quinta-feira, 10 de abril de 2014

O dilema do Capitão Vieira, parte II

Capitão Vieira espera pelo parecer da Assessoria Jurídica para se pronunciar sobre suplentes. (Foto: Flávio Pinto)
O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte tem duas decisões importantes a ser tomadas até a próxima terça-feira (15) ou quem sabe ainda hoje (10). A primeira delas, aparentemente mais simples, trata-se do retorno do vereador Darlan Lobo (PMDB), à base de apoio ao governo Raimundão. No primeiro ano de governo, Darlan fez oposição ferrenha à administração municipal, mais estaria disposto a se aliar ao bloco governista.
Na última terça-feira (8), o prefeito esteve reunido com 12 dos 14 vereadores que o apoiam em um hotel da cidade, onde além de reforçar o pedido de apoio, pregou a união do grupo e deixou nas mãos dos vereadores a decisão de acolher ou não Darlan Lobo.
Houve votação e terminou tudo empatado. Quatro votaram a favor de Darlan integrar o bloco, quatro foram contrários e outros quatro disseram ao prefeito que nada têm a favor ou contra Darlan entrar no bloco. Foi quando, então, o prefeito passou a decisão para o presidente Capitão Vieira.  "Decidam entre vocês. O que for decidido será aceito", disse Raimundão.
A segunda decisão a ser tomada estar relacionada aos suplentes Alberto Costa e Normando Sóracles, bem como a convocação da  suplente Auricelia Bezerra. Com a decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal do Justiça (TJCE), em concordar com a continuidade do afastamento do vereador Antônio de Lunga (PSC), o presidente da mesa diretora tem sido pressionado a se posicionar sobre a consulta feita à Assessoria Jurídica da Câmara sobre a legalidade da convocação de Normando e Alberto.
Capitão Vieira dava como certo o retorno de Antônio de Lunga, o que iria facilitar sua imagem, pois a volta de Lunga se daria por decisão judicial. Mas como as coisas não saíram como ele esperava, agora Vieira anuncia que, caso o parecer seja contrário a permanência dos dois vereadores, vai levar a decisão à votação do colegiado o destino de Alberto e Normando. Isso deve acontecer logo que receba o parecer do assessor jurídico da casa, Erivaldo Oliveira. O prazo de Erivaldo expira dia 15. Também até o dia 15, Vieira tem de pronunciar sobre a convocação da suplente Auricelia.

Últimas notícias