O comando da Polícia Militar está orientando os comerciantes donos de hotéis, pousadas e ranchos de Juazeiro do Norte para que, nesse período de Romaria de Nossa Senhora das Dores, façam o cadastramento de todos os hóspedes. A medida, segundo o capitão PM Agra Filho, visa proteger os verdadeiros romeiros em já começam a chegar a Juazeiro do Norte. Até 15 de setembro, a estimativa da Secretaria de Cultura e Romaria, é de a cidade receba cerca de 600 mil visitantes.
Ano passado, a PM registrou aumento de até 15% nos casos de furtos em estabelecimentos comerciais nas imediações da igreja matriz, principal ponto de peregrinação dos romeiros durante o período.
O mesmo levantamento revelou que na maior parte dos casos envolviam visitantes se passando por romeiros que se hospedaram nas pousadas e ranchos para praticar furtos. "Daí ser importante o cadastro de cada hóspede. É necessário que o comerciante faça anotações dos dados pessoais (identidade, telefone pra contato e etc) de quem vai se hospedar. Na dúvida ligue pra Polícia, através do 190", explica o capitão Agra Filho.
O oficial da PM ressalta ainda os cuidados que os romeiros devem ter nas ruas de Juazeiro do Norte. Andar sempre em grupo, não carregar bolsas, celulares e evitar bolsos folgados , são algumas das recomendações. Agra Filho diz que os números de assaltos à mão armada são insignificantes, "o delito mais frequente é o furto", principalmente envolvendo casais. "Geralmente o ladrão usa a mulher para distrair a vítima, enquanto ele pratica o furto. Geralmente a tática do casal passa despercebida", finalizou.