A TV Cidade de Fortaleza divulgou neste início de tarde desta quinta-feira (9) nota sobre a exibição da reportagem com imagens de uma criança sendo abusada sexualmente. As imagens passaram no Programa 190, que vai ao ar de segunda à sexta a partir do meio-dia.
Aqui vou eu: continuo achando lamentável a atitude da direção do programa. Foi um erro e assim deve ser encarada a decisão de mostrar imagens tão deploráveis. Aos colegas que optaram por mostrar cenas tão lamentáveis, que façam uma reflexão ou consultem o MP, a Cedeca e outros órgãos de proteção à criança e o adolescente, antes de exibí-la.
Colegas é errando que se aprende.
Mas, primeiro é necessário ter humildade para se reconhecer o erro. Nem autorização escrita dos pais (se é que a tem) justifica a utilização das imagens. Na pior das hipóteses, quem decidiu colocar as imagens no ar rasgou, ignorou, desconhece ou sei lá o quê, o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Infelizmente a emissora está ficando pra trás, buscando somente a audiência.
Antes de tudo, é necessária ética e profissionalismo. Alguém que pense essas duas vertentes e a coloquem em prática na redação.