O Encontro termina hoje na Urca campus Pimenta. (Foto: Divulgação) |
O I Encontro de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais, promovido Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais – GEDHUF, do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), foi aberto na noite (15) e se encerra nesta sexta-feira (16), no auditório da Sede do Geopark Araripe, em Crato.
A Reitora, Otonite Cortez, ressaltou a importância do evento e a grande participação do público, formado por alunos dos cursos de Direito da URCA em Crato e da Unidade Descentralizada de Iguatu. A abertura contou com a presença de Pró-Reitores da URCA e Professores do Curso de Direito.
Criado em 2008, o GEDHUF comemora a participação direta de 190 inscritos para 20 horas de atividades que envolvem 2 Conferências, 2 Painéis com 7 palestras, ao todo, e 23 apresentações de Trabalhos resultantes de pesquisas em Direitos Humanos, nas áreas temáticas de “Violação e Proteção de Direitos Humanos”, “Democracia, Políticas Públicas e Direitos Humanos”, “Educação, Cultura, Minorias e Direitos Humanos”, “Ditadura, Justiça de Transição, Verdade e Memória”.
O evento foi aberto pelo Professor Mestre, João Adolfo Ribeiro Bandeira, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Ela abordou a temática “Estágio atual das pesquisas em Direitos Humanos no Brasil”. A Reitora destacou a defesa inalienável da URCA ao longo dos anos de sua fundação, dos direitos humanos, e disse que a universidade cumpre o seu papel de primar pelo seu processo educacional, no respeito à diversidade e contra o racismo e qualquer espécie de preconceito.
Durante o evento se realiza o primeiro concurso “Varal Fotográfico”, cuja votação pública antes e durante o evento resultará em uma Exposição “Meu Olhar Humano”. A URCA em sintonia com as principais temáticas do mundo contemporâneo.
No encerramento, às 19 horas desta sexta-feira, acontece a entrega da premiação aos vencedores do concurso de fotografia “Olhar Humano’, com votação do público. As imagens estão expostas no hall de entrada da sede administrativa do Geopark Araripe, no campus do Pimenta, em Crato.