Por lei, o transporte escolar de universitários é proveniente de recursos do próprio do município e permite o acesso somente de alunos cadastrados junto à Secretaria de Educação e que estudem em universidades públicas.
A medida foi tomada depois que o prefeito se sensibilizou com os depoimentos de dois alunos de uma faculdade particular que haviam sido impedidos de apanhar a condução. Como forma de protesto, os dois utilizaram a tribuna da Câmara Municipal na última terça-feira para reclamar da proibição.
O líder do prefeito da Câmara, vereador Nivaldo Cabral acompanhado dos universitários foram recebidos nesta manhã de quarta-feira (21) pela secretária de Educação, Célia Viana. O prefeito, que se encontra em Brasília foi comunicado do caso e liberou o acesso para todos os universitários do município.
Atualmente, segundo o chefe de transportes da Seduc, João da Clotran, o município dispõe de 68 rotas. Desse total, 16 são exclusivas para o transporte de universitários de Juazeiro do Norte para a Urca, sendo cinco no período da manhã e tarde e outras seis à noite.