A Festa dos Karetas teve início ainda no final do Século 19, em Jardim |
De 17 a 20 de abril será realizada mais uma edição da tradicional festa dos Karetas no município de Jardim, na Região do Cariri. A festa é uma realização da Associação Cultural dos Karetas de Jardim com a prefeitura do município.
Luís Lemos, diretor do museu e integrante da comissão organizadora da festa explica que a retirada do chamado “pau do Judas” aconteceu no domingo, 30 de março, mostrando comprometimento com preceitos ecológicos, compensando a retirada do eucalipto.
A ‘Festa dos Karetas’ é uma tradição que oriunda desde o Século 19 quando os brincantes usam máscaras, chocalhos e vestimentas improvisadas e no sábado de aleluia realizam a chamada “malhação do Judas”.
Em Jardim, a Associação conta com 600 sócios que têm uma carteira de habilitação onde se comprometem em obedecer às regras de segurança durante todo o período de festa. As regras foram definidas em comum acordo pelos integrantes da associação, autoridades policiais e da gestão pública.
Lemos disse também que existem brincantes, em algumas localidades da zona rural, que preferem o sistema mais antigo da festa quando se paramentam com ‘melão e cabaça’ e saem a pedir gêneros alimentícios nas casas num ritual que relembra a colheita.
O coordenador disse também que o apoio da prefeitura é fundamental no processo de organização da festa que hoje é, inclusive, reconhecida como de utilidade pública. “Existe todo um processo de apoio logístico a associação, aos grupos e ao evento como um todo. A prefeita Analeda tem sido muito sensível a nos ajudar a manter viva essa tradição do nosso município que está de braços abertos para receber todo o Cariri durante estes festejos”, concluiu Luís Lemos.
(Com informações da Assessoria de Imprensa)