terça-feira, 23 de junho de 2026

Feira Marias do Juá participa do Festival Juaforró de 24 a 28 de junho


A Feira Marias do Juá integrará a programação do Festival Juaforró, que acontecerá de 24 a 28 de junho, no Parque de Eventos Padre Cícero. O espaço funcionará das 18h às 22h, localizado próximo à cidade cenográfica, aos quiosques, bares e restaurantes. O projeto é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria (SEDETUR), por meio da Diretoria de Empreendedorismo.

No local, serão comercializados produtos de diversos segmentos, como crochê, macramê, artesanato, bijuterias e comidas típicas, além de itens voltados à economia criativa. A iniciativa busca incentivar, fortalecer e profissionalizar o empreendedorismo feminino, promovendo a geração de renda e a valorização do trabalho das mulheres.

Ao todo, 43 empreendedoras estão inscritas para expor e comercializar seus produtos durante os cinco dias de festa. O Festival Juaforró promete celebrar a cultura nordestina com shows, apresentações culturais, gastronomia e espaços dedicados à valorização da produção artística e da economia criativa de Juazeiro do Norte.

Embora o número de participantes varie de acordo com cada ação ofertada pelo município, o projeto já impactou mais de 2 mil mulheres desde sua criação, em 2023. Atualmente, cerca de 180 empreendedoras permanecem engajadas ativamente nas feiras e demais atividades da iniciativa.

Racha no PL acirra disputa na base evangélica e coloca Ciro Gomes e Eduardo Girão na briga pelo apoio bolsonarista no Ceará




A disputa interna no PL do Ceará ganhou novos contornos e expõe um racha cada vez mais profundo dentro da legenda, especialmente entre lideranças da base evangélica. O embate envolve não apenas o posicionamento do partido na sucessão estadual de 2026, mas, sobretudo, a definição dos nomes que disputarão o Senado Federal.

De um lado, o grupo liderado pelo deputado federal André Fernandes defende uma aliança do PL com o pré-candidato ao Governo do Estado, Ciro Gomes (PSDB). Como contrapartida ao apoio, André trabalha para viabilizar a candidatura do pai, o deputado estadual e pastor Alcides Fernandes, a uma das vagas ao Senado.

OUTRO LADO

O campo oposto a André Fernandes, que é integrado por lideranças ligadas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, articula um caminho diferente para o partido. O grupo busca aproximar o PL do senador Eduardo Girão (NOVO), pré-candidato ao Governo do Ceará, e defende o nome da deputada federal Priscila Costa para a disputa ao Senado.

Priscila, que possui forte atuação junto ao segmento evangélico, conta com o respaldo político de Michelle e passou a ser apontada como uma das principais representantes do bolsonarismo no Ceará.

NOVO E PSDB DE OLHO

Os repórter Isac Rancine e Carlos Silva, ao participarem, nesta terça-feira (23), do Jornal Alerta Geral, abordam as nuances que marcam a caminhada do PL rumo às eleições de 2016 no Ceará. O racha no partido está configurado e pauta a agenda da oposição ao Palácio da Abolição.

A crise interna é acompanhada com atenção por dirigentes do PSDB e do NOVO. Os tucanos aguardam a definição do PL para saber se a legenda integrará, de fato, o palanque de Ciro Gomes.

GIRÃO SOBE O TOM

De olho no eleitorado conservador e bolsonarista, Eduardo Girão elevou o tom das críticas ao grupo comandado por André Fernandes. O senador afirmou que Priscila Costa estaria sendo preterida dentro do partido em razão de um projeto político familiar.

“O projeto do lado de lá é totalmente familiar”, acusa Girão, em referência ao deputado André Fernandes e ao pastor Alcides.

Ao defender a participação de Priscila na chapa majoritária, Girão destacou o perfil da parlamentar e afirmou que ela reúne as características necessárias para exercer um mandato independente no Senado.

“Priscila seria um sonho de ver na chapa, porque tenho certeza de que ela não seria engolida pela máquina de triturar do Senado. Ela tem altivez e demonstra isso em todos os mandatos que exerceu, seja na Câmara Municipal, seja na Câmara Federal. Ela não se deixa intimidar”, afirmou.

Com o avanço das articulações para 2026, a disputa pelo comando da base evangélica e pela hegemonia do eleitorado bolsonarista promete intensificar ainda mais o racha interno no Partido Liberal no Ceará.

Lideranças estaduais do PL tentam, em meio aos conflitos internos, administrar a agenda a ser cumprida, no dia 10 de julho, em Fortaleza, pela ex-primeira-dama Michele Bolsonaro e pelo pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro.

Durante o encontro, o PL apresentará os nomes de candidatos e a candidatas à Assembleia Legislativa, às Câmara Federal e ao Senado. Há expectativa de que, nessa data, o PL sinalize qual rumo adotará na disputa ao Governo: se irá fechar aliança com o PSDB ou com o NOVO.
(Ceará Agora).

Polícia Federal investiga fraudes em contratos de merenda escolar e cumpre mandados em Aracati, Fortim e Beberibe



A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a "Operação Despensa Vazia" para investigar um suposto esquema de fraudes em licitações e desvios de recursos públicos federais destinados à compra de alimentos para secretarias municipais no Ceará. A ação cumpre sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Fortim, Aracati e Beberibe, no Litoral Leste do Estado.

A operação é realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e tem como objetivo aprofundar as investigações sobre possíveis irregularidades na contratação de empresas responsáveis pelo fornecimento de gêneros alimentícios para órgãos municipais.

Os mandados foram expedidos pela 16ª Vara da Justiça Federal. Segundo a PF, as buscas têm como finalidade recolher documentos, equipamentos eletrônicos e outras mídias que possam auxiliar na identificação dos envolvidos e no rastreamento da destinação dos recursos públicos repassados pela União.

Empresa sob suspeita

De acordo com as investigações, iniciadas em 2025, uma empresa que não possuía estrutura logística e operacional compatível com os contratos firmados teria participado de processos licitatórios e recebido recursos públicos. Além disso, foram identificadas movimentações financeiras consideradas atípicas, que agora são analisadas pelos investigadores.

A Polícia Federal apura se houve direcionamento de licitações, superfaturamento ou outras irregularidades relacionadas à execução dos contratos.

O nome "Despensa Vazia" faz referência à suposta incompatibilidade entre os contratos de fornecimento de alimentos firmados com órgãos públicos e a capacidade operacional apresentada pela empresa investigada para cumprir os serviços contratados.

Crimes investigados

Os investigados poderão responder, em tese, pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal informou que as investigações continuam e que o material apreendido durante a operação será analisado para identificar a participação de cada envolvido e eventuais desvios ou apropriações indevidas de recursos públicos.

Crato Junino 2026: São João Comunitário leva tradição e integração aos bairros e comunidades com apoio da Secult



O São João Comunitário, uma das ações que integram o Crato Junino 2026, segue levando cultura, tradição e valorização das manifestações populares para diversos bairros e comunidades do município. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, através de edital de incentivo que fortalece a realização dos festejos juninos promovidos por grupos, associações e coletivos culturais locais.

A programação foi iniciada no último dia 20 de junho com a apresentação da Quadrilha Arraiá da Tradição, do Seminário, que abrilhantou a abertura do São João Comunitário, reunindo público e mantendo viva uma das mais importantes expressões da cultura popular nordestina.

Ao longo das próximas semanas, moradores e visitantes poderão acompanhar uma série de eventos distribuídos em diferentes localidades, promovendo integração comunitária, fortalecimento da identidade cultural e incentivo às tradições juninas.

Entre os destaques da programação estão o Arraiá Sagrada Família, que celebra 25 anos de história; o tradicional Festival Junino do Alto da Penha, que chega à sua 39ª edição; além de festejos realizados em comunidades rurais e urbanas, reafirmando o caráter democrático e descentralizado do Crato Junino.

O apoio concedido por meio do edital da Secretaria Municipal de Cultura possibilita que grupos comunitários ampliem suas ações culturais, garantindo estrutura e incentivo para a realização das festividades. A iniciativa fortalece a economia criativa, valoriza artistas, brincantes e produtores culturais, além de preservar tradições que fazem parte da identidade do povo cratense.



Confira a programação do São João Comunitário 2026:

23 de junho

Arraiá Sagrada Família - 25 Anos de Tradição

Local: Rua Sagrada Família com Bárbara de Alencar

Horário: 18h

Organização: Grupo Os Brincantes


25 de junho

Quadrilha Luar da APAE

Local: APAE Crato

Horário: Período da manhã

Organização: APAE



27 de junho

Festejo da Batateira

Local: Rua Fernando Feitosa, 82 - Gizélia Pinheiro

Horário: 17h

Organização: Associação Esportiva e Cultural Batateira



39º Festival Junino do Alto da Penha

Local: Rua Bruno de Menezes, S/N - Alto da Penha

Horário: 18h

Organização: Júlio do Mastruz



São Pedro do Mestre Chico Caboclo

Local: Sítio Currais

Horário: 18h30

Organização: Mestre Chico Caboclo



Arraial do Nordeste

Local: Avenida Ângelo Figueiredo, nº 34 - Vila Nova Belo Horizonte

Horário: 18h30

Organização: Ivaneide Leandro Menezes



São João do Zacarias Gonçalves

Local: Praça Vicente Pintado

Horário: 20h

Organização: Suenia Cassia



28 de junho

Festa Junina do Sítio Coqueiro 2026

Local: Sítio Coqueiro

Horário: 17h

Organização: Associação dos Moradores do Sítio Coqueiro



Forró de São Pedro

Local: Sítio Carrapato

Horário: 20h30

Organização: Grupo Uinuerê



29 de junho

Arraiá da Casa Luz

Local: Casa Luz

Horário: 18h

Organização: Casa Luz



04 de julho

6º Arraiá Arte Vida

Local: Rua São Paulo, nº 296 - Muriti

Horário: 18h30

Organização: Arte e Vida

Abertas inscrições para o Festival Terreiro Cariri - Etapa Ceará Junino 2026 – Cariri, até o dia 27 de junho



Fortalecer a cultura junina no território do Cariri, promover a circulação de quadrilhas e incentivar a formação de novos brincantes. Esses e outros objetivos movem o Festival Terreiro Cariri, que acontecerá de 09 a 12 de julho, no Centro Cultural do Cariri, evento que está com inscrições abertas para a Etapa Ceará Junino 2026 – Cariri.

Aos interessados, as inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 27 de junho, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKF-W1u7wQ6tzbZtXhyl2B5qJO7j4Hz8eYNu8_bASxjfqeww/viewform?usp=publish-editor

Para participar, os grupos devem seguir alguns critérios, entre eles, quadrilhas adultas o mínimo é de 12 pares de brincantes, apresentação de tema definido, menores de 18 anos só podem integrar quadrilhas adultas mediante autorização dos responsáveis, informar o quantitativo de brincantes no ato da inscrição, e indicar um representante maior de 18 anos.

O sorteio da ordem de apresentação dos grupos será realizado no dia 03 de julho, às 16h, na sede da SCAN, com presença obrigatória de um representante maior de 18 anos.

O projeto ainda prevê programação cultural gratuita com apresentações competitivas de quadrilhas juninas, aliadas às ações formativas e de salvaguarda dos saberes tradicionais. Ele se consolida como uma ação fundamental para a política de patrimônio cultural do Estado do Ceará ao promover não apenas a difusão, mas também a salvaguarda ativa das tradições juninas.

Salitre realiza primeiro mutirão para inserção do Implanon


A Secretaria Municipal de Saúde de Salitre, realizou o primeiro mutirão para inserção do Implanon, método contraceptivo seguro e de longa duração. Neste primeiro momento, o município recebeu uma quantidade limitada de dispositivos, cuja oferta segue critérios de elegibilidade. O público prioritário contempla mulheres de 14 a 25 anos, considerando fatores de vulnerabilidade social, como baixa renda, baixa escolaridade e histórico de gestação nessa faixa etária.

Durante esse primeiro mutirão, 45 mulheres foram contempladas com a inserção do Implanon. A ação representou um importante avanço na ampliação do acesso aos direitos sexuais e reprodutivos.

A Secretaria de Saúde informa que, à medida que novas remessas do dispositivo forem enviadas ao município, a oferta do serviço será ampliada de forma gradativa. As mulheres que se enquadram nos critérios estabelecidos e têm interesse em utilizar o método devem procurar a Unidade Básica de Saúde de sua área de referência para passar por uma consulta de planejamento reprodutivo.

Após a avaliação, as pacientes elegíveis serão inseridas na lista de espera e convocadas conforme a disponibilidade de novos implantes. Com essa iniciativa, a administração municipal reafirma o compromisso de continuar trabalhando para garantir cuidados especializados e saúde de qualidade para toda a população.

Série da Netflix traz relato sobre o tricampeonato do Brasil que vai muito além dos campos


Com a Copa do Mundo em andamento até o dia 19 de julho, uma verdadeira indústria temática toma nosso País, por meio de documentários, filmes, livros e revistas especializadas, dentre outros produtos. Entre uma partida e outra, é possível apreciar no streaming uma preciosidade: a série “Brasil 70: A Saga do Tri”, de cinco episódios, da Netflix. Dirigida por Paulo Morelli, Pedro Morelli e Quico Meirelles, a série se debruça sobre o Mundial de 1970, em que o Brasil sagrou-se tricampeão, e o faz com grande apuro técnico, roteiro eficiente e ótimas atuações.


Por uma feliz coincidência, o México, uma das sedes do Mundial de 2026, abrigou a Copa realizada há 56 anos – o que transforma a nostalgia em expectativa de que o triunfo brasileiro se repita. A trama mostra como durante a Ditadura Militar, enquanto estávamos sob censura, repressão e tensão política, a Seleção embarcou para o México com a cobrança de provar ser capaz de chegar ao tricampeonato, após o fiasco de 1966 (quando ocupou apenas a 11.ª colocação), após as conquistas de 1958 e 1962.

“Brasil 70: A Saga do Tri” vai além do que se passa nos campos, ao tratar do contexto político que o Brasil vivia em 1970. Tendo como um dos protagonistas o então técnico João Saldanha (Rodrigo Santoro), um jornalista então integrante dos quadros do Partido Comunista Brasileiro (PCB) – portanto, opositor do regime vigente –, a série mostra como sob sua liderança foi escalada a seleção, diante de grande vigilância do governo Emílio Garrastazu Médici (1969-1974).

João Saldanha (Rodrigo Santoro), o jornalista do PCB que escalou o time de 1970 | Fotos: Divulgação/Netflix

Os conflitos decorrentes do posicionamento político de Saldanha, que culminam na sua substituição por Zagallo (Bruno Mazzeo), são esmiuçados, bem como as relações interpessoais dos atletas cuja principal estrela era Pelé (Lucas Agrícola). Tão hábil quanto na abordagem temática entre o que rola nas partidas e o cenário político brasileiro, a série faz de forma equilibrada a divisão de espaço entre os protagonistas: o foco se alterna entre Saldanha, Zagallo e Pelé no decorrer dos episódios, com grandes atuações de Santoro, Mazzeo e Agrícola, respectivamente. A fotografia granulada, muito fiel às imagens dos anos 1970, e a montagem são itens que também merecem nota.

Mas é, sem dúvida, com a bola em campo que a série nos conquista. Acompanhei a série com minha filha Sara, de sete anos, e as reações dela às estilizadas reconstituições das partidas, sobretudo dos gols que levaram o Brasil ao tricampeonato, eram tão festivas quanto às de quem acompanha um jogo ao vivo. Com apuro técnico notável, as cenas encantam, muitas vezes, oscilando entre cortes precisos e jogadas mostradas em câmera lenta, traduzindo o empenho dos jogadores em campo e a emoção da torcida. É um resultado que atinge em cheio as gerações que ainda não viram o Brasil vencer uma Copa do Mundo.

A série é hábil em nos mostrar que a luta pela democracia é permanente, e persiste não apenas a cada quatro anos, quando se busca um novo campeonato – ela se renova a cada dia.

Serviço: “Brasil 70: A Saga do Tri”. Série em seis episódios dirigida por Paulo Morelli, Pedro Morelli e Quico Meirelles. Elenco: Rodrigo Santoro, Bruno Mazzeo, Lucas Agrícola, Gui Ferraz, Ravel Andrade, Caio Cabral e Julia Stockler. Disponível na Netflix.

(Salomão Castro/ACI)

Polícia Federal faz operação contra Digimais, banco de Edir Macedo; R$ 670 milhões são bloqueados


A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem, que mira a cúpula do Banco Digimais, instituição controlada pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Ao todo, mais de 50 policiais federais saíram às ruas para cumprir nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo.


Além de autorizar as buscas, a Justiça determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e o bloqueio de bens e valores de até R$ 670,3 milhões.

Michelle Bolsonaro volta a atacar aproximação entre PL e Ciro e deflagra cruzada em defesa da aliança com Eduardo Girão



A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro voltou a criticar as articulações do PL no Ceará para uma possível aliança com o pré-candidato ao Governo do Estado, Ciro Gomes (PSDB). As declarações reacendem um debate que já provocou divergências dentro do grupo bolsonarista e colocou em xeque as negociações conduzidas por lideranças do partido no Estado.

Michelle, em publicação das redes sociais, contestou o argumento de que uma eventual composição entre PL e Ciro teria como objetivo principal derrotar o PT no Ceará. Segundo ela, essas tratativas não estariam relacionadas apenas ao enfrentamento político ao partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Nunca foi para tirar o PT, e sim por projetos de poder”, escreveu a ex-primeira-dama, sem declinar nomes, mas em um recado ao deputado federal André Fernandes que fez um acordo com Ciro para o pai, deputado estadual Alcides Fernandes, receber o apoio na disputa ao Senado.

A manifestação de Michele surge poucos dias após o pré-candidato do NOVO ao Governo do Estado, Eduardo Girão, direcionar críticas com o mesmo teor ao acordo entre André e Ciro. Michele quer o PL no palanque de Girão, um aliado histórico e leal ao ex-presidente Bolsonaro.

Michelle também informou que gravou um vídeo sobre o assunto e sinalizou que pretende divulgar novas críticas à aproximação entre o PL e o tucano. A ex-primeira-dama tem agenda no dia 10 de julho, em Fortaleza, para oficializar a pré-candidatura da deputada federal Priscila Costa ao Senado.

Em outra publicação, Michele compartilhou trecho de entrevista concedida por Ciro Gomes à revista Veja, na qual o pré-candidato ao Governo do Ceará reafirma as divergências com o bolsonarismo.

“A nossa desavença nacional com o PL é insuperável. Apoiar Flávio Bolsonaro não está em discussão. Se estivesse, nós não tínhamos nem sentado para conversar sobre a aliança regional”, afirmou Ciro. Em meio aos conflitos internos, Michele lançou uma cruzada para o PL do Ceará fechar aliança com o NOVO. (Ceará Agora)

Receita Federal libera consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda


A Receita Federal abre hoje (terça-feira, 23), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026. Crédito bancário de R$ 16 bilhões será feito no decorrer do dia 30 de junho. No Ceará, valor chega a R$ 427 milhões. O montante equivale ao mesmo valor do primeiro lote de restituição do IRPF 2026, pago no dia 29 de maio deste ano. No Brasil,  9.585.797 contribuintes foram contemplados, sendo 218.280 declarações no Ceará. 

O pagamento dos dois lotes somados devem alcançar 80% do total estimado de restituições no ano.Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no MundoSerão contemplados 18,3 milhões de contribuintes, considerando a soma dos dois primeiros lotes de 2026, no valor total de R$ 32 bilhões.

Ceará recebe mais de 29 mil doses da vacina Pneumo 20 para crianças de até 5 anos




Vacinação já está disponível em todo o país. Imunizante incorporado ao SUS protege contra 20 sorotipos da bactéria causadora de doenças graves, como pneumonia e meningite

Crianças menores de 5 anos que não completaram o esquema vacinal já podem ser vacinadas pelo SUS com a vacina Pneumo 20, que protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococcus, causadora de doenças graves como pneumonia e meningite. A estratégia nacional de imunização foi lançada no último fim de semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O Ceará recebeu um lote inicial de 29.140 doses do imunizante para aplicação em todo o estado.


“Estou muito feliz de a gente poder transformar essa vacinação em realidade. Eu pude ver as primeiras bebezinhas, com dois meses de idade, já sendo protegidas com essa vacina, que é uma vacina que protege contra 20 tipos dessa bactéria, que é o pneumococcus. E como essa vacina é muito mais ampla do que a que a gente utilizava, ela vai proteger ainda, contra pneumonia grave e contra meningite”, destaca Padilha.

Saiba mais: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias-para-os-estados/ceara/2026/junho/ceara-recebe-mais-de-29-mil-doses-da-vacina-pneumo-20-para-criancas-de-ate-5-anos

Festival Juaforró reúne música, cultura, artesanato e gastronomia no Parque de Eventos Padre Cícero a partir desta quarta-feira, 24


O Parque de Eventos Padre Cícero será palco, a partir desta quarta-feira, 24, do Festival Juaforró. O evento promete cinco dias de celebração da cultura nordestina, com shows, apresentações culturais, gastronomia típica, artesanato e espaços dedicados à valorização da produção artística e da economia criativa de Juazeiro do Norte.

Os portões serão abertos diariamente às 17h30. As atividades culturais terão início às 18h, no Palhoção e no Terreiro Cultural, e às 19h, na Cidade Cenográfica. Os espaços receberão apresentações de artistas regionais, grupos culturais, atores e músicos, proporcionando ao público uma imersão nas tradições juninas e na identidade cultural do município.

Próxima à Cidade Cenográfica, a Feira Marias do Juá funcionará das 18h às 22h. O espaço reunirá empreendedoras locais que irão comercializar produtos de artesanato, gastronomia e economia criativa, fortalecendo o protagonismo feminino e incentivando a produção local.

A expectativa da Secretaria Municipal de Cultura é que cerca de 200 mil pessoas passem pelo Parque de Eventos Padre Cícero durante os cinco dias de programação. Para ampliar o acesso do público, toda a programação do palco principal será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura de Juazeiro do Norte no YouTube.

No primeiro dia do festival, 24 de junho, também haverá a transmissão do jogo da Copa do Mundo entre Brasil e Escócia, às 19h.

A entrada no Festival Juaforró é gratuita. O público poderá contribuir, de forma voluntária, com a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado a ações sociais no município.

Além dos shows, o evento também contempla apresentações de quadrilhas juninas e festejos na zona rural, que serão realizados após a programação no Parque de Eventos Padre Cícero.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Com apoio de Yury do Paredão, Acopiara inaugura Restaurante Popular


Novo equipamento público reforça o enfrentamento da insegurança alimentar no município_

O deputado federal Yury do Paredão não para. Nesta segunda-feira (22), em Acopiara, o parlamentar participou da entrega do Restaurante Popular, em Acopiara, Região Centro-Sul. A iniciativa é voltada ao fortalecimento da segurança alimentar e ao combate à fome. A entrega do equipamento contou com o apoio do deputado federal Yury do Paredão e com a presença do prefeito Dr. Vilmar, marcando mais um avanço nas políticas públicas voltadas à população.

O Restaurante Popular tem como objetivo garantir refeições de qualidade a preços acessíveis, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade social e promovendo mais dignidade no acesso à alimentação diária. O equipamento passa a integrar a rede de políticas públicas do município voltadas à proteção social e à redução das desigualdades.

Durante a inauguração, o deputado federal Yury do Paredão destacou a importância de investimentos que cheguem diretamente à população e contribuam para melhorar a qualidade de vida das família.

“Ver um equipamento como esse em funcionamento é saber que muitas famílias vão ter mais dignidade na mesa. Nosso mandato tem um compromisso firme com a pauta social, e seguimos trabalhando para que iniciativas como o Restaurante Popular cheguem e beneficiem diretamente a população”, afirmou o parlamentar.

A inauguração reuniu autoridades, lideranças políticas e moradores, que acompanharam a entrega do novo espaço e celebraram a chegada de um serviço considerado essencial para muitas famílias do município.

Ex-prefeito de Salitre, Dodó de Neoclides tem contas referente ao exercício 2021 desaprovadas na Câmara Municipal



O ex-prefeito de Salitre, Dodó de Neoclides (PSB), sofreu novo revés na última sexta-feira (19). O plenário da Câmara Municipal de Vereadores votou o julgamento das contas de gestão referentes ao exercício de 2021. Com um placar de 5 votos a favor da reprovação e 5 contrários, o Legislativo confirmou o parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE), resultando na desaprovação das contas.

Com essa decisão, o ex-gestor passa a acumular três condenações que impactam seus direitos políticos:
Uma condenação eleitoral em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que determinou 8 anos de inelegibilidade por abuso de poder político no TER, (ainda cabe recurso junto ao TSE);
Duas reprovações de contas de gestão pelo TCE, confirmadas pela Câmara Municipal, referentes aos exercícios de 2021 e 2022.

As contas relativas aos anos de 2023 e 2024 ainda aguardam tramitação e julgamento pelos órgãos competentes.

O mandato de Dodó de Neoclides (2021–2024) foi marcado por tensões institucionais, incluindo o cumprimento de mandados de busca e apreensão e operações policiais na sede da prefeitura.

No âmbito político, o ex-prefeito enfrentou dificuldades para manter a base aliada no Legislativo após as eleições de 2024. Ele chegou ao Executivo após capitalizar sobre dissidências internas do PT local e receber o apoio do então prefeito Rondilson (PT). Contudo, divergências políticas posteriores levaram ao rompimento com seu principal padrinho político.

Sem uma coligação consolidada e enfrentando o desgaste de sua gestão, Dodó tentou a reeleição em 2024, mas foi derrotado nas urnas justamente pelo grupo liderado por Rondilson.

Justiça determina que Prefeitura de Juazeiro do Norte e Organização Social garantam transparência na gestão de unidades de saúde




Após Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Ceará, a Justiça decidiu nesta segunda-feira (22/06), em caráter liminar, que a Prefeitura de Juazeiro do Norte e o Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB), organização social (OS) responsável por administrar estabelecimentos de saúde no município, regularizem, em até 60 dias, a transparência dos contratos de gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do Limoeiro e do Hospital e Maternidade São Lucas. A ação foi proposta pela 15ª Promotoria de Justiça da Comarca, após investigação constatar a persistência de omissões na divulgação de dados sobre a aplicação de recursos públicos.

Na decisão, a 1ª Vara Cível de Juazeiro do Norte determinou que a Prefeitura e o IDAB devem implementar um Portal da Transparência específico para os contratos de gestão nº 2021.03.01.01/SESAU e nº 2021.03.01.02/SESAU, referentes às unidades. O site deve permitir a consulta pública e o download de documentos fundamentais como editais de chamamento público, contratos e aditivos na íntegra, metas e indicadores de desempenho, prestações de contas financeiras e a folha de pagamento completa dos profissionais. A Justiça estipulou multa diária de R$500,00, limitada ao montante de R$ 50 mil, em caso de descumprimento injustificado da decisão.

Histórico

O MP abriu inquérito civil para apurar o caso, após o recebimento de um Relatório de Apuração da Controladoria Geral da União (CGU), que apontou “opacidade administrativa” e “transparência deficiente” na gestão das unidades, envolvendo repasses superiores a R$ 46 milhões. A 15ª Promotoria de Justiça verificou que a Prefeitura de Juazeiro do Norte se limitava a fornecer links de acesso restrito e que o IDAB não disponibilizava relatórios de execução e prestação de contas organizadas, dificultando o controle social.

Em setembro de 2025, o Ministério Público chegou a expedir recomendação para sanar as irregularidades. Diante da insuficiência das providências adotadas pelos gestores, o promotor de Justiça André Barroso ajuizou a Ação Civil Pública com pedido de liminar. Segundo o MP, a publicidade dos atos é um dever constitucional, especialmente quando se trata da gestão indireta de serviços essenciais de saúde por entidades privadas, que devem seguir o núcleo essencial dos princípios da Administração Pública.

Alece convoca estagiários aprovados em processo seletivo




A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) inicia, nesta segunda-feira (22/06), a convocação de aproximadamente 160 aprovados no processo seletivo para estágio, realizado em maio deste ano pela Universidade Patativa do Assaré. Os convocados são alunos de diversos cursos de graduação, pós-graduação, técnico, EJA e ensino médio, que passarão a atuar em diferentes setores da Casa.

A convocação ocorre conforme a disponibilidade de vagas nas unidades administrativas da Alece e segue a ordem convocatória prevista no edital do processo seletivo. Além da ampla concorrência, o chamamento observa as políticas de inclusão adotadas pela instituição, contemplando vagas destinadas a pessoas em situação de hipossuficiência econômica, negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Os candidatos convocados receberão comunicação por e-mail ou contato telefônico e deverão encaminhar a documentação exigida para contratação, incluindo documento oficial de identificação, declaração de matrícula atualizada, título de eleitor, certidão de quitação eleitoral e comprovante de endereço. Após essa etapa, será necessária a formalização do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), conforme determina a Lei Federal nº 11.788/2008.

De acordo com o edital, os candidatos terão prazo de até 24 horas para se manifestar após o recebimento da convocação. "Esse processo reforça o compromisso da Alece com a formação de estudantes e com a criação de oportunidades de aprendizagem prática no ambiente legislativo. Agora, orientamos os candidatos aprovados a acompanharem regularmente seus e-mails e contatos telefônicos, para que possam atender às etapas da convocação e efetivar sua contratação dentro dos prazos estabelecidos", afirma Maria Elenice Ferreira, diretora do Departamento de Gestão de Pessoas da Alece.

O resultado oficial pode ser consultado pelo link da Universidade Patativa do Assaré.

Governo do Ceará firma parceria com Campos Sales e mais 26 municípios para ampliar abastecimento de água em zonas rurais


Com a presença de prefeitos cearenses, o Governo do Ceará assinou, nesta segunda-feira (22), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o Termo de Compromisso para a ampliação do abastecimento de água em áreas rurais. A iniciativa, realizada por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), contempla 30 parcerias firmadas em 27 municípios, beneficiando 8.904 famílias, com investimento de R$ 4,79 milhões. Ao todo, 33.123 pessoas serão atendidas pela ação. Entre os municípios atendidos está Campos Sales, no Cariri Oeste.

O evento foi conduzido pelo governador Elmano de Freitas e contou com a presença do presidente da Cagece, Neuri Freitas, e do presidente do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), Marcondes Ribeiro – instituição responsável por levar água tratada e de qualidade às comunidades rurais do Ceará. Também participaram o secretário das Cidades, Negreiros Bastos, além de outras autoridades.

“O dia de hoje é de muita alegria e orgulho. Os recursos já estão disponíveis na Cagece e, nos próximos dias, iniciaremos as obras para garantir o abastecimento de água à população”, assegurou o governador Elmano de Freitas, ao agradecer a parceria dos prefeitos presentes. “Eu sei exatamente o que significa ter água chegando às comunidades e estamos de mãos dadas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos das suas cidades”, acrescentou o governador.

Instituído em 1996, o Sisar tem como objetivo garantir a gestão sustentável dos sistemas de abastecimento de água e saneamento em comunidades rurais. O modelo, que inclui manutenção dos sistemas e capacitação das comunidades, foi ampliado para outras regiões do Ceará a partir de 2001. Atualmente, está presente em 173 municípios, atendendo 2.531 comunidades e beneficiando mais de 1 milhão de pessoas.


Prefeitura de Juazeiro do Norte terá ponto facultativo parcial em 24 de junho



A Prefeitura de Juazeiro do Norte informa que a próxima quarta-feira, 24 de junho, será de ponto facultativo parcial nos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, em alusão ao Dia de São João.

Conforme o Decreto Municipal nº 441, de 3 de janeiro de 2019, o expediente ficará suspenso durante o período da manhã, sendo retomado normalmente a partir do meio-dia.

A medida considera as comemorações tradicionais de São João, uma das manifestações culturais mais populares do país e amplamente celebrada pela população juazeirense.

Os serviços considerados essenciais, cuja paralisação possa comprometer o atendimento à população, funcionarão normalmente durante o período.

Prisão domiciliar de Bolsonaro acaba na quinta (25); decisão cabe a Moraes



Termina na próxima quinta-feira (25) o prazo de 90 dias da prisão domiciliar temporária concedida ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A eventual prorrogação da medida dependerá de decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso e responsável pela execução da pena. Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão no processo em que foi condenado por tentativa de golpe de Estado. A domiciliar foi autorizada por Moraes em março, em caráter humanitário, após avaliação do quadro de saúde do ex-presidente e manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na decisão que concedeu o benefício, Moraes estabeleceu que a situação deveria ser reavaliada ao fim do prazo de 90 dias, inclusive com possibilidade de perícia médica. O período passou a contar em 27 de março, quando Bolsonaro deixou o Hospital DF Star, em Brasília, e retornou para casa.

Histórico da prisão

A pena começou a ser cumprida em 25 de novembro de 2025, após o fim do prazo para apresentação de recursos contra a condenação. Inicialmente, o ex-presidente ficou na Superintendência Regional da Polícia Federal. Em 15 de janeiro, foi transferido para a Sala de Estado-Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecida como "Papudinha".

Em 13 de março, depois de um quadro súbito de mal-estar noturno, Bolsonaro foi levado ao Hospital DF Star, onde foi diagnosticado com broncopneumonia aspirativa. A partir desse episódio, a defesa apresentou novo pedido de prisão domiciliar humanitária, sob o argumento de que o ex-presidente precisava de observação contínua e pronta resposta médica a eventuais intercorrências.

Restrições

Desde que passou à prisão domiciliar, Bolsonaro cumpre a medida em casa, com tornozeleira eletrônica. A decisão exige permanência integral no endereço residencial e autoriza visitas permanentes de filhos, advogados e médicos, dentro das regras legais e judiciais já fixadas.

O ex-presidente está proibido de usar celular, telefone ou qualquer outro meio de comunicação externa, direta ou indiretamente, inclusive por terceiros. O descumprimento das condições pode levar à revogação da domiciliar e ao retorno ao regime fechado ou, se necessário, ao hospital penitenciário.

Quadro de saúde

A defesa pediu a Moraes autorização para novos exames, entre eles tomografias, endoscopia digestiva alta e pHmetria esofágica, procedimento usado para medir o grau de acidez no esôfago. Os advogados alegam que os exames são necessários para acompanhar problemas pulmonares e digestivos, além de crises recorrentes de soluço.

Ao decidir sobre a continuidade da domiciliar, Moraes deverá considerar os relatórios médicos, as manifestações da defesa e o comportamento de Bolsonaro durante o período em que esteve submetido às restrições impostas pelo Supremo. O ministro poderá prorrogar o benefício, impor novas condições, reduzir o prazo de reavaliação ou determinar outra forma de cumprimento da pena.

Arma apreendida

Além do quadro clínico, um dos episódios que deve entrar na análise é a apreensão de uma pistola Glock 9mm de Bolsonaro com um militar responsável por sua segurança, durante uma blitz da Polícia Militar em Brasília. A arma tinha documentação regular, mas foi recolhida porque o Certificado de Registro de Arma de Fogo (Craf) não estava no veículo.

O carro era dirigido pelo militar Estácio Leite da Silva Filho, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e cedido à Casa Civil para atuar na segurança de Bolsonaro. Ele disse à Polícia Civil que a pistola seria levada para reparos e depois devolvida ao ex-presidente.

A defesa afirmou ao STF que a equipe de segurança tornou a arma inoperante, sem conhecimento prévio de Bolsonaro, por preocupação com seu estado de saúde mental. A decisão final caberá a Moraes, que poderá manter Bolsonaro em casa, alterar as condições impostas ou determinar o retorno do ex-presidente a outro regime de cumprimento da pena. (Congresso em Foco)

Deputado estadual Davi de Raimundão visitou as obras da Casa da Criança e do Adolescente em Juazeiro


Mais uma grande obra do governo do estado está sendo construída em Juazeiro do Norte numa conquista do deputado estadual Davi de Raimundão junto ao governador Elmano de Freitas. Trata-se da Casa da Criança e do Adolescente do Cariri no antigo prédio da Escola João Alencar na Avenida Castelo Branco em frente à Praça do Mateu no bairro Pirajá. Neste sábado, ele esteve no canteiro de obras e comentou sobre o bom andamento dos serviços para que logo seja inaugurado esse importante equipamento.

Segundo Davi de Raimundão, o espaço vai atender 29 municípios do Cariri no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes na região. A Casa vai facilitar o atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência reunindo órgãos de apoio num só espaço. São salas para equipe técnica psicossocial, poder judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Perícia Forense e plantão do Conselho Tutelar. Conforme Davi, com a iniciativa, Juazeiro ganha uma Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente, que funcionará no local.

Câmara de Fortaleza abre inscrições para a etapa Inovação do Circuito “Bora Correr”



Aberto ao público, o Circuito “Bora Correr” vai além do esporte. A iniciativa funciona como uma plataforma de engajamento social, incentivando a prática de atividades físicas e fortalecendo os vínculos entre o poder público e a população. Servidores e colaboradores da Câmara Municipal de Fortaleza também estão convidados a participar, com inscrição gratuita.

Nesta nova etapa do circuito, os participantes poderão escolher entre percursos de 3 km, 5 km e 10 km, além de uma prova de 1,5 km destinada às Pessoas com Deficiência (PcDs).

Com valor de inscrição de R$ 100,00 e desconto de 50% para idosos, o Circuito “Bora Correr” também oferece inscrição gratuita para pessoas com deficiência (PcD), doadores de sangue e de medula óssea, além de servidores e colaboradores da Câmara de Fortaleza.

O regulamento completo da prova e outras informações estão disponíveis nos canais oficiais do evento. Clique aqui para acessar.

👉🏼 Leia mais: Circuito “Bora Correr” da Câmara beneficia cinco instituições sociais; veja quais.
Serviço

3ª Etapa – Inovação | Circuito “Bora Correr”

Data: 28 de junho de 2026
Local: Vila do Mar
Horário da largada: 5h30
Instituições beneficiadas: APAE, REMES, Casa da Vovó Dedé, Abrigo São Lázaro e Lar Amigos de Jesus.

Escola Rosa Ferreira, no Baixio do Muquém, é inaugurada após reforma e ampliação em tempo recorde



"Com mais conforto, estudamos melhor, fica mais fácil aprender". A fala foi de Alexia Bezerra Nunes, aluna do 6° ano da Escola Rosa Ferreira de Macedo, no Baixio do Muquém, reformada e ampliada pela Prefeitura do Crato. A inauguração aconteceu na última sexta-feira, 19.

O projeto contemplou a construção de mais duas salas de aula, ampliação dos banheiros e da cozinha, revitalização da fachada, climatização de ambientes, pintura artística e montagem de laboratórios, dentre outros serviços.

Segundo o Prefeito André Barreto, foram investidos cerca de R$ 2 milhões, recursos próprios do Município.

"Ano passado, entregamos a requalificação da quadra poliesportiva. Agora, investimos ainda mais, porque as melhorias na infraestrutura da escola impactam direta e positivamente no processo de ensino-aprendizagem", destacou o gestor municipal.

A Secretária de Educação, Neyla Brito, complementou: "Não é só uma transformação física. É cuidado com as pessoas, valorização dos profissionais e respeito aos estudantes".

Já o Secretário de Infraestrutura, Lucas Maximino, ressaltou o tempo recorde de execução da obra. "Em menos de 60 dias, transformamos o equipamento, tornando-o mais bonito, moderno, confortável e seguro", pontuou o titular da Seinfra.

Para a aluna Maria Rita Alexandre, a segunda casa ficou mais acolhedora. "Venho estudar mais animada. Além de professores de ótima qualidade, a gente ganhou uma escola nota 10", disse, feliz, a pré-adolescente.