Eunício é pré-candidato ao Governo do Estado pelo PMDB |
Primeira pesquisa Ibope sobre a eleição do Ceará neste ano dá vitória folgada a Eunício Oliveira (PMDB) para o Governo em todos os cenários averiguados. O levantamento, encomendado pelo PMDB, foi divulgado pelo partido na manhã desta quarta-feira, 2. Assim como na pesquisa Vox Populi/CNT divulgada mês passado, Eunício venceria no 1º turno em todas as previsões feitas. Entre outros candidatos, apenas Luizianne Lins (PT) consegue passar dos 10% contra o peemedebista.
Em cenário com a ex-prefeita, Eunício ficaria 39% e a petista com 11%, com Ailton Lopes (Psol) e Nicolle Barbosa (PSB) aparecendo logo após, com 3% cada. Nesta previsão, brancos e nulos - votos que não são computados - chegam a 22%. Outros 21% não souberam ou não responderam a pergunta do Ibope.
Outros cenários, sobretudo com candidatos do grupo político de Cid Gomes (Pros), dão vitória mais folgada ao peemedebista. O presidente da Assembleia Zezinho Albuquerque (Pros), por exemplo, pontua apenas 4% contra Eunício. Quem aparece melhor entre Cidistas é Mauro Filho (Pros), que termina com 9% dos votos contra o peemedebista. O vice-governador Domingos Filho (Pros) fica com 5%.
Novatos
A pesquisa Ibope desta quarta é a primeira em que aparecem os pré-candidatos Nicolle Barbosa, Ailton Lopes e Camilo Santana (PT) ao Governo. Entre os três, quem vai melhor é Santana, que atinge 5% contra 40% de Eunício. No levantamento divulgado mês passado, Nicolle aparecia candidata ao Senado.
Eunício lidera espontânea
Na pesquisa espontânea, onde não são elencados possíveis candidatos ao pesquisado, nova vitória de Eunício: o senador é o único que sai da marca dos 0%, atingindo 3% das menções. 80% dos entrevistados não souberam opinar.
A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 25 de março deste ano, ouvindo 812 cearenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) como CE-00002/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-00059/2014.
(O Povo)