sexta-feira, 11 de abril de 2014

Sobram vagas no mercado de trabalho de Juazeiro do Norte, diz reportagem do DN

O mercado de trabalho na área da construção civil em Juazeiro continua aquecido. (Foto: DN)
"Juazeiro do Norte. Está sobrando trabalho neste município. A oferta de vagas no mercado nunca esteve tão alta. Polo de desenvolvimento do Cariri, este município oferta excelentes oportunidades para quem deseja conquistar sua primeira oportunidade de emprego ou, ainda, retornar ao mercado de trabalho. Impulsionado pela expansão econômica que Juazeiro do Norte vem atravessando nos últimos cinco anos, o mercado de trabalho formal, com carteira assinada, é analisado por especialista como crescente e vagas podem ser encontradas em todos os setores produtivos da economia.
O setor da construção civil é o que mais oferta oportunidades de emprego em Juazeiro do Norte. No entanto, também há vagas em boa quantidade nos setores do comércio, indústria de transformação, serviços e hotelaria, principalmente em estabelecimentos como bares e restaurantes. O aumento no número de vagas de emprego tem sido provocado, ainda, pela existência de dois polos industriais cujo crescimento também tem colaborado para o aquecimento econômico do município, o polo calçadista e de vestuário.
Atualmente, somente no setor da indústria, existem cerca de 350 empresas em atividade no município. O setor oferece oportunidade nas funções de operador de máquinas, auxiliar de linha de produção, técnico em manutenção de máquinas industriais, costureiro e demais setoriais dentro da linha da produção, abrangendo as áreas de gerência de produção, supervisão de produção, coordenação de área, departamentos relacionados a linha de produção e designer.
Já o setor da construção civil, em crescimento constante devido ao grande número de obras verticais em andamento, é o que mais oportunidades oferece para quem busca um emprego. Ao mesmo tempo, há déficit em relação à mão de obra especializada para atender ao setor.
Há inúmeras oportunidades para as funções de pedreiro, servente e mestre de obras, técnico em edificações, carpinteiro e bombeiro hidráulico. "Juazeiro do Norte é hoje um canteiro de obras a céu aberto. No entanto, o que se percebe é uma necessidade muito grande de profissionais disponíveis às vagas ofertadas pelo setor. Não há falta de emprego o que há é carência de profissionais na área", avalia a gerente da unidade do SINE/IDT em Juazeiro do Norte, Conceição Araújo, ressaltando que o município é o que mais tem apresentado índices de evolução do setor nos últimos anos e, em nível nacional, é a quinta cidade interiorana do Brasil em termos de crescimento.
Conceição Araújo informou que, para algumas vagas, existe a necessidade de experiência mínima, em especial nas funções técnicas que requerem, pelo menos, o conhecimento básico naquilo que o candidato se disponibiliza a fazer. Para outras funções, no entanto, a certificação do candidato nem sempre é o mais procurado pelos empregadores. "Há um bom número de profissões onde é preciso, apenas, que o candidato possua o interesse e a disponibilidade de praticar o diferencial. Nós sabemos que a escolaridade, a certificação, sozinha, ela não caminha, é preciso que se tenha a prática aliada à teoria, ou se já formado, ao conhecimento. No próprio setor da construção civil, onde nem sempre há necessidade de certificação, os profissionais precisam ter conhecimento para que esse profissional possa desenvolver sua atividade", explicou a gerente.
Segundo ela, que também responde pelo atendimento prestado pelo Sine/IDT aos municípios de Caririaçu e Granjeiro, o mercado de trabalho também tem sido beneficiado pela realização das romarias em Juazeiro do Norte. "Nós estamos numa região onde o turismo religiosos é permanente. As romarias acontecem durante quase todo o ano e acabam gerando uma movimentação bastante significativa no setor de hotelaria. Muitas empresas desse setor estão instaladas no município e essa quantidade significativa de estabelecimentos comerciais tem oportunizado a criação de muitas vagas de emprego", ressalta.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), regional Cariri, José Bezerra Feitosa Júnior, ressalta que, nos próximos meses, o número de vagas no setor poderá aumentar ainda mais. Segundo afirma, a previsão é de que, com o surgimento de novas empresas atuando em Juazeiro do Norte, novas vagas sejam disponibilizadas. "O turismo tem crescido paulatinamente na região do Cariri, sobretudo no município de Juazeiro do Norte. Enquanto outros setores contabilizaram perdas, devido à crise financeira que também se abateu no País, nosso afiliados não apresentaram queixas. Pelo contrário, o índice de satisfação é muito grande e isso, evidentemente, acaba também refletindo na geração de novas oportunidades de emprego. A previsão, inclusive, é de que, para os próximos meses, haja crescimento em relação à oferta de oportunidades de trabalho", concluiu".
(Roberto Crispim/Diário do Nordeste)

Últimas notícias