Primeiro partido a definir nomes para a eleição deste ano no Ceará, o Psol elegeu nesse sábado (17) o sindicalista Ailton Lopes como candidato da sigla ao governo do Estado. Apesar de sair na frente, a legenda terá ainda que enfrentar um racha interno para se unir em torno da indicação, defendida como alternativa à polarização entre Cid Gomes (Pros) e Eunício Oliveira (PMDB) no Estado.
A escolha foi definida em votação de delegados do partido em Fortaleza. No total, 129 filiados votaram entre Ailton Lopes – integrante de tendência mais próxima do vereador João Alfredo e do advogado Renato Roseno – e Adelita Monteiro – do grupo da vereadora Toinha Rocha. O placar final foi de 75 votos contra 54, com vitória do sindicalista.
Apesar do resultado ter sido comemorado por ambos os lados, Toinha Rocha nega que clima no partido é de unidade. “Não foi uma escolha tranquila. Houve uma campanha de isolamento, perseguição e ataques de baixo nível contra a Adelita, incluindo ações de machismo”, acusa a vereadora, que teve apoio de 42% dos delegados da legenda.
João Alfredo disse que não discutirá questões internas do partido pela imprensa. Mais cedo, durante discurso em defesa da candidatura de Ailton, o vereador defendeu unidade do Psol na eleição deste ano. “Temos que lembrar que os inimigos estão lá fora”, frisou.
(O POVO)