quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Depois de ministro, Dilma diz ser preconceito ação de médicos cearenses contra colegas cubanos

A presidente Dilma Rousseff disse, na manhã desta quarta-feira (28) que é um “imenso preconceito” as manifestações de médicos brasileiros contra a chegada de profissionais cubanos ao país, pelo programa Mais Médicos. A declaração foi dada durante entrevista à rádio América, de Belo Horizonte.Na entrevista, Dilma Rousseff comentou os episódios de preconceitos que médicos vindos de Cuba têm sofrido no país. Após ser recebidos com vaias no Ceará por colegas brasileiros na segunda-feira (26), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, considerou que os “Em primeiro lugar, tem muita truculência, muita incitação ao preconceito, e à xenofobia. [...] Lamento veementemente a postura de alguns profissionais - porque eu acho que é um grupo isolado - de ter atitudes truculentas, [que] incitam o preconceito, a xenofobia”, declarou.
A presidente disse que “é um imenso preconceito esse que às vezes vemos contra os médicos cubanos. Primeiro, que vem ao Brasil não só cubanos, mas também portugueses, argentinos, de várias nacionalidades”.
Ainda segundo Dilma, os estrangeiros vão trabalhar no Brasil em regiões onde os médicos brasileiros não querem atuar, e citou a Amazônia e regiões de periferia como exemplos. “Não é correto supor que em algum país no mundo há um bloqueio contra médicos especializados, que vem ajudar. O que vemos é a presença de médicos estrangeiros em outros países”, disse. A presidente ainda citou que a taxa de médicos estrangeiros atuantes nos Estados Unidos é de 25%, no Canadá, 36%. E que no Brasil, este número está abaixo dos 2%.

Últimas notícias

  • Governador Elmano reúne secretariado
  • Nesta segunda (6), durante encontro com os secretários e as secretárias, o ...Continue lendo

  • Câmara de Juazeiro do Norte realiza sessão extraordinária sobre reforma do Regimento Interno
  • O presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, vereador Felipe Vasques ...Continue lendo

  • Deputado Davi de Raimundão se reúne com o prefeito Deda e projeta ações para Farias Brito
  • Após participar da posse do prefeito reeleito de Farias Brito, o deputado ...Continue lendo

  • CMFor - Presidente Leo Couto marca para quinta (9), sessão extraordinária para votar Taxa de Lixo
  • O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Leo Couto ...Continue lendo

  • Alexandre de Moraes manda PF investigar deputado Júnior Mano por suposto esquema de extorsão com advogado e empresário
  • O deputado federal cearense Antônio Luiz Rodrigues Mano Júnior, mais conhecido ...Continue lendo