quinta-feira, 25 de junho de 2026

No Ministério da Cultura, deputado Pedro Lobo articula fortalecimento da economia criativa para impulsionar o desenvolvimento do Cariri*


Encontro com a secretária nacional Cláudia Leitão reforça a busca por políticas públicas voltadas à geração de renda, inovação e valorização cultural da região.

O deputado estadual Pedro Lobo (Republicanos) cumpriu agenda em Brasília e se reuniu, na terça-feira (23), com a secretária nacional de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Sousa Leitão. 

O encontro teve como pauta principal o fortalecimento da economia criativa como instrumento de desenvolvimento sustentável para a região do Cariri.

Durante a reunião, o parlamentar destacou a importância de ampliar políticas públicas que valorizem os talentos locais, a cultura regional e as potencialidades econômicas ligadas à criatividade, à inovação e à identidade cultural do povo caririense.

A importância da Economia Criativa

Para Pedro Lobo, a economia criativa representa um setor estratégico para a geração de renda, criação de oportunidades e fortalecimento das comunidades, transformando conhecimento, cultura e tradição em desenvolvimento econômico sustentável.

“A minha conversa com Cláudia Leitão foi bastante proveitosa e reforçou o potencial da economia criativa como uma das ferramentas mais importantes para transformar, inovar e oportunizar inclusão para a nossa gente”, afirmou o deputado.

Ele ressaltou ainda que tem atuado na busca de parcerias e investimentos capazes de fortalecer o desenvolvimento regional. 

“Trabalho com o sentimento e o compromisso de colocar o Cariri em primeiro lugar, valorizando um território rico em talentos, saberes e belezas culturais, além de aproximar as políticas públicas que possam impulsionar ainda mais o desenvolvimento local”, destacou.

Governador Elmano de Freitas envia mensagem à Alece para criação do Departamento de Repressão à Lavagem de Dinheiro



Por meio das suas redes sociais, o governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quinta-feira (25), que enviou mensagem para a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) visando a criação do Departamento de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), unidade especializada que fará parte do escopo Polícia Civil do Ceará (PCCE). A repressão qualificada da lavagem de dinheiro é medida indispensável para enfraquecer financeiramente as organizações criminosas e comprometer as suas capacidades de operação.

“Nos últimos anos, houve um bloqueio de mais de R$ 3,3 bilhões das organizações criminosas no estado do Ceará. Com essa mensagem, nós estamos criando o Departamento de Repressão à Lavagem de Dinheiro no nosso estado, com três delegacias na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), uma na região Norte do estado e outra delegacia na região Sul. Com isso, nós vamos criar uma rede de inteligência na área financeira para dessa maneira trabalharmos para asfixiar ainda mais as organizações criminosas no estado do Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas.

A criação do DRLD também representa o fortalecimento e a ampliação do trabalho já realizado pelo Estado no sentido de fornecer uma estrutura especializada para que a Polícia Civil conduza investigações financeiras complexas, integrando as ações e descapitalizando as organizações criminosas.

De acordo com o texto da mensagem, “o combate eficaz ao crime organizado exige não apenas a responsabilização criminal de seus integrantes, mas também a identificação, rastreamento, bloqueio e recuperação dos ativos ilícitos por eles acumulados”.
Estratégia e descentralização no combate ao crime

Outro avanço importante no trabalho de combate às organizações criminosas foi a regulamentação do Sistema Estadual de Inteligência da Segurança Pública, que ampliou o efetivo de 135 para 791 agentes atuando na área. Além disso, é importante reforçar a reestruturação das Forças de Segurança do Ceará ocorrida em março de 2025.

As mudanças tiveram o objetivo de modernizar as instituições. Para isso, foram criados: quatro comandos operacionais, nove batalhões e 19 companhias para a Polícia Militar do Ceará (PMCE); o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e o Departamento de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Depatri), duas Delegacias de Repressão contra o Crime Organizado (Draco) nas regiões Norte e Sul, além de 20 novas seccionais e 30 setores de inteligência para a PCCE; três Coordenadorias de Perícia Regionalizadas, dez células de gestão dos núcleos do Interior, 23 novos núcleos de Perícia e quatro coordenadorias na sede: inteligência, custódia, vestígios forenses e segurança da informação e desenvolvimento institucional para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). A Supesp e a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) também foram beneficiadas com a reestruturação.

Barbalha realiza Festival de Quadrilhas Juninas 2026 nos dias 03 e 04 de julho



A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), realiza nos dias 03 e 04 de julho o Festival de Quadrilhas Juninas 2026. O evento reunirá oito quadrilhas juninas de Barbalha, nas categorias Regional/Adulto e Infantil, celebrando uma das mais importantes tradições culturais do nordeste: o São João.

As quadrilhas participantes foram selecionadas por meio de edital público promovido pela Secult. Além das apresentações, o festival contará com banca de jurados especializada para avaliação dos grupos e premiará os destaques de cada categoria. Nas modalidades Regional/Adulto, os três primeiros colocados receberão premiações em dinheiro. Já na categoria Infantil, serão premiados o primeiro e o segundo lugar.

Com investimento de aproximadamente R$ 86 mil, a iniciativa busca fortalecer as manifestações culturais locais, incentivar a continuidade dos grupos juninos e promover a economia criativa, reconhecendo a cultura popular como ferramenta de desenvolvimento social, valorização da identidade e geração de oportunidades.

O Festival de Quadrilhas Juninas marca a essência do São João em Barbalha. Por meio da dança, da música, dos figurinos e das narrativas apresentadas pelos grupos locais, o evento reafirma a força da cultura popular e o protagonismo das quadrilhas juninas na preservação das tradições que mantêm viva a memória cultural do município.

Manoel Filho representa o Cariri no Compol Brasil, maior evento de comunicação política do país, realizado anualmente em Florianópolis (SC)


O encontro reúne os principais estrategistas, consultores, pesquisadores e profissionais da área para debater tendências, inovação, narrativas e os novos caminhos da comunicação política, em uma programação distribuída por mais de cinco palcos simultâneos. Entre os palestrantes desta edição estiveram nomes como João Santana, Marcello Natale e Lucas Pimenta.

Representando o Cariri cearense, Manoel Filho foi um dos palestrantes do evento e subiu ao palco no último dia 23, às 15h, para apresentar a palestra “Jogos Vorazes do Voto: Estratégia e Poder para uma Disputa Inteligente”. A apresentação abordou a construção de narrativas, posicionamento, mobilização e estratégias aplicadas às campanhas eleitorais contemporâneas, utilizando referências da cultura pop para traduzir conceitos da comunicação política.

“Para mim, participar do Compol não é apenas compartilhar conhecimento. É também beber da fonte do que existe de mais atual na comunicação política brasileira, trocar experiências com grandes profissionais e trazer essa inovação para fortalecer a comunicação pública e eleitoral da nossa região”, destacou Manoel Filho.

Campos Sales - Prefeitura e Sisar entregam hoje sistema de abastecimento d´água para comunidade do Sítio Touro


É hoje, a comunidade do Sítio Touro está em festa!

A Prefeitura de Campos Sales e o Sisar (Sistema de Abastecimento de Água Rural), órgão ligado ao Governo do Ceará, inauguram adutora, sistema de abastecimento da comunidade, beneficiando centenas de famílias.

O evento acontece a partir das 16 horas na casa de Vevé do Gesso.

Sem dúvida uma grande notícia para os moradores, que recebem mais um benefício conquistado pela parceria da gestão municipal com o governo do estado.

Justiça aceita denúncia do MP contra nove investigados por suspeita de esquema de “rachadinha” na Secretaria de Educação de Nova Olinda



A Justiça recebeu denúncia oferecida pelo Ministério Público do Ceará contra nove servidores e ex-agentes públicos investigados por suposto envolvimento em esquema de “rachadinha” na Secretaria Municipal de Educação de Nova Olinda. Entre os crimes apontados pela Promotoria de Justiça da comarca, estão peculato, corrupção passiva, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso. A investigação é resultado da operação “Mensalinho Escolar”, deflagrada em fevereiro de 2025 pelo MP do Ceará.

Conforme a denúncia, entre 2021 e 2024, os acusados teriam se associado na Secretaria para desviar sistematicamente recursos públicos por meio da inserção indevida de gratificações de desempenho e horas extras na folha de pagamento de servidores, que recebiam valores indevidos nos contracheques. Posteriormente, eles eram orientados a devolver parte ou a totalidade das quantias recebidas, mediante entrega em espécie ou transferências bancárias a integrantes do suposto esquema, prática popularmente conhecida como “rachadinha”.

Na denúncia, o MP destaca que a devolução dos valores era justificada aos servidores com o argumento de que os recursos seriam utilizados para adquirir material escolar, produtos de limpeza, serviços de manutenção, entre outros. Foi apurado, ainda, que os investigados usavam servidores mais vulneráveis social e economicamente, muitos residentes na zona rural e com baixo grau de instrução, circunstância que facilitava a manipulação psicológica, o convencimento e a manutenção do silêncio acerca da prática ilícita.

A investigação da Promotoria de Justiça de Nova Olinda reuniu mais de 50 depoimentos, mandados de busca e apreensão, perícias, análise documental, quebras de sigilo bancário e fiscal, movimentações financeiras e colaboração premiada com um dos acusados.

Primeira noite do Festival Juaforró reúne cultura, música e milhares de pessoas no Parque de Eventos Padre Cícero


Juazeiro do Norte deu início, nesta quarta-feira, 24, ao Festival Juaforró. A primeira noite do evento reuniu milhares de pessoas no Parque de Eventos Padre Cícero para acompanhar atrações musicais, manifestações da cultura popular, gastronomia, artesanato e iniciativas da economia criativa.

A programação cultural teve início às 18h. No Palhoção, o público acompanhou apresentações de Veríssimo e Felipe Show. No mesmo horário, o Terreiro Cultural e a Cidade Cenográfica abriram suas atividades com música, intervenções artísticas e manifestações da cultura popular, proporcionando uma imersão nas tradições nordestinas.

Também das 18h às 22h, a Feira Marias do Juá reuniu mulheres empreendedoras do município, que comercializaram produtos de artesanato, gastronomia, moda e economia criativa, fortalecendo o empreendedorismo feminino local.

No palco principal, a programação contou com apresentações de Karynna A Braba, levando ao público o melhor do forró pé de serra. Em seguida, Marina Sena apresentou sucessos da carreira e músicas do álbum Coisas Naturais. Filho do Piseiro animou o público com grandes sucessos do gênero. Matheus Fernandes e Hick Barão encerraram a primeira noite de shows. Durante os intervalos, o DJ Alexsandro manteve a animação do público com um repertório diversificado.

Durante a programação, também foi realizada a entrega simbólica do prêmio do segundo sorteio do IPTU Premiado 2026. A ganhadora, Antônia Elaine Ribeiro, recebeu o cheque simbólico referente a um carro zero quilômetro, sorteado por meio da campanha promovida pela Secretaria de Finanças.

A transmissão ao vivo dos shows pelo canal oficial da Prefeitura de Juazeiro do Norte no YouTube também ampliou o alcance do festival, permitindo que pessoas de diferentes cidades e estados acompanhassem a programação.

A segurança do evento contou com atuação reforçada da Guarda Civil Metropolitana, com mais de 65 profissionais mobilizados, além do monitoramento por câmeras em todo o Parque de Eventos. O Demutran atuou na organização do trânsito e no controle do fluxo viário. Já a Secretaria de Saúde disponibilizou uma estrutura de atendimento com equipe médica e de enfermagem para dar suporte ao público presente. Durante toda a noite, não foram registradas ocorrências de maior gravidade.

A programação do Festival Juaforró segue até o dia 28 de junho. Nesta quinta-feira, 25, sobem ao palco artistas como Júnior Vianna, Tribo de Jah, Luiz Fidelis, Fabiano Torres, Simone Vox e outras atrações.

Michelle expõe crise no PL por articulações pró-Ciro no Ceará: 'Traição contra Bolsonaro'

Fabiane de Paula/DN


A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) publicou, na tarde desta quarta-feira (24), dois vídeos nos quais expõe a crise envolvendo o PL Ceará e faz novas críticas ao apoio de correligionários ao nome do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) como candidato ao Governo do Ceará. Segundo ela, a aliança bolsonarista deveria se unir em torno da pré-candidatura ao Executivo do senador Eduardo Girão.

Michelle afirmou ainda que há uma tentativa de retirar a vereadora Priscila Costa (PL) da disputa pelo Senado. Segundo ela, a movimentação representa uma "traição" ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, em comum acordo com ela e com o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, já teria decidido lançar uma chapa pura ao Senado no Ceará, formada por Priscila Costa e pelo deputado estadual Alcides (PL), pai do deputado federal André Fernandes (PL).

"O que aconteceu depois foi que, aproveitando-se da prisão do Jair, começaram a trabalhar para eliminar a Priscila da disputa, cedendo a vaga dela para garantir uma aliança com Ciro Gomes (...) Se o André queria agradar o Ciro, porque ele não ofereceu a vaga do próprio pai? Será que ele acha que retirar a vaga de uma mulher seria mais justo e fácil?", afirmou.

No vídeo, Michelle disse que Bolsonaro reforçou essa decisão de que Priscila deveria disputar a vaga no Senado mesmo após ser preso.



“Ele disse: ‘Priscila será candidata, o número 222 poderá ser dado a ela’. Não é vago, não é interpretável, é um desejo, é uma ordem do líder. Vejam bem, a palavra mais recente do meu marido em relação às candidaturas no Ceará são essas. Não honrar essa determinação do meu marido será um ato de traição contra Jair Messias Bolsonaro, venha de quem vier”Michelle Bolsonaro (PL)
Ex-primeira-dama



Na última terça-feira (23), André Fernandes havia rebatido críticas da ex-primeira-dama a Ciro. "Eu voto no Ciro Gomes e deixei isso sempre claro, não escondo de ninguém. [A Michelle Bolsonaro] Faz o que ela quiser, eu voto no Ciro Gomes. O meu voto é no Ciro Gomes e eu já expliquei os motivos", disse ao jornal "O Sobralense".
Apoio a Eduardo Girão

Na publicação, a ex-primeira-dama relembrou o lançamento da pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo) ao Governo do Ceará. No evento, em novembro do ano passado, ela criticou diretamente o deputado federal e presidente do PL Ceará, André Fernandes, e seus aliados no Estado, afirmando que eles “se precipitaram” sobre a aliança com Ciro Gomes.

(Igor Cavalcante/Ponto Poder)

Jaques Wagner anuncia saída da liderança do governo no Senado

O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou nesta quarta-feira (24), em suas redes sociais, que deixará a liderança do governo no Senado. Na nota, Wagner informa que a decisão foi tomada, em comum acordo, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem se reuniu hoje no Palácio da Alvorada. 

"Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente @LulaOficial, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal. Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado. Juntos, com humildade e muito trabalho, renovaremos nosso compromisso com o projeto coletivo que vem mudando a Bahia e o Brasil", diz o comunicado.

No dia 18 de junho, a Polícia Federal realizou ação de busca e apreensão nas residências do senador em Brasília e Salvador. Os agentes acusam Jaques Wagner de ter recebido vantagens do banqueiro Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do Banco Master. Em entrevista à Band News no mesmo dia, Wagner negou irregularidades e afirmou estar "absolutamente tranquilo" em relação à investigação. 


Setur Crato avança no estudo de implantação de rotas do Turismo de Base Comunitária


A Secretaria Municipal de Turismo do Crato avança no estudo para a implantação de rotas de Turismo de Base Comunitária como um importante polo de valorização cultural, histórica e regional. Em menos de três meses de execução, a equipe já visitou cerca de 12 comunidades, rurais e urbanas, entre elas estão: Baixio Muquém, Baixio das Palmeiras, Chapada dos Calanges, além de Novo Horizonte, Carrapato, Belmonte, Minguiriba, Guaribas, Monte Alverne, Sítio Genipapeiro, Ponta da Serra e Baixa do Maracujá.

As visitas têm como principal objetivo conhecer e incentivar o protagonismo comunitário, valorizando os saberes e sabores tradicionais, além de construir roteiros turísticos capazes de gerar renda, preservar a cultura local e fortalecer a identidade dos territórios. A iniciativa também busca atrair visitantes para conhecer, de perto, as riquezas naturais, culturais e históricas que fazem do Crato um destino único.

Para o secretário Antônio Morais, esta é uma iniciativa que se soma às modalidades de turismo já consolidadas no município, como o turismo cultural e religioso."Nossas comunidades possuem grandes potenciais. Esse olhar da Secretaria permite ampliar a valorização desses territórios e dar mais visibilidade às suas riquezas, possibilitando que pessoas que visitam o nosso município conheçam de perto nossa história, nossa cultura e tudo o que essas comunidades têm a oferecer", declarou.

O secretário destacou ainda que, embora recente, o estudo já apresenta resultados evidentes e possui potencial para se tornar um programa permanente da Secretaria de Turismo do Crato.

Rota estruturada

A comunidade dos Baixios desponta como um dos principais destaques da iniciativa e pode se tornar a primeira rota estruturada dentro do programa. Os moradores que fazem a comunidade acontecer já apresentaram à gestão um roteiro com diversos atrativos, entre eles a Casa de Quitéria, espaço de memória e valorização dos saberes tradicionais; a Agrofloresta Babaçum, que proporciona uma experiência voltada à agricultura sintrópica; as Fuxiqueiras da Chapada, referência no artesanato local; a Pedra do Urubu, de onde é possível contemplar boa parte da Chapada do Araripe; e a tradicional Casa de Farinha do Mestre Zé Gomes, importante patrimônio cultural da comunidade e símbolo da produção agrícola familiar.

As visitas às comunidades são realizadas, em sua maioria, às quintas-feiras, de acordo com a demanda e a disponibilidade da equipe técnica da Secretaria. As localidades interessadas também podem solicitar a presença da SETUR, fortalecendo o diálogo e a construção conjunta de ações voltadas ao desenvolvimento do turismo local.

A Secretaria de Turismo reforça que novas visitas poderão ser agendadas pelas comunidades interessadas, reafirmando sua disposição permanente para atuar em parceria com o poder legislativo, lideranças comunitárias e demais instituições na valorização dos territórios e de suas potencialidades.

O estudo para a implantação de rotas de Turismo de Base Comunitária vem fortalecer a construção de um turismo mais regional, participativo e inclusivo, reconhecendo o papel fundamental das comunidades na preservação do patrimônio cultural, histórico e ambiental, além de fortalecer a identidade e o desenvolvimento dos territórios.

SAS disponibilizará serviços assistenciais durante o Festival Juaforró 2026


A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juazeiro do Norte estará presente durante toda a programação do Festival Juaforró com uma série de ações voltadas à proteção social. Os serviços funcionarão ao longo dos dias do festival, oferecendo atendimento e atividades educativas para o público.

Entre os serviços está a Tenda Lilás, espaço destinado à conscientização e ao enfrentamento da violência de gênero. A ação busca orientar a população sobre os direitos das mulheres, além de divulgar canais de denúncia, como o Ligue 180, fortalecendo a prevenção e o combate a situações de violência e importunação sexual.

Outro serviço que estará atuando no evento é a Abordagem Social do CREAS, que realizará ações de fiscalização e sensibilização voltadas à identificação e ao combate ao trabalho infantil. A equipe também orientará famílias e comerciantes sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Banco de Alimentos também marcará presença no festival, ficando responsável pela arrecadação de alimentos doados pelo público participante. Os itens recolhidos serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social e a instituições cadastradas no programa.

Além disso, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDEM) participará da programação com momentos educativos voltados à conscientização sobre os direitos das mulheres e à promoção da igualdade de gênero.

Em parceria com o MEC, Governo do Ceará adere ao programa Juros por Educação e terá R$ 12 milhões para educação profissional




O governador Elmano de Freitas assinou, nesta quarta-feira (24), documento confirmando a adesão do Estado ao programa Juros por Educação, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que faz parte do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A ação trará mais de R$ 12 milhões em investimento para o ensino profissional técnico de nível médio, implementando 39 cursos em 11 eixos tecnológicos.

O momento, que aconteceu em Fortaleza, também contou com as presenças do senador Camilo Santana, do ministro da Educação, Leonardo Barchini; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; entre outras autoridades.

“O orgulho do Ceará hoje é a juventude da escola publica do Ceará. Estamos fazendo aqui o melhor para o nosso povo, garantindo escola profissionalizante, escola em tempo integral e vagas nas faculdades. O Ceará não tem dívida com a União, se mantendo em dia há muitos anos. Assim, estamos acessando um fundo de compensação dos estados que deviam. Foi muito bem-vinda essa decisão do Governo Federal, garantindo esse recurso para a educação”, destacou o governador Elmano de Freitas.

O programa irá trazer para a educação cearense a ampliação ao acesso dos estudantes à educação profissional, influenciando diretamente na permanência dos alunos na escola e no sucesso dos matriculados dentro das unidades educacionais. Além de preparar, ainda mais, a juventude para as demandas do mercado de trabalho.

“O presidente Lula decidiu que as dividas dos estados tiveram juros reduzidos, gerando um montante e parte disso será investido em educação. Então, criou-se um Fundo para beneficiar aqueles estados sem dívidas. A contrapartida desse dinheiro é o Estado ampliar as matrículas no Ensino Médio e no Ensino Técnico. É uma forma criativa de ampliar esse investimento na educação”, explicou o senador Camilo Santana.

Atualmente, o Ceará conta com 138 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e mais de 65 mil estudantes matriculados dentro das unidades de ensino desta modalidade. Ao todo, 52 cursos técnicos são ofertados.

Ministro da Educação, Leonardo Bachini exaltou o trabalho do Governo do Ceará em prol do desenvolvimento dos estudantes cearenses. “Vale a pena sim investir na educação. Isso é uma prioridade do presidente Lula, do senador Camilo, do governador Elmano. Vale a pena sim investir nessa juventude. Hoje, só para o Ceará, estamos anunciando um investimento importantíssimo para o ensino técnico. Viva a educação no Ceará”.

“Todo investimento do Ministério da Educação no Ceará e em Fortaleza, no sentido de melhorar estruturas, ofertar novos cursos e dar mais condições para alunos e professores, é uma motivação maior para os estudantes da rede municipal ingressarem no Ensino Médio com mais vontade de aprender. Esse aporte de R$ 12 milhões para as escolas profissionalizantes é um exemplo dessa motivação”, salientou o prefeito Evandro Leitão.

Nova sede

Ainda nesta quarta-feira, o governador Elmano de Freitas visitou as obras do Campus Iracema da Universidade Federal do Ceará (UFC). O local será a sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/Centro Tecnológico de Ciências Naturais). O prédio principal tem quatro pavimentos (subsolo, térreo, primeiro e segundo pavimentos e terraço).

“Eu quero, no futuro, como colegas de vocês, andar nesse campus com ele funcionando. Meu desejo é poder encontrar alguns de vocês aqui, fazendo o curso que vocês decidirem fazer”, complementou o governador Elmano de Freitas.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Câmara aprova inclusão de assistentes da Educação Infantil no plano de carreira do magistério



Os assistentes da Educação Infantil da rede municipal de Fortaleza vão integrar oficialmente a carreira do magistério público. A medida foi aprovada em sessão extraordinária desta quarta-feira, 24, por meio do Projeto de Lei Complementar nº 19/2026, de iniciativa da Prefeitura. A proposta beneficia 223 servidores efetivos e representa uma mudança histórica para a categoria, que há anos reivindica o reconhecimento formal do papel desempenhado nas unidades de ensino infantil da Capital.

De acordo com a Prefeitura, a proposta é resultado de um processo de diálogo conduzido por um grupo de trabalho instituído pela Secretaria Municipal da Educação (SME), com participação de representantes da gestão municipal e da entidade sindical da categoria.

“A iniciativa representa importante medida de valorização profissional, fortalecimento da educação infantil e aperfeiçoamento das políticas públicas educacionais desenvolvidas pelo Município de Fortaleza”, afirma a justificativa do projeto.

Presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto ressaltou que a matéria reforça o compromisso do prefeito Evandro Leitão com a educação da cidade. 

"Nesta semana, aprovamos o passe livre para os estudantes de Fortaleza e, agora, aprovamos o enquadramento dos assistentes da Educação Infantil como profissionais do magistério, garantindo a eles o piso salarial da categoria. Essas medidas garantem mais direitos para os alunos e docentes ", ressaltou Leo Couto. 

Durante a justificativa do voto, a vereadora Professora Adriana Almeida (PT) celebrou a aprovação do projeto e classificou a medida como uma conquista histórica para a educação de Fortaleza. De acordo com a parlamentar, Fortaleza é uma das primeiras capitais do país a garantir este direito.

“Esta é uma vitória da educação e das assistentes da Educação Infantil, que há mais de 11 anos lutam por esse enquadramento. Vocês não têm noção do tamanho dessa conquista, que agora se concretiza. Temos 223 assistentes concursadas que não tinham os mesmos direitos das professoras efetivas. Essas profissionais passarão a receber o piso do magistério e terão acesso a todos os direitos garantidos aos professores efetivos do município. Parabenizo o prefeito Evandro Leitão e todos os vereadores e vereadoras que votaram favoravelmente à matéria. Isso demonstra o compromisso desta Casa com a educação. Estou muito feliz e emocionada”, afirmou.

Reconhecimento profissional

Um dos principais efeitos da proposta é o reconhecimento oficial do caráter docente das atribuições exercidas pelos assistentes. Embora esses profissionais desempenhem funções pedagógicas essenciais no desenvolvimento das crianças, especialmente na primeira infância, etapa decisiva para a formação cognitiva, emocional e social, eles ainda não integravam a carreira do magistério, mesmo atuando nos Centros de Educação Infantil e nas escolas da rede municipal.

O projeto também estabelece que o enquadramento não configura transformação ou transposição de cargo. Com a mudança, passam a fazer parte da mesma estrutura de desenvolvimento profissional dos demais educadores da rede, incluindo regras de progressão e promoção funcional. Os servidores permanecerão nos cargos para os quais foram aprovados em concurso público, preservando direitos e vantagens já adquiridos ao longo da carreira.

Valorização e impacto financeiro

Além do reconhecimento profissional, a medida prevê ganhos remuneratórios para a categoria. A nova tabela salarial proposta para os assistentes da Educação Infantil tem vencimento inicial de R$ 5.144,12 para jornada de 240 horas mensais, podendo chegar a R$ 20.127,41 no topo da carreira. Segundo estimativa da Prefeitura, o impacto financeiro da proposta será de aproximadamente R$ 23,65 milhões por ano.

Trâmite

Mais cedo na comissão, o colegiado apreciou as emendas, que receberam parecer contrários. A matéria entrou extrapauta na sessão de hoje e, por tramitar em regime de urgência, foi aprovada em discussão única. Em sessão extraordinária, os parlamentares aprovaram o projeto em redação final. O projeto agora será enviado para sanção do Executivo e publicação no Diário Oficial.

Com um ano de atuação, PROCON Crato fortalece e garante direitos do consumidor



Pioneiro no interior do Ceará, o PROCON Crato, ligado à Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, completou um ano de portas abertas no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), nesta segunda-feira, 22, e comemorou pertinho dos consumidores, na Praça São Vicente, coração comercial da cidade.

Na ação itinerante, tirou dúvidas sobre conflitos nas relações de consumo e apresentou um balanço de sua atuação desde a implantação, em junho de 2025. No período, foram realizados 1.153 atendimentos. Desse total, foram registradas 275 reclamações, a maioria relacionada à cobrança indevida, não entrega ou demora na entrega de um produto e renegociação de dívidas. Quase 50% delas já foram resolvidas (49,2%).

"Os números comprovam que o PROCON Crato tem feito a diferença na garantia dos direitos dos consumidores cratenses e minimizado a judicialização dos casos", destacou a Controladora e Ouvidora Geral do Município, Cleia Nunes Feitosa.

A Coordenadora de Defesa do Consumidor, Danielly Feitosa, explicou que as tratativas com as empresas podem ocorrer via carta, telefone ou por meio de audiências de conciliação. "Nosso compromisso é garantir que a população tenha acesso à informação, orientação e atendimento de qualidade, fortalecendo a confiança dos consumidores e contribuindo para uma sociedade mais justa e consciente", pontuou.

Para o cratense Edson Vilar, que costuma comprar bastante pela Internet, o PROCON Crato representa mais proteção e menos burocracia. "Antes, um conflito simples levava muito tempo para ser solucionado. Era tudo bastante burocrático. Agora, é rápido e fácil", afirmou o servidor público federal.



Ação Itinerante

Na ação itinerante do PROCON Crato, também foram ofertados serviços de saúde, como aferição de pressão e teste de glicemia. A programação contou com parceria das Farmácias Gentil, SAAEC, Secretaria Municipal de Saúde, OAB Crato e CDL Crato.

Ceará recebe mais de 29 mil doses da vacina Pneumo 20 para crianças de até 5 anos



Crianças menores de 5 anos que não completaram o esquema vacinal já podem ser vacinadas pelo SUS com a vacina Pneumo 20, que protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococcus, causadora de doenças graves como pneumonia e meningite. A estratégia nacional de imunização foi lançada no último fim de semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O Ceará recebeu um lote inicial de 29.140 doses do imunizante para aplicação em todo o estado.

“Estou muito feliz de a gente poder transformar essa vacinação em realidade. Eu pude ver as primeiras bebezinhas, com dois meses de idade, já sendo protegidas com essa vacina, que é uma vacina que protege contra 20 tipos dessa bactéria, que é o pneumococcus. E como essa vacina é muito mais ampla do que a que a gente utilizava, ela vai proteger ainda, contra pneumonia grave e contra meningite”, destaca Padilha.

As vacinas destinadas ao Ceará fazem parte das primeiras 573,7 mil doses já enviadas aos estados. A previsão do Ministério da Saúde é disponibilizar mais de 6,1 milhões de doses ao longo deste ano para todo o país. Esse é o quarto imunobiológico incorporado ao calendário infantil do SUS durante a atual gestão — na rede privada, o custo do imunizante ultrapassa R$ 500.


O diferencial da nova vacina é a ampliação da proteção imunológica, relacionadas aos sorotipos que mais causam pneumonia invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, sendo mais abrangente do que as formulações anteriores. A vacina também atua contra a otite média, condição que pode levar à perda auditiva e infecção generalizada que pode levar à morte.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é a maior causa de mortalidade infantil por doença prevenível. No Brasil, entre 2023 e 2025, foram registrados 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil óbitos no Brasil, o que representa uma taxa de letalidade superior a 30%. Entre crianças menores de 5 anos, foram 616 casos e 188 mortes no mesmo período.

Além de reduzir a incidência e a mortalidade pela doença pneumocócica, a vacinação em larga escala deve aliviar significativamente os custos do SUS com internações, tratamentos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), manejo de sequelas e processos de reabilitação. Entre 2024 e outubro de 2025, o SUS registrou mais de 34 mil atendimentos relacionados a doenças causadas pela bactéria responsável por infecções graves, como pneumonia e meningite. Somente em 2025, as internações de crianças de até cinco anos chegaram a 365 casos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da vacina em dezembro de 2023. As primeiras doses começaram a ser aplicadas na rede privada em 2025, mas com acesso restrito devido ao alto custo. Com a incorporação ao SUS, a vacina passa a ser ofertada gratuitamente à população.

Novo esquema vacinal e substituição das vacinas anteriores

O SUS oferece as vacinas conjugadas Pneumo10 e Pneumo13 (com proteção mais robusta e duradoura), e a polissacarídica 23 (que amplia a cobertura contra mais tipos da bactéria). As formulações atualmente utilizadas estão alinhadas às diretrizes internacionais e apresentam uma relação custo-benefício comprovada para as políticas de saúde pública.


Com a incorporação da Pneumo 20, o Ministério da Saúde iniciará uma transição gradual para substituir esses imunizantes, já que a nova vacina amplia a proteção contra um número maior de sorotipos da bactéria pneumococo, aumenta o potencial de prevenção de casos graves.


A Pneumo 20 será ofertada aos seguintes grupos prioritários:

Crianças menores de 5 anos;
Povos indígenas maiores de 5 anos de idade (sem histórico vacinal com pneumo conjugada);
Idosos com 60 anos ou mais acamados e/ou institucionalizados;
Pessoas com condições clínicas especiais, atendidas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs).

Durante o período de transição, o esquema vacinal básico para a criança seguirá o seguinte modelo: uma dose da Pneumo 20 aos 2 meses de idade; uma dose da Pneumo 10 aos 4 meses, e uma dose de reforço da Pneumo 20 aos 12 meses, respeitando o intervalo mínimo de 60 dias entre a segunda dose e o reforço. As vacinas VPC13 e VPP23 serão utilizadas em estratégias diferenciadas até a finalização dos estoques.

Essa estratégia será mantida até o término dos estoques da Pneumo 10. Após o esgotamento dessas doses, o esquema vacinal passará a utilizar exclusivamente a Pneumo 20. Por meio da Caderneta Digital de Saúde da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital, pais, mães e responsáveis podem acompanhar, em tempo real, o histórico de vacinação.

Plenária itinerante dá início à 6ª edição do projeto “Nossa Casa é de Todos” na Regional 7


A 6ª edição do programa “Nossa Casa é de Todos” realiza mais uma sessão plenária itinerante nesta quinta-feira, 25, na Escola de Ensino Profissional (EEEP) Jaime Alencar de Oliveira, localizada na Av. Rogaciano Leite, n° 2285, no bairro Engenheiro Luciano Cavalcante (Regional 7). O início dos trabalhos está marcado para as 9h.

O momento vai proporcionar aos jovens e moradores da região uma vivência prática do funcionamento do Poder Legislativo

Durante a sessão, o público poderá acompanhar de perto o rito dos debates legislativos, a apresentação e elaboração de propostas, além de compreender melhor o papel dos vereadores na construção de políticas públicas que impactam diretamente o dia a dia de Fortaleza.

Aqueles que não puderem comparecer à sessão de quinta-feira poderão acompanhar a transmissão pelos canais oficiais da CMFor: rádio Fortaleza FM (90.7), TV Câmara Fortaleza (Canal 7.2) e canal oficial da CMFor no YouTube.

Após a abertura oficial com a sessão plenária na quinta-feira, o projeto estende sua programação no sábado (27), na pracinha do bairro Sapiranga. No local, a população terá acesso a um mutirão de serviços gratuitos essenciais, que incluem desde a emissão de documentos básicos (como a Carteira de Identidade Nacional – CIN, CPF e cartões de transporte) até consultas médicas preventivas com clínico geral e pediatra.

Já no sábado, a ação contará com o suporte da Ouvidoria da Câmara, orientações jurídicas da Defensoria Pública, feira do empreendedor local, além de uma programação cultural e de lazer voltada para todas as idades.

Serviço

6ª Edição do “Nossa Casa é de Todos” – Sessão Plenária Itinerante:

Data: Quinta-feira, 25 de junho de 2026

Horário: 9h

Local: EEEP Jaime Alencar de Oliveira

Endereço: Av. Rogaciano Leite, n° 2285 – Engenheiro Luciano Cavalcante (Regional 7)

Salitre em Foco: Resultados da Pesquisa da Estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA)



A Prefeitura de Salitre deu um passo importante na consolidação de suas políticas sociais. Por meio de uma articulação estratégica entre a Secretaria da Igualdade Racial e a Secretaria da Proteção Social do Estado, o município realizou o encontro de apresentação e socialização do relatório da pesquisa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, no âmbito da Estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA).

Tendo Salitre como o município central do estudo, o relatório final traz diagnósticos profundos, reflexões essenciais e aponta as potencialidades locais. Esses dados servem como base sólida para fortalecer a construção de políticas públicas ainda mais inclusivas, com foco absoluto na promoção da equidade racial desde os primeiros anos de vida.

O evento de apresentação não foi apenas uma prestação de contas, mas um espaço de planejamento unificado. O encontro reuniu a gestão municipal e as equipes técnicas das pastas de Educação, Saúde, Proteção Social e Cultura.

O objetivo central é reafirmar o compromisso da gestão com o desenvolvimento integral das crianças e consolidar uma rede intersetorial capaz de combater o racismo estrutural na raiz.

Polícia Federal prende filho de Bebeto Queiroz, ex-prefeito de Chorói; que continua foragido


A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (24), o filho do ex-prefeito de Choró, Carlos Alberto Queiroz Pereira, o "Bebeto de Choró". Daniel Queiroz foi preso em flagrante pelo crime de lavagem de dinheiro.Outros familiares de Bebeto do Choró também seriam alvos.

Em 2024, Daniel Queiroz compareceu à diplomação do pai como prefeito de Choró após uma procuração autorizar que o filho o represente na cerimônia. Foram apreendidos documentos que serão analisados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

O MPE, por meio da 3ª Promotoria Eleitoral de Fortaleza, e a PF realizaram o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão expedidos pelo juízo da 3ª Zona Eleitoral de Fortaleza, no âmbito da investigação criminal conjunta contra o ex-prefeito de Choró. As diligências continuam ao longo do dia.

O político segue foragido desde o dia 5 de dezembro de 2024, quando a Polícia Federal cumpriu mandado de prisão preventiva, na Operação Vis Occulta. Bebeto chegou a ser preso depois da eleição do ano passado, em outra ação do Ministério Público. Foi solto e, dias depois, quando as autoridades foram buscá-lo novamente em outra operação, já não o encontraram. Desde então, o paradeiro segue desconhecido e as investigações prosseguem em diferentes esferas.


Tenda Lilás chega ao Juaforró 2026 para fortalecer combate à violência contra a mulher


A partir desta quarta-feira, 24 de junho, primeiro dia do Festival Juaforró 2026, Juazeiro do Norte receberá a Tenda Lilás, iniciativa voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher. A ação é realizada pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e de Cultura, com o apoio de diversos órgãos da rede de proteção e defesa dos direitos das mulheres.

A Tenda Lilás funcionará durante todos os dias do Juaforró 2026, das 20h às 00h. Além disso, a Tenda também terá presença garantida em futuros festivais culturais promovidos pelo município, ampliando o alcance das ações de conscientização e acolhimento.

Durante o funcionamento da estrutura, a população terá acesso a orientações, informações sobre direitos e divulgação dos canais de denúncia, como o Ligue 180.

Entre os serviços oferecidos estão rodas de conversa, distribuição de material informativo, oficinas educativas e encaminhamento de casos para a rede de proteção e atendimento às mulheres.

A ação contará com a participação de diversos órgãos e instituições que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, fortalecendo o atendimento e a orientação ao público. Entre os parceiros estão a Patrulha Maria da Penha, o Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV), a Casa da Mulher Cearense, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a Defensoria Pública do Ceará, o Juizado de Violência Doméstica, a OAB Ceará, a Unidade de Acolhimento para Mulheres e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDEM).

A expectativa é que a Tenda Lilás contribua para expandir a prevenção, acolhimento e os canais de denúncias para a população em casos de violência de gênero, garantindo um ambiente mais seguro para as mulheres durante os festejos do Juaforró.

Com apoio do deputado Yury do Paredão, mutirão de varizes vai atender 600 pessoas no Instituto Dra. Yanny Brena



Iniciativa busca ampliar o acesso da população a procedimentos especializados e será realizada nos dias 25 e 26 de julho_

O Instituto Dra. Yanny Brena realizará, nos dias 25 e 26 de julho, mais uma edição do programa Cuidar para Viver Bem, promovendo um mutirão de tratamento de varizes que ofertará 600 procedimentos gratuitos à população. A ação conta com o apoio do deputado federal Yury do Paredão (MDB) e tem como objetivo ampliar o acesso a serviços especializados em saúde vascular. A iniciativa dá continuidade às ações já desenvolvidas pelo Instituto na área, beneficiando centenas de pacientes da região.

Os atendimentos serão realizados por equipe especializada, com foco em oferecer mais qualidade de vida a pessoas que sofrem com dores, inchaço e outros problemas causados pelas varizes. O mutirão busca contribuir para a redução da demanda reprimida na área da saúde, garantindo mais resolutividade para quem aguarda atendimento.

Para o deputado Yury do Paredão, iniciativas como essa representam um importante investimento que impacta diretamente a vida das pessoas.

“Nosso compromisso é continuar ampliando o acesso à saúde. Esse mutirão representa mais qualidade de vida, bem-estar e cuidado para quem mais precisa desse atendimento”, ressaltou o parlamentar.

Os interessados devem realizar agendamento prévio, presencialmente no Instituto Dra. Yanny Brena ou por meio dos números de WhatsApp (88) 99994-1515 e (88) 99998-1515. Os atendimentos serão organizados por ordem de cadastro e conforme avaliação da equipe responsável.

O Instituto Dra. Yanny Brena foi inaugurado em novembro de 2023 e, desde então, tem desenvolvido ações filantrópicas e assistenciais nas áreas de saúde, cidadania e inclusão social.

Serviço

Mutirão de Varizes – Programa Cuidar para Viver Bem

Data: 25 e 26 de julho

Local: Instituto Dra. Yanny Brena – Rua Maria dos Santos Rodrigues, 717, Betolândia, Juazeiro do Norte

Agendamentos: (88) 99994-1515 e (88) 99998-1515 ou presencialmente no Instituto

Governador Elmano virá a Campos Sales para inauguração do Hospital Municipal

 


Confirmado!

O governador Elmano de Freitas confirmou presença nesta segunda-feira (29), na inauguração do Hospital Municipal de Campos Sales. A solenidade, antes agendada para 16h será antecipada para 9h a pedido do governador. O prefeito Moésio Loiola tem as informações. Confira no vídeo abaixo:




Câmara de Juazeiro do Norte debate Zona Azul, infraestrutura urbana e saúde pública


A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (23), mais uma Sessão Ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. A reunião foi marcada por debates sobre mobilidade urbana, infraestrutura, saúde pública e transparência na gestão municipal, além de uma homenagem à trajetória cultural do Juaforró, que completa 25 anos de história.

Durante o Pequeno Expediente, o vereador Boaz David (PL) fez um apelo ao prefeito de Juazeiro do Norte e à Secretaria Municipal de Segurança Pública para que seja revisto e revogado o atual modelo de funcionamento da Zona Azul no município. Já o vereador Bilinha (PT) solicitou que a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) envie uma equipe à Rua Cícero Miguel, no bairro Tiradentes, para avaliar uma lombada construída durante o período chuvoso e que, segundo moradores, vem dificultando a circulação de veículos e pedestres.

Durante os requerimentos verbais, os vereadores apresentaram uma série de solicitações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e dos serviços públicos. Entre os pedidos, destacaram-se reparos em vias públicas, serviços de capinação, limpeza, iluminação, recolhimento de lixo e entulhos, além de intervenções em redes de esgoto e abastecimento de água. Também houve solicitação para que a Guarda Civil Metropolitana intensifique a fiscalização da venda e utilização de fogos de artifício no município.


No Grande Expediente, a tribuna da Casa foi ocupada pelo ator, escultor, dramaturgo e um dos idealizadores do Juaforró, Raimundo Nonato Alves, o Nonato Fred. O artista relembrou a criação do tradicional evento junino de Juazeiro do Norte, que celebra 25 anos em 2026, e compartilhou momentos marcantes de sua trajetória. Durante a participação, anunciou o lançamento de um cordel de sua autoria que contará a história do Juaforró, contribuindo para a preservação da memória cultural do município. Os vereadores destacaram a relevância do evento para a identidade cultural juazeirense e reconheceram a contribuição de Nonato Fred para a valorização das tradições populares.


Ainda no Grande Expediente, a saúde pública municipal esteve no centro dos debates. O vereador Capitão Vieira (MDB) comentou sobre uma ação civil pública movida pelo Ministério Público envolvendo pedidos de esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos da saúde em Juazeiro do Norte. O vereador Vinícius Duarte (PSD) chamou atenção para a situação de pacientes internados na UPA Lagoa Seca aguardando cirurgias há vários dias. Já o vereador Vandinho Pereira (PP) ressaltou que o município possui reconhecimento com selo ouro em transparência, mas ouviu ponderações de outros parlamentares que defenderam a necessidade de ampliar o acesso às informações públicas.

Diante das discussões, Vandinho convidou os vereadores para uma visita conjunta à Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de acompanhar de perto a aplicação dos recursos e fortalecer a fiscalização do Legislativo. Em resposta aos questionamentos, o líder do governo na Câmara, vereador Rafael Cearense (Podemos), afirmou que as recomendações emitidas pelo Ministério Público não possuem caráter condenatório e que as questões apontadas decorrem de uma falha técnica já identificada e em processo de correção pela administração municipal.