quinta-feira, 22 de maio de 2014
Chuvas no Ceará continuam abaixo da média, diz Funceme
A Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme) afirma que o inverno deste ano no Ceará continua irregular com precipitações, na maioria das localidades, inferiores as necessidades principalmente no que se refere a recarga dos reservatórios. A Funceme promete liberar a quinta previsão até a sexta-feira (23).
Com relação ao que já choveu no Ceará, a Funceme informa que em janeiro foi 59 % e fevereiro 30 % abaixo da média, respectivamente.Março e abril foram do mesmo jeito. Há uma ligeira melhora em maio.
No total de chuva deste ano, a Funceme informa que ficou em mais de 30% abaixo da média. Martins considera que para efeito de pastagem e até mesmo de agricultura de um modo geral algumas regiões não vão ter problema, uma delas a do Cariri. “Em termos de recarga dos reservatórios, o inverno teve apenas 28 % do aporte esperado”, afirmou o presidente da Funceme, Eduardo Martins que foi a Brasília participar de reunião no Ministério da Integração Nacional e Agência Nacional de Águas.
Conforme Martins, ainda faltam dados para prevê o que vai acontecer no inverno deste ano no Estado. “O principal sistema que atua nesse período, de fevereiro até primeira quinzena de maio, é a zona de convergência inter tropical que a partir de agora vai deixar o Ceará para funcionar mais para o Norte do Brasil. As chuvas provocadas por este sistema vão desaparecer, mas outro vem para ficar no lugar dele”, explicou.
O novo sistema, como explicou, é o que vem da África, chamado Ondas de Leste. “Quando tem muita intensidade consegue vencer a topografia para provocar chuvas principalmente no Centro-Norte do Estado e região da Ibiapaba”, resumiu Martins.