sábado, 27 de junho de 2026

“Nossa Casa é de Todos” leva cidadania, saúde e serviços gratuitos à população da Regional 7



Moradores da Sapiranga e bairros vizinhos tiveram acesso gratuito a serviços de documentação, saúde, assistência social, orientação jurídica e cultura neste sábado (27), durante a sexta edição do programa “Nossa Casa é de Todos”, realizada na pracinha da Travessa Nova Jerusalém, no bairro Sapiranga. A iniciativa é promovida pela Câmara de Fortaleza (CMFor) e contou com a presença do presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB), do 2º vice-presidente, vereador Dr. Luciano Girão (PDT), da vereadora Professora Adriana Almeida (PT), do vereador Benigno Junior (Republicanos), de representantes do bairro e da população beneficiada pelos serviços.

Entre os serviços disponibilizados estavam a emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, Bilhete Único, Carteira do Idoso, Carteira de Estudante, CIPTEA e Cadastro Único. Para muitos moradores, a edição representou a chance de resolver pendências que se arrastavam há anos.

Viviane Justiniano, moradora do bairro, foi uma delas. Há tempos queria regularizar a primeira via da identidade do filho, mas sempre foi difícil conciliar uma folga com a disponibilidade de vaga no mesmo dia e horário. Neste sábado, resolveu tudo a poucos passos de casa.

“Tentei fazer pelo site faz um tempo, mas nunca tinha vaga disponível. Hoje tive folga e vim aproveitar para resolver isso.”

Na área da saúde, a população contou com consultas de clínico geral e pediatra, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação. A Secretaria Municipal da Proteção Animal também marcou presença, oferecendo imunização gratuita para cães e gatos, atraindo tutores desde o início da manhã.

Dona Mirtes Ribeiro, moradora da Sapiranga, chegou entre as primeiras. Ela trouxe o animal de estimação para vacinar e destacou o que faz a diferença para quem depende desse tipo de ação.

“A gente não tem tempo, e vacinar é caro. Estando de graça, é muito melhor. Como é bom ter esse serviço pertinho de casa, devia vir todo mês. Aqui tem muitos serviços, muitas oportunidades.”

Concessionárias como Enel e Cagece, além de órgãos como Sefin e INSS, também integraram a programação com atendimentos presenciais. O acesso à cidadania foi reforçado pela orientação jurídica, com atendimentos da Defensoria Pública do Estado, do Procon, da Procuradoria Especial da Mulher da CMFor e do Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider.

Para o presidente Leo Couto, a ação reafirma o papel do Legislativo como estrutura presente no cotidiano das comunidades.

“O Nossa Casa é de Todos representa uma Câmara que vai ao encontro das pessoas. Nosso compromisso é aproximar o cidadão dos seus direitos, levando serviços essenciais, escutando as demandas da comunidade e fortalecendo a relação entre o Legislativo e a população. Esse é o papel de uma Câmara cada vez mais presente nos bairros de Fortaleza”, afirmou o presidente.

O vereador Dr. Luciano Girão destacou a expectativa alta desde a edição anterior, realizada no bairro Planalto Ayrton Senna.

“É uma felicidade estar aqui no Nossa Casa, trazer a Câmara Municipal para o nosso querido bairro Sapiranga, com quem temos um relacionamento muito especial. Há um mês, quando estivemos no Planalto Ayrton Senna, com toda essa estrutura e o apoio do prefeito Evandro Leitão, eu já avisava: a próxima é aqui, na nossa querida Sapiranga e adjacências.”

A programação incluiu ainda apresentações culturais com o tradicional Show de Talentos, que valorizou artistas locais e transformou a pracinha em espaço de convivência e integração entre a comunidade.

Além de descentralizar serviços públicos e aproximar o Legislativo da população, o “Nossa Casa é de Todos” reúne, em um único espaço, órgãos e instituições de diferentes esferas. Após a edição deste sábado, o programa entra em pausa temporária em razão do período eleitoral, seguindo recomendação do Ministério Público, e retomará suas atividades ao término do processo eleitoral.


Salitre 38 Anos: Orgulho de Nossa História, Força do Nosso Povo!


É com muita alegria e orgulho que a Administração "O Povo é Quem Faz" convida toda a população para celebrar os 38 anos de nossa Emancipação Política. Preparamos uma programação especial que une esporte, fé, cultura e muita festa para comemorar a trajetória de desenvolvimento da nossa terra.


Serão quatro dias intensos com finais esportivas, momentos de louvor e gratidão, brincadeiras tradicionais e grandes shows em praça pública. Além disso, celebramos o avanço da nossa terra com a entrega da nova Areninha de Salitre no Sítio Lagoa dos Paulinos.

Confira a programação completa e participe:

Sábado, 27/06/2026

15:30h: Grande Final do Campeonato de Futebol da 2ª Divisão. Venha torcer pelas nossas equipes!

Domingo, 28/06/2026

15:30h: Grande Final do Campeonato de Futebol da 1ª Divisão. Emoção garantida no principal torneio do município.

Dia do Evangélico

Segunda-feira, 29/06/2026


19:00hs: Uma noite de louvor, fé e adoração promovida pelas Igrejas Evangélicas de Salitre com o apoio da Prefeitura.




Preletor: Pastor Nathanael Façanha




Cantor: Missias Oliveira



Aniversário de Salitre



Terça-feira, 30/06/2026



Manhã

O grande dia começa cedo com esporte, cidadania e tradição na Avenida São Pedro:

06:00h: Ciclo Sesc - Passeio ciclístico pelas ruas de Salitre.

06:30h: Competição Municipal de Ciclismo (Categorias Master e Aberta - Masculino e Feminino).

07:00h: Hasteamento das Bandeiras.

09:00h: Missa em celebração ao aniversário de 38 anos de Salitre.

10:30h: Abertura das atividades esportivas e brincadeiras tradicionais (Corrida com carrinho de mão, ovo na colher, saco, equilíbrio de moto e bicicleta, corrida de 5km, tiros de 100m e 200m, embaixadinhas e torneio de sinuca no Bar do Jodak). Entrega de premiação no local.

Tarde:

Inauguração

17:00h: Inauguração da Areninha de Salitre no Sítio Lagoa dos Paulinos, com a presença confirmada do Secretário do Esporte do Estado do Ceará, Rogério Pinheiro.

Noite:

Festa Dançante na Praça da Prefeitura

20:00h: Início dos shows com os Artistas da Terra.

22:00h: Forró do Vaidoso.

23:30h: Homenagem, parabéns à cidade, pronunciamento das autoridades e queima de fogos de artifício silenciosos (respeitando o bem-estar de todos).

00:00h: Raniery Vaqueiro.

02:00h: Desejo de Menina



Traga sua família, convide seus amigos e venha comemorar com orgulho os 38 anos da nossa

Campos Sales aguarda com ansiedade inauguração do Hospital Municipal nesta terça (30)




A população de Campos Sales aguarda com ansiedade o momento em que viverá um dos momentos mais importantes de sua história na área da saúde na próxima terça-feira, 30 de junho, com a inauguração do novo Hospital Municipal. 

A entrega da unidade será comandada pelo prefeito Moésio Loiola e deverá reunir autoridades estaduais, lideranças políticas e moradores do município. O governador Elmano de Freitas está entre as autoridades aguardadas para a solenidade. A inaguração será às 9 horas.

A nova unidade representa a concretização de uma das principais promessas da atual gestão e marca a retomada de um equipamento aguardado há anos pela população. O hospital recebeu investimentos para reforma, modernização da estrutura física e aquisição de equipamentos, permitindo que o município amplie significativamente a capacidade de atendimento em saúde. Recursos do Governo do Estado e emendas parlamentares contribuíram para a conclusão da obra.

Com a inauguração, a expectativa é reduzir a necessidade de transferências de pacientes para hospitais de cidades vizinhas, oferecendo mais agilidade no atendimento de urgência e emergência, além de proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde.

O prefeito Moésio Loiola tem destacado que a entrega do Hospital Municipal simboliza um novo ciclo para a saúde de Campos Sales. Segundo ele, o equipamento representa um investimento na qualidade de vida da população e fortalece a rede municipal de atendimento.

Além do impacto na assistência médica, a inauguração possui forte significado político e administrativo. A entrega de uma obra estruturante reforça a gestão municipal em uma das áreas mais sensíveis da administração pública e atende a uma demanda histórica da população de Campos Sales, que há anos aguardava um hospital moderno e plenamente equipado para atender às necessidades do município.

Deputado Moisés Braz destaca papel dos agentes mobilizadores em evento da Ematerce em Quixeramobim


O deputado estadual Moisés Braz (PT) participou, nesta sexta-feira (26), do Dia de Campo – Fazenda Normal, promovido pela Ematerce, no município de Quixeramobim.

O evento reuniu autoridades, técnicos, produtores rurais e representantes de instituições ligadas ao desenvolvimento do campo, marcando a posse de cerca de 800 agentes rurais mobilizadores selecionados por edital da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), além da entrega de motocultivadores destinados a associações de agricultores familiares.

Durante sua participação, Moisés Braz ressaltou a importância estratégica dos agentes mobilizadores para o fortalecimento da agricultura familiar no estado.

“Esses profissionais terão um papel fundamental na assistência técnica e na articulação das políticas públicas, garantindo que as ações do Governo do Estado e do Governo Federal cheguem de forma efetiva às comunidades rurais”, destacou o parlamentar.

O deputado acompanhou as entregas de equipamentos e dialogou com os novos agentes, reforçando o compromisso com iniciativas que promovam inclusão produtiva, inovação e desenvolvimento sustentável no campo.


A programação do evento também contou com feira da agricultura familiar, exposição de tecnologias agrícolas e o lançamento de iniciativas voltadas à inovação, como o programa de inteligência artificial da Ematerce.

Estiveram presentes o presidente da Ematerce, Inácio Mariano; os deputados estaduais De Assis Diniz e Larissa Gaspar, a deputada federal Luizianne Lins; , o presidente da Fetraece, Luiz Carlos Lima, o ex-presidente da federação, Raimundo Martins, o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Taumaturgo Júnior; o secretário executivo da pasta, Marcos Jacinto; e o superintendente estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário, José Wilson Gonçalves, além de outras lideranças.

Governo do Ceará anuncia distribuição de mais de 11 mil cartões da CNH Popular


Para facilitar o acesso dos cearenses ao programa CNH Popular, o Governo do Ceará, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), iniciará a entrega de 11.149 cartões a candidatos aprovados em mais 31 municípios. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas nesta sexta-feira (26), por meio das redes sociais.

Após receber o documento, o beneficiário deve realizar o agendamento no site oficial (www.detran.ce.gov.br) para dar início às etapas na autoescola. O cartão é utilizado para custear os exames psicológico, médico e toxicológico em clínicas credenciadas, além de contemplar os recursos para 10 aulas práticas, que serão realizadas pelas autoescolas credenciadas.

“Com o início dos atendimentos em mais municípios, estamos levando esse benefício a cada vez mais pessoas, garantindo que o programa chegue a todas as regiões do Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas. “Nosso compromisso é democratizar o acesso à habilitação e criar condições para que mais cearenses possam construir um futuro com mais dignidade e oportunidades”, acrescentou o chefe do Executivo estadual.

Antes da implementação do cartão, os candidatos precisavam aguardar que o Detran efetuasse os repasses financeiros diretamente às clínicas e autoescolas para avançar no processo. Agora, os valores são creditados de forma automática, garantindo mais agilidade. Para a categoria de moto (A), o total creditado é de R$ 559,41, enquanto para carro (B) o valor é de R$ 669,21.

O superintendente do órgão, Luciano Feijão, destacou o caráter inclusivo da iniciativa. “A CNH Popular representa mais que a ampliação do acesso à habilitação gratuita. Estamos gerando oportunidades reais de inclusão social e melhoria da qualidade de vida para milhares de cearenses”, afirmou.

Com a ação, o Governo do Ceará investirá R$ 31,5 milhões na distribuição de 35 mil cartões. Somente neste ano, 11.842 candidatos aprovados na edição de 2025 já receberam o benefício em Fortaleza, Caucaia e outros 72 municípios. Esta edição se destaca como a mais inclusiva da história do programa, contemplando estudantes de graduação e ensino técnico, indígenas, quilombolas, pessoas surdas e interessados na categoria profissional (D).

Passo a passo dos atendimentos

O processo de obtenção da CNH pelo programa começa com o cadastro do candidato no aplicativo CNH do Brasil, utilizando nome completo, CPF, telefone e e-mail. Pela própria plataforma digital, é realizado o curso teórico. Em seguida, o beneficiário deve acessar o portal do Detran-CE para agendar a abertura do processo. Nessa fase presencial, o candidato realiza a triagem da documentação, a coleta da biometria e recebe o cartão, que será desbloqueado conforme as orientações entregues no momento da retirada.

Na sequência, são realizados os exames médico, psicológico e toxicológico na rede credenciada, seguidos do exame teórico no Detran-CE e das aulas práticas na autoescola. Após concluir a carga horária, o aluno faz o exame prático de direção veicular. Com a aprovação em todas as etapas, a CNH é emitida e enviada pelos Correios para o endereço informado pelo usuário.

Parla, Jovem!: posse dos 24 jovens vereadores eleitos para mandato simulado ocorre na próxima segunda-feira (29)


A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realiza, na próxima segunda-feira (29), a solenidade de posse dos 24 jovens vereadores eleitos para o 1º mandato simulado do programa Parla, Jovem!. Na ocasião, também será realizada a primeira sessão ordinária simulada do projeto, marcando o início das atividades legislativas dos estudantes participantes.

O evento contará com a presença do prefeito Evandro Leitão, do presidente da CMFor, Leo Couto, do secretário municipal de Educação, Ciro Mesquita, e dos vereadores de Fortaleza.

Promovido pela Câmara de Fortaleza em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o Parla, Jovem! proporciona uma experiência prática sobre o funcionamento do Poder Legislativo, permitindo que estudantes da rede pública municipal vivenciem etapas do processo parlamentar, desde a campanha eleitoral até a elaboração, apresentação e defesa de propostas em plenário.

Durante a solenidade, será empossada a primeira Mesa Diretora do mandato simulado, composta pelos cargos de presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Os ocupantes foram definidos por sorteio entre os alunos eleitos.

Ao longo do programa, haverá um sistema de revezamento da Mesa Diretora para garantir a participação dos seis distritos de Educação de Fortaleza. Em junho, a condução dos trabalhos ficará sob responsabilidade dos representantes do Distrito 1, da EMTI Deputado Roberto Mesquita (Vila Velha). A partir de agosto, assumirão os estudantes dos Distritos 2, da EM Johnson (Luciano Cavalcante); em setembro, do Distrito 3, da EMTI Profº. Joaquim Francisco de Sousa (Presidente Kennedy); em outubro, do Distrito 4, da EMTI Leonel de Moura Brizola (Planalto Ayrton Senna); em novembro, do Distrito 5, da EMTI Profº. Alexandre Rodrigues de Albuquerque (Siqueira); e em dezembro, do Distrito 6, da EMTI Profº Antonio Girão Barroso (Jangurussu).

As sessões ordinárias simuladas também seguirão uma dinâmica de representação dos territórios educacionais. Em cada encontro, serão debatidos e votados os projetos elaborados por estudantes de um distrito diferente daquele que estiver ocupando a Mesa Diretora, ampliando a participação e a integração entre os jovens parlamentares. 

As sugestões de matérias legislativas apresentadas pelos alunos que forem aprovadas durante o Parla, Jovem! poderão virar projetos de lei reais da Casa.

Com a iniciativa, a Câmara de Fortaleza reforça seu compromisso com a formação cidadã e a educação política dos estudantes da rede pública da Capital, aproximando os jovens do processo democrático e incentivando a participação ativa na construção de propostas para a cidade.

SERVIÇO

Posse 24 jovens vereadores do Parla, Jovem!

Local: Plenário da Câmara de Fortaleza (Rua Dr. Thompson Bulcão, 830)

Horário: 8h

Iniciativa oferta 100 bolsas de graduação EaD gratuitas para pessoas com TEA e mães de crianças autistas


A ação é da Companhia Ser Educacional, por meio dos projetos Novas Histórias e Mãe Esperança.

A Companhia Ser Educacional (B3 SEER3) - mantenedora das marcas UNINASSAU, UNAMA e UNIFAEL – publicou o edital que oferta 100 bolsas de graduação EaD gratuitas para pessoas com TEA e mães de pessoas com TEA. As inscrições iniciam no dia 29 de junho e seguem até o dia 10 de julho de 2026.

A iniciativa faz parte dos projetos “Novas Histórias” e “Mãe Esperança”, ambos do Programa EaD Social. O total de vagas está dividida entre os dois projetos, sendo 50 para o Novas Histórias e 50 para o Mãe Esperança. Alguns dos cursos de graduação elegíveis são: Administração; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Ciências Aeronáuticas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Design de Interiores; Gestão Comercial; Gestão da Tecnologia da Informação; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Marketing; entre outros. Para mais informações, acesse o edital.  

“A educação é o principal instrumento de transformação social. E é com esse propósito que ofertamos essas 100 bolsas de graduação EaD gratuitas. Essa iniciativa representa um compromisso com a inclusão, a equidade de oportunidades e o respeito às diversas realidades que existem em nossa sociedade. Esse é o papel que uma Instituição de Ensino Superior deve assumir: ser agente de mudança e impactar positivamente a vida das pessoas”, afirma Jânyo Diniz, CEO da Companhia Ser Educacional. 

A ficha de inscrição e o questionário estão disponíveis no edital e ambos precisam ser preenchidos. A primeira etapa do processo seletivo consiste em uma pré-seleção para apresentação de documentações. Na segunda fase do processo seletivo, as pessoas selecionadas serão contactadas por e-mail para envio de uma redação.

Segundo Adriane Mendes, gerente de Governança Ambiental e Social da Ser Educacional, essa iniciativa traduz o compromisso da Ser Educacional com a inclusão e a transformação de vidas por meio da educação. “Sabemos que o acesso ao ensino superior ainda é um desafio para muitas pessoas, especialmente para quem vivencia o autismo ou está diretamente envolvido na rotina de cuidado. Por isso, programas como o Novas Histórias e o Mãe Esperança são tão importantes. Eles criam caminhos reais para que essas pessoas possam sonhar, planejar e construir um futuro com mais autonomia e oportunidades”. 

O Programa EaD Social tem o objetivo de ofertar bolsas de graduação e pós-graduação na modalidade de Ensino a Distância para públicos em situação de vulnerabilidade social e econômica. Confira o calendário da iniciativa:  

Lançamento do edital: 25/06;  

Inscrições: 29/06 a 10/07;  

Pré-seleção: 13/07 a 27/07;  

Resultado da pré-seleção: 31/07.  


Sobre o Mãe Esperança

Ele foi criado para levar qualificação profissional por meio da doação de bolsas de graduação e pós-graduação na modalidade de Ensino a Distância (EaD) para mães de filhos com autismo, já que a maioria delas têm dificuldades em frequentar aulas presenciais.   

Sobre o Novas Histórias

O projeto foi criado para oferecer bolsas de graduação EaD para pessoas com TEA, propiciando as condições necessárias para eliminar as barreiras de acesso à educação, promovendo sua formação integral com vistas à autonomia e independência.

Link do edital:

https://www.uninassau.edu.br/sites/mauriciodenassau.edu.br/files/documentos/2026/06/edital_ead_social_novas_historias_e_mae_esperanca_2026.2.pdf

Banco de Alimentos recebe doações voluntárias durante o Juaforró 2026


Durante o Juaforró 2026, a população tem a oportunidade de contribuir para aplacar a fome de várias famílias em situação de vulnerabilidade por meio da doação voluntária de alimentos. A ação é realizada pelo Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juazeiro do Norte.

A iniciativa tem caráter exclusivamente voluntário e busca mobilizar o público do festival em uma corrente de solidariedade.

A equipe do Banco de Alimentos está presente em todos os dias de programação do Juaforró, a partir das 21h, no portão principal de entrada do Parque de Eventos Padre Cícero. Os interessados em colaborar podem doar alimentos não perecíveis em qualquer quantidade.

Todos os alimentos arrecadados serão destinados às instituições sociais devidamente cadastradas no Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social, fortalecendo o atendimento às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade no município.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

FCNB agora é Fundação Sana: mudança de nome reflete identidade já consolidada com o público


Com mais de 20 anos de atuação, a Fundação Sana reforça sua identidade com o Sana, maior evento pop, geek e gamer do Norte e Nordeste.

A Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), com mais de duas décadas de existência, inicia um novo capítulo em sua história. A partir de agora, a instituição passa a se chamar oficialmente Fundação Sana. A mudança consolida a identidade construída especialmente por meio da realização do Sana, conhecido por ser o maior evento cultural, turístico e econômico da cena pop, geek e gamer do Norte e Nordeste. 

Mais do que um rebranding, a transição representa o alinhamento entre a atuação da fundação e o modo como ela já é percebida e chamada por seus públicos de interesse. “Já nos chamam de ‘Fundação Sana’, é um sentimento coletivo. Oficializar essa identidade é um passo natural, além de reforçar nossa conexão com nossos públicos e parceiros e com os valores defendidos ao longo desses 26 anos de Sana e mais de 20 anos de Fundação”, explica Daniel Braga, presidente da instituição.

ORIGEM

O nome Sana vem da sigla de Super Amostra Nacional de Animes, título original do evento criado em 2001 por um grupo de amigos fãs de animação, games, quadrinhos e tecnologia em Fortaleza. A partir desses encontros informais, eles decidiram organizar um evento mais estruturado para celebrar e integrar os fãs de cultura geek e de animes, dando origem ao Sana que conhecemos hoje. 

A alteração do nome da fundação é parte da estratégia da marca de fortalecimento e reposicionamento institucional. A Fundação Sana mantém suas atribuições, estrutura e compromissos, mas passa a adotar uma denominação que reflete de forma mais ampla seu alcance e reconhecimento no cenário cultural e social, em níveis local e regional.

A nova identidade também acompanha um processo de expansão, com ações como a inauguração da Casa Sana Social, parcerias com instituições educacionais e reforço na atuação junto às comunidades.

REFERÊNCIA

A Fundação Sana atua na promoção da cultura pop, realizando eventos e projetos que reúnem atrações nacionais e internacionais, competições de games, concursos de cosplay, artistas, criadores de conteúdo e diversas experiências ligadas ao universo geek. A instituição também se destaca pela valorização da cultura asiática e pela capacidade de conectar diferentes gerações por meio do entretenimento e da criatividade.

Além da programação cultural, a Fundação Sana desenvolve iniciativas de impacto social voltadas à inclusão, ao acesso à cultura e à formação de novos talentos da economia criativa. Sua atuação contribui para fortalecer o Ceará como polo de grandes eventos, ampliando a visibilidade do Estado e impulsionando o turismo e a produção cultural local.

https://www.instagram.com/p/DaBe97fBml-/


Prefeitura de Juazeiro do Norte terá expediente especial na segunda-feira, 29, devido ao jogo da Seleção Brasileira


A Prefeitura de Juazeiro do Norte informa que, na próxima segunda-feira, 29 de junho, os órgãos e entidades da Administração Pública Municipal Direta e Indireta funcionarão em horário especial, das 8h às 12h. A medida foi estabelecida pelo Decreto nº 1153, de 26 de junho de 2026, em razão do jogo da Seleção Brasileira de Futebol pela Copa do Mundo FIFA 2026.

O expediente especial foi adotado para permitir que os servidores municipais possam acompanhar a partida da Seleção Brasileira.

A medida não se aplica aos serviços considerados essenciais e de interesse público, que funcionarão normalmente, garantindo o atendimento à população. 

O Decreto nº 1153 entra em vigor na data de sua publicação, nesta sexta-feira, 26 de junho de 2026.

“Nossa Casa é de Todos” movimenta Sapiranga com serviços e atendimentos gratuitos neste sábado, 27



A população da Regional 7 de Fortaleza, terá acesso a uma série de serviços gratuitos neste sábado, 27, durante a 6ª edição do projeto “Nossa Casa é de Todos”. A ação será realizada na Pracinha da Sapiranga, localizada na Av. Evilásio Almeida Miranda, e reunirá órgãos públicos e instituições parceiras em uma força-tarefa voltada à promoção da cidadania e à ampliação do acesso a direitos.

Promovida pela Câmara de Fortaleza, a iniciativa busca descentralizar os serviços públicos e facilitar o acesso da população a documentos, programas sociais e direitos básicos. Entre os serviços ofertados destacam-se os do Caminhão do Cidadão, com a presença da Secretaria da Proteção Social (SPS), que ofertará a emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, orientações sobre Carteira de Trabalho Digital e Seguro-Desemprego.

Por meio da Central da Cidadania, a Câmara de Fortaleza também disponibilizará atendimentos do Sindiônibus, com serviços relacionados ao Bilhete Único e ao Cartão do Idoso; da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), com emissão da Credencial do Idoso para Estacionamento; e da Etufor, com emissão do Bilhetinho e da Carteira de Estudante.

O evento contará ainda com o Prevmóvel do INSS, que prestará orientações sobre aposentadorias e benefícios previdenciários, além da participação da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), responsável pelos atendimentos do Cadastro Único e pela emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Já a Secretaria Municipal das Finanças (Sefin) disponibilizará serviços como emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), extrato do IPTU, certidão negativa de débitos e outras orientações fiscais.

Os moradores também poderão buscar serviços da Enel, como cadastro na tarifa social de baixa renda, parcelamento de débitos, solicitação de novas ligações, troca de titularidade, religação e emissão de segunda via de contas. A Cagece realizará atendimentos relacionados ao abastecimento de água e esgotamento sanitário, incluindo negociação de débitos.

Saúde e Bem-Estar

Quem participar do evento também poderá cuidar da saúde. A Câmara de Fortaleza oferecerá consultas gratuitas com pediatra e clínico geral. Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação para a população.

A Secretaria Municipal da Proteção Animal também estará presente ofertando a vacinação de cães e gatos, ampliando os serviços oferecidos às famílias que possuem animais de estimação.

Orientações jurídicas

A programação também contará com uma ampla rede de orientação jurídica e defesa de direitos. A Defensoria Pública do Estado oferecerá consulta processual, emissão de certidões digitais, orientação jurídica e encaminhamentos para a gratuidade de certidões de nascimento e casamento.

O Procon também estará presente, prestando orientações sobre os direitos do consumidor e realizando o acolhimento de denúncias. Já a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Fortaleza promoverá ações educativas e assistenciais voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.

Além disso, o Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider disponibilizará orientação jurídica e acolherá demandas relacionadas a violações de direitos humanos, fortalecendo a rede de proteção social e ampliando o acesso da população à cidadania.

Serviço: “Nossa Casa é de Todos”

Dia 27/06: Serviços, consultas e atrações culturais
Local: Pracinha (Travessa nova Jerusalém, 44, esquina com Av. Evilásio Almeida Miranda, 1165 – Sapiranga-Coité)

Crato avança em mobilidade urbana: Obra do Canal do Rio Grangeiro acelera e Avenida do Contorno é concluída



A requalificação do Canal do Rio Grangeiro deve chegar a 60% de execução no início de julho, quando começa a urbanização dos 2,6 km da avenida José Alves de Figueiredo com passeio, piso intertravado e guarda-corpo. Nessa primeira e segunda etapas, são investidos R$ 104 milhões. Os recursos advêm da parceria da Prefeitura do Crato com o Governo do Estado. A conclusão da obra segue prevista para dezembro deste ano.

Para cumprir o prazo, mais máquinas e homens foram contratados. No mês passado, eram 50 maquinários pesados em operação e tinham sido gerados 266 empregos diretos e indiretos.

"Hoje, a produção é cerca de 30% maior em número de funcionários e equipamentos", segundo o Gerente Regional da Superintendência de Obras Públicas - SOP, José Muniz.

Há frentes de serviço simultâneas à altura da Ponte de Bia, onde é construída a bacia de amortecimento, e no canal central.

"Ainda fazemos a drenagem urbana, com execução de bocas de lobo em diversos pontos", complementou José Muniz.

Projeto de Requalificação do Canal

O projeto de requalificação abrange um novo formato de canal: retangular e verticalizado. Também triplica a vazão para 270 m³/s, encaixando-se à velocidade de até 6 m/s. Dessa forma, vai solucionar definitivamente os problemas de enchentes. Além disso, contempla a urbanização de toda a extensão da avenida José Alves de Figueiredo. Ou seja, representará um avanço histórico em mobilidade para a população cratense.

Avenida do Contorno

A Avenida do Contorno é outra obra de mobilidade que já entrou para a história de 262 anos do município.

Foram concluídos mais de 7 km de estrada para desviar o fluxo de veículos pesados do centro urbano, garantindo um trânsito mais seguro.

"O DETRAN implantou semáforo e sinalização horizontal no entroncamento do Contorno do Crato com a CE-292, que é a Thomaz Osterne no sentido Juazeiro do Norte. Está terminando de sinalizar outros trechos", explicou José Muniz.

A expectativa é de que a nova avenida seja inaugurada pelo Governador Elmano de Freitas em julho. Os investimentos ultrapassaram R$ 45 milhões.

Feira de Fogos movimenta Parque das Timbaúbas com produtos juninos e atrações musicais

 


A tradicional Feira de Fogos de Juazeiro do Norte segue atraindo moradores e visitantes no estacionamento do Parque das Timbaúbas. Com 35 barracas regularizadas, o espaço oferece uma ampla variedade de produtos para diferentes públicos e ocasiões, especialmente neste período de festejos juninos e da Copa do Mundo. 

Entre os ítens comercializados estão chuvinhas, traques, piões, fontes luminosas, rojões, fogos de efeito visual, baterias e diversos artigos destinados tanto ao público infantil quanto adulto. Além dos fogos de artifício, os comerciantes também disponibilizam bandeiras, cornetas, chapéus e outros acessórios temáticos voltados aos torcedores brasileiros.

Além da comercialização dos produtos, a programação conta com apresentações musicais gratuitas para o público. Nesta sexta-feira, 26, o cantor Passarinho do Forró se apresenta no local, das 18h às 20h30. Já no domingo, 28, será a vez de Moacir do Acordeon animar os visitantes com um repertório voltado à cultura nordestina e às tradições juninas.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e de Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos (Seamasp), em parceria com a Associação dos Comerciantes de Fogos de Artifício de Juazeiro do Norte (ACFAJN).

A feira reforça a valorização do comércio local e das manifestações culturais típicas do período, oferecendo entretenimento e opções de compras para quem deseja celebrar as datas festivas.

Encontro de Lideranças Públicas abre espaço para destacar ações transformadoras das Câmaras Municipais


Os presidentes de Câmaras Municipais de todo o Ceará terão a oportunidade de apresentar iniciativas desenvolvidas em suas gestões e concorrer a uma homenagem especial durante o I Encontro de Lideranças Públicas do Prêmio Nordeste, que acontecerá entre os dias 3 e 5 de agosto, em Fortaleza.

A iniciativa busca reconhecer ações inovadoras e de impacto social promovidas pelos chefes do Poder Legislativo Municipal. Cada presidente deverá inscrever no mínimo dois projetos de sua autoria ou implantados durante o seu mandato à frente da Câmara Municipal, destacando experiências que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população e para o fortalecimento da gestão pública.

Os projetos inscritos serão avaliados por uma comissão técnica responsável por analisar critérios como aplicabilidade, resultados alcançados, relevância social, inovação e benefícios gerados para a comunidade. A proposta é valorizar iniciativas que saíram do papel e produziram efeitos concretos nos municípios.

Os presidentes e projetos selecionados serão homenageados durante a solenidade de encerramento do evento, no último dia do encontro, quando os trabalhos escolhidos serão apresentados ao público participante e reconhecidos no palco do I Encontro de Lideranças Públicas do Prêmio Nordeste.

Os interessados já podem consultar os critérios de participação, regulamento e prazos de inscrição no site oficial do Prêmio Nordeste. A organização reforça o convite para que os presidentes de Câmaras aproveitem a oportunidade de compartilhar boas práticas e dar visibilidade às ações desenvolvidas em seus municípios.

“Você, presidente de Câmara, participe, apresente seus projetos e confira todos os critérios e orientações no site do Prêmio Nordeste”, reforçou a organização.

Salitre em Foco: Resultados da Pesquisa da Estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA)



A administração "O Povo é Quem Faz" articulou uma parceria entre as Secretarias de Igualdade Racial e de Proteção Social para apresentar o relatório da Estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA). A pesquisa apresentada é fruto de um trabalho conjunto de três instituições, o Governo do Estado do Ceará, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e o UNICEF, a iniciativa que foi batizada de Coalizão Ceará pela Primeira Infância. Essa parceria visa formular políticas públicas para o desenvolvimento infantil, focando no apoio a famílias vulneráveis, na prevenção à violência contra crianças e no fortalecimento da gestão pública com foco na equidade racial.


Tendo Salitre como o município central do estudo, o relatório final traz diagnósticos profundos, reflexões essenciais e aponta as potencialidades locais. Esses dados servem como base sólida para fortalecer a construção de políticas públicas ainda mais inclusivas, com foco absoluto na promoção da equidade racial desde os primeiros anos de vida.

O evento de apresentação não foi apenas uma prestação de contas, mas um espaço de planejamento unificado. O encontro reuniu a gestão municipal e as equipes técnicas das pastas de Educação, Saúde, Proteção Social e Cultura.

O objetivo central é reafirmar o compromisso da gestão com o desenvolvimento integral das crianças e consolidar uma rede intersetorial capaz de combater o racismo estrutural na raiz.

Audiência pública na Alece debate certificação pública de orgânicos


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, na segunda-feira (29/06), às 9h, audiência pública para debater a implantação e os incentivos à certificação pública de orgânicos na agricultura familiar do Estado. O debate será promovido pela Comissão de Agricultura, no Complexo das Comissões Técnicas da Casa, e foi proposto pelos deputados Moisés Braz (PT) e Missias Dias (PT).

A discussão aborda a certificação de produtos orgânicos, regulamentada pela Lei Federal nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003. A legislação estabelece que a comercialização de alimentos orgânicos exige a certificação vinculada ao Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg), responsável por regulamentar e fiscalizar os produtos orgânicos no País.

Os produtos certificados exibem o selo oficial Orgânico Brasil, que atesta que a propriedade e toda a cadeia produtiva passaram por auditoria e aprovação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A certificação é considerada um requisito para que produtores possam comercializar seus produtos como orgânicos no mercado formal.

De acordo com o deputado Moisés Braz, a certificação representa uma etapa fundamental para a valorização da produção da agricultura familiar. Segundo o parlamentar, “a observância dessas normas é indispensável para a inserção competitiva do produtor no mercado formal. Sem o selo de conformidade, o agricultor familiar fica impedido de rotular seus produtos como orgânicos e perde a oportunidade de agregar valor à sua mercadoria e de acessar nichos que remuneram melhor a produção agroecológica”.

Ainda conforme o parlamentar, há uma desigualdade regional no acesso ao processo de certificação. Atualmente, as certificadoras por auditoria existentes no Brasil estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste, o que eleva os custos e dificulta o acesso dos agricultores familiares cearenses ao sistema de certificação.

SERVIÇO

Audiência pública para debater certificação pública de orgânicos para agricultura familiar no Ceará

Data: 29/06, segunda-feira

Horário: 9h horas

Local: Complexo de Comissões Técnicas da Alece

Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807 - bairro Dionísio Torres

Restaurante Popular do Crato celebra período junino com cardápio especial, forró e valorização da comunidade


O clima das festas juninas tomou conta do Restaurante Popular do Crato em um evento marcado por alegria, tradição e forte sentimento de comunidade. Com um cardápio tipicamente nordestino, decoração temática e muito forró, o almoço especial celebrou a cultura local e promoveu a integração entre os frequentadores do equipamento público.

A iniciativa foi cuidadosamente planejada pela equipe de cozinha, que caprichou na preparação dos pratos tradicionais e na ornamentação do espaço, trazendo o colorido e a energia característicos do mês de junho. Além da culinária, o público pôde desfrutar de apresentações musicais e dança, transformando a refeição diária em um momento de festividade e descontração.

A ação faz parte das diretrizes da Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Crato, que busca constantemente humanizar o atendimento e fortalecer o vínculo com a população assistida. O evento vai além do ato de servir a alimentação, representando uma política contínua de acolhimento e dignidade.

"Nosso objetivo é proporcionar aos públicos dos nossos equipamentos sociais um sentimento real de valorização. O São João faz parte da nossa identidade, e celebrar essa data com os frequentadores do Restaurante Popular é demonstrar o compromisso e o carinho que o município do Crato tem por cada um deles", destaca a Secretária executiva de Assistência Social e Cidadania, Ticiana Cândido.

O sucesso da celebração junina reafirma o papel do Restaurante Popular não apenas como um espaço de segurança alimentar, mas também como um ponto de convivência comunitária, cidadania e celebração da cultura cearense.

Câmara de Juazeiro do Norte aprova projetos de utilidade pública e debate abastecimento de água, saúde e acessibilidade durante sessão ordinária

 


A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta quinta-feira (25), mais uma sessão ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. A pauta foi marcada pela apresentação de requerimentos voltados à melhoria dos serviços públicos, aprovação de projetos de lei, participação da sociedade civil na tribuna e debates sobre temas de interesse da população.

Durante o Pequeno Expediente, o vereador Boaz David (PL) chamou atenção para um abaixo-assinado elaborado por moradores do bairro Jardim Gonzaga, que denunciam a constante irregularidade no abastecimento de água na comunidade. Segundo o parlamentar, a população convive há muito tempo com a falta recorrente de água, situação que tem provocado diversos transtornos às famílias.

Nos requerimentos verbais, os vereadores apresentaram solicitações voltadas à melhoria dos serviços públicos em diversas áreas do município e da região. Entre as demandas encaminhadas estiveram pedidos de recuperação de vias, reparos em calçamentos, limpeza de esgotos, capinação, poda de árvores e manutenção de espaços públicos, além de requerimentos relacionados à situação do Hospital Regional do Cariri, à reavaliação do período de trabalho dos professores contratados durante o mês de julho e à apuração de suposto uso da máquina pública. As proposições foram direcionadas a órgãos municipais, estaduais e de fiscalização competentes.

Na Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram dois projetos de lei de reconhecimento de utilidade pública. O primeiro, de autoria do presidente da Casa, vereador Felipe Vasques (PSDB), concede o título à Fundação 1º Instituto Speciali. O segundo, de autoria do vereador Vinicius Duarte (PSD), reconhece de utilidade pública o Instituto Monsenhor Murilo.

O Grande Expediente contou com a participação da coordenadora da Casa da Mulher Cearense em Juazeiro do Norte, Mara Guedes, que apresentou os serviços desenvolvidos pelo equipamento. Ela explicou que a unidade atende os 29 municípios da região do Cariri, funcionando 24 horas por dia com atendimento especializado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Mara ressaltou que, além da assistência, a instituição atua fortemente na prevenção, por meio de ações de formação, orientação e conscientização. Os vereadores destacaram a relevância do trabalho desempenhado pela Casa da Mulher Cearense e reafirmaram apoio às políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.

Também utilizou a tribuna o senhor Francisco Faustino Pinto, que abordou a situação dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de curativos especializados. Ele relatou que o município mantém convênio com o Instituto de Estomaterapia Fernanda Silva para prestação desses serviços e afirmou que, em duas oportunidades, o contrato foi rescindido, deixando pacientes desassistidos em meio a denúncias relacionadas à cobrança indevida de valores por parte da instituição terceirizada. Francisco defendeu esclarecimentos sobre os fatos e a garantia da continuidade do atendimento aos usuários.

A sessão ainda contou com a participação de acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, que apresentaram um estudo sobre acessibilidade urbana e políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência física durante as romarias de Juazeiro do Norte. Os estudantes destacaram a Lei Municipal nº 6.084/2026, que assegura acessibilidade e mobilidade aos turistas religiosos nos períodos de romaria, explicando que a proposta surgiu a partir de debates desenvolvidos em um encontro científico da instituição. Os vereadores elogiaram a iniciativa, reconheceram a importância da pesquisa e colocaram o Poder Legislativo à disposição para contribuir com futuras discussões sobre o tema.

O vereador Rafael Cearense (Podemos) manifestou preocupação com o crescente número de animais soltos nas vias públicas do município, situação que, segundo ele, tem provocado diversos acidentes. O parlamentar informou que protocolou um projeto de lei propondo dobrar o valor das multas aplicadas aos proprietários que permitirem a permanência desses animais em espaços públicos, buscando ampliar a conscientização e reforçar a segurança no trânsito.

Campos Sales - Liberados R$ 2.4 milhões para pavimentação da estrada Barão de Aquiraz-Quixariú; veja o vídeo do anúncio.

O Governo do Ceará já fez o aporte financeiro de R$ 2.4 milhões para começar a pavimentação da estrada Barão de Aquiraz-Quixariu, em Campos Sales. É mais uma obra da gestão municipal em parceria com o Governo Elmano.

Confira o vídeo:




Turismo: Rota lança guia técnico de kitesurf



Material institucional apresenta condições de vento, spots, infraestrutura e diferenciais do litoral leste cearense para praticantes e famílias.


A Rota das Falésias lançou seu primeiro material técnico institucional dedicado ao kitesurf no Ceará, consolidando o litoral leste cearense como um dos destinos mais completos do Brasil para a prática do esporte.

O guia reúne informações especializadas sobre condições geográficas, climáticas, estrutura turística, tipos de água, ventos e características dos principais pontos de velejo da região. O objetivo é orientar praticantes de diferentes níveis e fortalecer a promoção do destino no mercado nacional e internacional.

Com ventos constantes, paisagens marcadas por falésias coloridas e ampla oferta de serviços, a Rota das Falésias reforça sua vocação para unir esporte, turismo, natureza e experiência familiar.

Condições ideais para o kitesurf

O material apresenta um mapeamento técnico de spots, ventos e tipos de água ao longo do litoral leste do Ceará.

A região conta com ventos predominantes de Leste/Nordeste, com média entre 12 e 29 nós no período de julho a janeiro, uma combinação considerada favorável para velejadores de diferentes perfis.

O guia também destaca a diversidade dos cenários, com áreas de águas planas, lagoas ideais para freestyle, trechos de mar aberto com ondas e pontos voltados para manobras de maior intensidade, como o big air.

Litoral une esporte e beleza natural

Ao longo da rota, o visitante encontra um corredor natural formado por praias, vilas de pescadores, falésias, dunas e paisagens que reforçam a identidade do litoral cearense.

O material institucional descreve as características de cada destino, permitindo que atletas, turistas e operadores planejem melhor suas experiências.

Além das condições técnicas para o esporte, a Rota das Falésias se posiciona como um destino que oferece contemplação, lazer, gastronomia, cultura local e hospitalidade.

Destino também valoriza famílias

Um dos diferenciais do guia é o foco no perfil familiar. A proposta é mostrar que a região não atende apenas aos praticantes de kitesurf, mas também acompanhantes, famílias e turistas que desejam viver experiências complementares durante a viagem.

Enquanto o kitesurfista pratica o esporte, familiares podem aproveitar praias, passeios, gastronomia, hospedagens, comércio local e o modo de vida das comunidades litorâneas.

Essa combinação fortalece a Rota das Falésias como destino completo, capaz de atender atletas, iniciantes, famílias e visitantes em busca de natureza e descanso.

Infraestrutura apoia atletas e turistas

O guia também cataloga a infraestrutura disponível ao longo da rota, incluindo escolas de kite, kite centers, hospedagens, restaurantes e serviços voltados ao turismo esportivo.

A presença dessa rede de apoio facilita o planejamento de atletas e visitantes, ampliando a segurança e a qualidade da experiência.

A região também ganhou projeção internacional com a escolha da Duotone, uma das maiores marcas de kitesurf do mundo, para instalar um de seus exclusivos Duotone Pro Centers no litoral leste cearense.

Rota fortalece promoção internacional

Com o lançamento do material técnico, a Rota das Falésias amplia sua estratégia de promoção turística e esportiva, oferecendo informações qualificadas para praticantes, escolas, operadoras, influenciadores, atletas e visitantes.

A iniciativa também reforça o potencial do Ceará como referência internacional para esportes de vento, especialmente em um cenário de crescimento do turismo de experiência e do turismo esportivo.

“Onde o tempo desacelera e o Ceará se revela em cores”, a Rota das Falésias convida visitantes a explorarem as possibilidades desse corredor natural, onde o esporte se conecta à paisagem, à cultura e à hospitalidade cearense.

Sobre a Rota das Falésias

A Rota das Falésias reúne destinos do litoral leste cearense conhecidos por suas paisagens naturais, falésias coloridas, praias, vilas de pescadores, gastronomia, cultura e potencial para esportes de vento.

O novo material institucional sobre kitesurf já está disponível para consulta nos canais oficiais da rota.

Serviço

Material técnico institucional sobre kitesurf na Rota das Falésias

Consulta: canais oficiais da Rota das Falésias

Site: rotadasfalesiasce.com.br

Instagram: @rotadasfalesiasce

Audiência Pública na Câmara quer ouvir população sobre Zona Azul em Juazeiro


A população de Juazeiro do Norte  tem oportunidade de discutir o funcionamento do novo sistema de Zona Azul na cidade, Uma Audiência Pública sobre a retomada do serviço acontecerá na próxima quarta-feira, dia 1º de julho, às 9h, no Plenário da Câmara Municipal.

A iniciativa, proposta pelo vereador Barbosa Neto, tem como objetivo promover um debate aberto sobre o sistema de estacionamento rotativo, ouvindo comerciantes, trabalhadores, motoristas, moradores e representantes da sociedade civil.

Na oportunidade, a população poderá apresentar sugestões, tirar dúvidas e opiniões sobre um tema que impacta diretamente a mobilidade urbana e o comércio da cidade.

Data: 1º de julho (quarta-feira)

Horário: 9h

Local: Câmara Municipal de Juazeiro do Norte


Justiça Eleitoral do Crato cassa mandato do prefeito e do vice do Crato; os dois permanecem no cargo até julgamento no TRE-CE

 


A Justiça Eleitoral do Crato cassou nesta quinta-feira (25), o mandato do prefeito André Barreto e do vice-prefeito Francisco Leitão Moura e determinou a inelegibilidade do ex-prefeito José Aílton Brasil por 8 anos. A decisão é do juiz da 27ª Zona Eleitoral, Josué de Sousa Lima Júnior, que julgou procedente a ação promovida pela Coligação Muda Crato nas eleições de 2024. A acusação é de abuso de poder político.

Mesmo com a decisão do juiz eleitoral, o prefeito André Barreto e o vice Dr. Leitão permanecem nos cargos até julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Já a defesa do ex-prefeito José Aílton Brasil se manifestou nas redes sociais informando que também vaí recorrer a decisão de sua inelegibilidade.