Vereadores devem ter uma semana conturba na Câmara. (Foto: Flávio Pinto) |
A Política de Juazeiro promete ter mais uma semana conturbada. Os vereadores Alberto Costa (PT) e Normando Sóracles (PSL) estão na mira do presidente da Câmara Municipal, vereador Capitão Vieira Neto (PTN) e praticamente jogaram a toalha se considerando fora da Câmara, embora prometam reagir e recorrer à Justiça, caso ocorram seus afastamentos.
Nesta segunda-feira (7), Capitão Vieira deve receber o parecer dos relatórios que ele encaminhou para a Assessoria Jurídica da casa e da Procuradoria Geral do Município, no qual, estão sendo avaliados a regularização do mandato dos dois vereadores.
Veira alega que a posse de Normando e Alberto Costa como vereadores efetivos na Câmara no lugar de Antônio de Lungas (PSL) e Ronnas Motos (PMDB), afastados desde setembro de 2013 por determinação judicial, foi um ato ilegal praticado pelo ex-presidente Darlan Lobo (PMDB).
No entendimento de Vieira, Darlan tinha interesse em empossar os dois parlamentares para reforçar a oposição na época. Ainda segundo o presidente da mesa diretora, o ex-presidente não teria respeitado o Regimento Interno da Câmara, que só autoriza a posse de suplentes em caso de impedimento irreversível como nos casos de morte, renúncia ou afastamento por determinação judicial desde que a sentença tenha sido transitada e julgada.
No caso de Alberto e Normando isso não ocorreu, pois os processos a que Antônio de Lunga e Ronnas Motos respondem ainda não foram julgados pela Justiça. Além disso, Vieira se apega ao fato de que no documento expedido pela Justiça não consta que a Câmara deve convocar os suplentes.
Já os dois vereadores prometem recorrer de uma provável "cassação" e atribuem a atitude de Vieira como repressora, autoritária e de cunha político, já ambos fazem oposição à presidência da casa e ao bloco governista.
Normando e Alberto prometem ainda sacudir o Poder Legislativo com a revelação de denúncias sobre a eleição de Vieira, em fevereiro passado. Nenhum dos dois quis comentar detalhes do que estaria por vir.
O parecer da Assessoria Jurídica deve chegar às mãos do Capitão Vieira ainda nesta segunda (7), trazendo também informações acerca da posse ou não da suplente Auricelia Bezerra (PSL), pois de acordo com Vieira está enquadrada na mesma situação dos dois suplentes. Auricelia assumiria a vaga deixada com o afastamento de José de Amélia Júnior (PSL).
É esperar pra ver se ele vai convocar à casa os vereadores Alberto e Normando no mesmo dia ou se vai deixar pra ler o documento durante a sessão ordinária desta terça-feira (8).