Zé de Amélia presidiu a Câmara Municipal de 2088 a 2012. (Foto: Juá da Catingueira) |
O Ministério Público, através do promotor da 3ª Vara Cível de Juazeiro do Norte, Silderlânio Arruda de Oliveira ajuizou na Justiça ação de improbidade administrativa e pediu o afastamento do vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, José de Amélia Júnior (PSL).
A ação é referente a denúncias de malversação do dinheiro público, desvio de dinheiro e outros atos que teriam sido praticados por Zé Amélia durante sua gestão à frente da Câmara Municipal entre os anos de 2009 e 2010. Zé Amélia comandou o Poder Legislativo de Juazeiro do Norte de 2008 a 2012. A ação em questão havia sido protocolada no Ministério Público em 2010.
Além dessa ação judicial, Zé de Amélia é alvo de inquéritos policiais instaurados na Delegacia dos Crimes Contra Administração e Finanças Públicas (DCCAFP), em Fortaleza; e no Ministério Público Estadual. Entre as acusações feitas pelo vereador Cláudio Luz (PT) estão desvio de dinheiro, fraude de documentos e fraude no sistema financeiro.
No último dia 2, Zé de Amélia deixou de comparecer a audiência na DCCAFP, em Fortaleza, onde prestaria depoimento sobre as denúncias formuladas por Luz. O delegado Everardo Lima pretende vir a Juazeiro para ouvir o acusado e outros funcionários da Câmara Municipal.
A Justiça ainda não se pronunciou sobre o pedido de afastamento de Zé de Amélia.