Equipamentos sem condições de uso foram encontrados nas academias |
Inspetores da Vigilância Sanitária cumprindo determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) fecharam nesta quarta-feira (23), cinco academias de musculação que estavam em situação ilegal. A determinação do MPT atendeu ao pedido formulado pelo Conselho Estadual de Edcuação Física do Ceará, que em março passado passou fiscalizou diversas academias em Juazeiro do Norte.
Durante a fiscalização ainda no mês de março, 12 academias foram notificadas e tiveram prazo de 30 dias para se adequarem às normas do conselho estadual. Na fiscalização de hoje, cinco foram flagrada e fechadas com as mesmas irregularidades. Segundo o MPT e a Vigilância Sanitária, a fiscalização deve prosseguir nesta quinta-feira (24) em outras sete academias.
Nesta quarta-feira, a fiscalização se concentrou no Centro da cidade e nos bairros Pirajá, São Miguel e Santa Teresa. Em todas, de acordo com a Vigilância Sanitária, não havia profissional registrado com carteira assinada e nem educadores físicos graduados. As aulas eram ministradas por pessoas sem o conhecimento profissional.
Também foram encontradas irregularidades tais como: infiltração e rachaduras nas paredes, equipamentos quebrados e vendas de alimentos.
Todos os proprietários foram notificados e, caso queiram continuar na atividade, serão obrigados a cumprir normas regulamentadas pelo Conselho Estadual de Educação Física.