Entre os serviços disponibilizados estavam a emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, Bilhete Único, Carteira do Idoso, Carteira de Estudante, CIPTEA e Cadastro Único. Para muitos moradores, a edição representou a chance de resolver pendências que se arrastavam há anos.
Viviane Justiniano, moradora do bairro, foi uma delas. Há tempos queria regularizar a primeira via da identidade do filho, mas sempre foi difícil conciliar uma folga com a disponibilidade de vaga no mesmo dia e horário. Neste sábado, resolveu tudo a poucos passos de casa.
“Tentei fazer pelo site faz um tempo, mas nunca tinha vaga disponível. Hoje tive folga e vim aproveitar para resolver isso.”
Na área da saúde, a população contou com consultas de clínico geral e pediatra, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação. A Secretaria Municipal da Proteção Animal também marcou presença, oferecendo imunização gratuita para cães e gatos, atraindo tutores desde o início da manhã.
Dona Mirtes Ribeiro, moradora da Sapiranga, chegou entre as primeiras. Ela trouxe o animal de estimação para vacinar e destacou o que faz a diferença para quem depende desse tipo de ação.
“A gente não tem tempo, e vacinar é caro. Estando de graça, é muito melhor. Como é bom ter esse serviço pertinho de casa, devia vir todo mês. Aqui tem muitos serviços, muitas oportunidades.”
Concessionárias como Enel e Cagece, além de órgãos como Sefin e INSS, também integraram a programação com atendimentos presenciais. O acesso à cidadania foi reforçado pela orientação jurídica, com atendimentos da Defensoria Pública do Estado, do Procon, da Procuradoria Especial da Mulher da CMFor e do Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider.
Para o presidente Leo Couto, a ação reafirma o papel do Legislativo como estrutura presente no cotidiano das comunidades.
“O Nossa Casa é de Todos representa uma Câmara que vai ao encontro das pessoas. Nosso compromisso é aproximar o cidadão dos seus direitos, levando serviços essenciais, escutando as demandas da comunidade e fortalecendo a relação entre o Legislativo e a população. Esse é o papel de uma Câmara cada vez mais presente nos bairros de Fortaleza”, afirmou o presidente.
O vereador Dr. Luciano Girão destacou a expectativa alta desde a edição anterior, realizada no bairro Planalto Ayrton Senna.
“É uma felicidade estar aqui no Nossa Casa, trazer a Câmara Municipal para o nosso querido bairro Sapiranga, com quem temos um relacionamento muito especial. Há um mês, quando estivemos no Planalto Ayrton Senna, com toda essa estrutura e o apoio do prefeito Evandro Leitão, eu já avisava: a próxima é aqui, na nossa querida Sapiranga e adjacências.”
A programação incluiu ainda apresentações culturais com o tradicional Show de Talentos, que valorizou artistas locais e transformou a pracinha em espaço de convivência e integração entre a comunidade.
Além de descentralizar serviços públicos e aproximar o Legislativo da população, o “Nossa Casa é de Todos” reúne, em um único espaço, órgãos e instituições de diferentes esferas. Após a edição deste sábado, o programa entra em pausa temporária em razão do período eleitoral, seguindo recomendação do Ministério Público, e retomará suas atividades ao término do processo eleitoral.





















