brito, durante a reunião semestral que o diretor da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) participou na quarta-feira (11), com representantes da Prefeitura de Caririaçu e do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto).
A reunião realizada na Secretaria de Saúde contou com a participação do vice-prefeito, Bosco Machado, do diretor do Samae, José Alves, agentes da vigilância sanitária e de saúde e o vereador Cláudio da Granja. Esta reunião acontece logo depois da quadra invernosa e tem como objetivo expor para a população a real situação do reservatório que abastece a cidade.
Os técnicos da Cogerh falaram sobre o Açude São Domingos, hoje o único reservatório que abastece a sede do município de Caririaçu, se encontra com 15,68% de sua capacidade, cuja totalidade é de 2.250.000m3 (dois milhões, duzentos e cinquenta mil metros cúbicos). Com um bombeamento de 13 horas por dia e uma vazão de 10 litros por segundo, a simulação da Cogerh prevê que o açude abastecerá satisfatoriamente a população somente até o mês de outubro quando o nível atinge o nível 6%, o chamado nível morto. Só em situações calamitosas a desse nível deve ser usada para o consumo humano.
No começo do ano o nível do reservatório estava em 7,30% e durante a carga invernosa fez uma recarga de apenas 8,38%. A recarga foi baixa porque as chuvas que caíram sobre a cidade não se concentraram na bacia do reservatório e esperava-se mais de 850mm de chuva, que é a média anual da cidade, porém choveu apenas 575mm.
ADUTORA
A solução para o problema da escassez de água na cidade de Caririaçu é trazer as águas do Açude Manoel Balbino para o abastecimento. Atualmente este reservatório está com 14,47%, o que corresponde três vezes o Açude São Domingos sangrando.
Para isso o prefeito João Marcos conseguiu uma adutora permanente que foi licitada no no dia 16 e a ordem de serviço será assinada nesta sexta-feira, dia 20 de junho. A expectativa é que a obra deverá ser finalizada e entregue a população somente em dezembro de 2015.
Por isso João Marcos também pediu ajuda ao governo do estado para evitar um colapso na cidade. O governo estadual irá construir uma adutora emergencial que abastecerá a cidade enquanto a permanente não fica pronta.
Segundo o vice-prefeito Bosco Machado, a adutora emergencial ficará pronta em outubro quando o Açude São Domingos não mais atenderá a demanda da cidade.

Últimas notícias