segunda-feira, 17 de março de 2014

Oi, Cagece e Sky foram quem mais tiveram reclamações em 2013, segundo o Decon/CE

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon/CE), do Ministério Público do Estado do Ceará, realizou na manhã de hoje (17) uma coletiva de imprensa para apresentar o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2013. A ocasião demarcou o fim da Semana do Consumidor, que havia iniciado na última quarta-feira (12). A coletiva foi conduzida pela secretária-executiva do Decon, Ann Celly Sampaio Cavalcante.
 De acordo com as estatísticas apresentadas, foram registrados 22.224 atendimentos em 2013, com 6.854 reclamações abertas. Desse total, mais de 82% se referem a estabelecimentos comerciais. Os dados coletados mostram ainda o seguinte dagnóstico: a faixa etária que mais registra reclamações no Decon é a das pessoas que têm entre 31 e 40 anos (25,28%); as mulheres foram responsáveis pela maioria das demandas, com 51,04%; e a área mais reclamada é a de produtos (44,29%), seguida pelo segmento de serviços essenciais (21,57%). Em relação aos principais assuntos, a telefonia celular figura em primeiro lugar no ranking (8,1%), seguida pelos produtos de informática (7,2%) e pelos cartões de crédito (6,8%). Já os maiores problemas são relacionados a cobranças (34,35%), vício ou má qualidade de produto ou serviço (20%) e problemas com garantia (16,04%).
Outro ponto importante do balanço estatístico de 2013 é o ranking dos 30 fornecedores mais reclamados. Os principais foram: Oi (475 denúncias); Cagece (187); Sky (151); Rabelo Som e Imagem (151); grupo Claro/Embratel (132); grupo Insinuante/Ricardo Eletro/Eletro Shopping (105). Além disso, o Decon divulgou a lista das 10 empresas que menos atenderam às reclamações. São elas: Ibyte (1º), Banco Votorantim/BV Financeira (2°), Panamericano (3º), Tim/Intelig (4º), Magazine Luiza (5º), Sony Ericsson (6º), Electrolux (7º), Walmart (8º), Banco BMG (9º) e Itaú (10º). 
Na ocasião, a promotora de Justiça Ann Celly Sampaio destacou a importância da aproximação entre o Decon e os consumidores. O órgão atende das 8h às 14 horas e funciona na Rua Barão de Aratanha, 100, no Centro de Fortaleza. Além disso, é disponibilizado o telefone 0800.275.8001 como serviço de tira-dúvidas, que funciona no mesmo horário. Pela internet, é possível também enviar perguntas e encaminhar denúncias para o setor de fiscalização do Decon através do link http://sindec.decon.ce.gov.br/sindecatendimentoweb/. Já para abrir um processo administrativo individual, é obrigatório o comparecimento à sede do Decon. Nesse caso, o consumidor deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e documentação que comprove o problema.    

(MPCE)

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