A decisão leva em conta a partida da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo, que acontece às 19h, assim como a necessidade de planejar o deslocamento sequro dos servidores e evitar congestionamentos nas vias públicas antes do início do evento.
terça-feira, 23 de junho de 2026
Alece tem horário de funcionamento reduzido por conta do jogo da Seleção Brasileira
A decisão leva em conta a partida da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo, que acontece às 19h, assim como a necessidade de planejar o deslocamento sequro dos servidores e evitar congestionamentos nas vias públicas antes do início do evento.
PIB cearense cresce 1,93% no 1º trimestre do ano e fica acima do nacional, da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo
O Ceará não para de crescer. Em reunião realizada, nesta quarta-feira (23), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), foi divulgado que o o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 1,93% no primeiro trimestre de 2026 em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior. O resultado expressivo estadual foi superior ao registrado no Brasil (1,8%). O crescimento da economia do Ceará superou, ainda, os PIBs da Bahia, Minas Gerais e São Paulo no mesmo período.
Por meio das redes sociais, o governador Elmano de Freitas comemorou o resultado do PIB trimestral do Ceará. “Esse avanço significa mais oportunidades, geração de emprego, atração de investimentos e desenvolvimento para os cearenses. É o reflexo de um estado que mantém as contas em dia, investe e cria um ambiente favorável para crescer cada vez mais”, disse.
O PIB cearense acumulado nos últimos quatro trimestres foi de 2,15%, contra 2,0% do nacional. O desempenho do PIB do Ceará, no primeiro trimestre em relação ao trimestre imediatamente anterior (quarto trimestre de 2025), foi de 0,05%.
Dentre os três setores que compõem o PIB (Serviços, Agropecuária e Indústria), o melhor resultado no Ceará, no primeiro trimestre de 2026, ficou com a Agropecuária, com 3,60%, superando o resultado brasileiro, de 0,7%. O segundo melhor desempenho, ficou com Serviços, com 2,35%, seguido pela Indústria, com 0,15%, enquanto o nacional foi de 2,1% e 1,6%, respectivamente.
Estimativas
A previsão do PIB do Ceará para 2026 é de um crescimento de 2,70%, resultado acima da estimativa do nacional, que é de 1,96%. O estudo completo do PIB estadual no primeiro trimestre de 2026 já pode ser acessado na página do Ipece.
Participaram da divulgação do PIB, o diretor Geral do Ipece, Alfredo Pessoa, e os titulares da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), Ricardo Pereira, da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), Fábio Montenegro e da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc), José Meneleu Neto. A elaboração do PIB de 2026, primeiro trimestre, contou com a participação dos analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri Neto, que coordenou a equipe formada pelos também analistas Witalo Paiva; Alexsandre Lira e José Freire Júnior, e por Cristina Lima, assessora Técnica, todos integrantes da Diec.
Estados que calculam o PIB
Além do Ceará, mais 11 estados brasileiros realizam o cálculo do PIB, indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Sul, São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais.
É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.
Câmara aprova ampliação do passe livre estudantil para férias, feriados e fins de semana
Na justificativa, o Executivo destaca que os estudantes seguem utilizando o transporte coletivo durante as férias para participar de cursos preparatórios, estágios, atividades culturais e programas de capacitação. “Ao ampliar a gratuidade, o Município busca assegurar que a falta de recursos para o deslocamento não se torne um obstáculo à formação e ao desenvolvimento da juventude”, afirma o texto.
O benefício é garantido aos estudantes regularmente matriculados em instituições públicas e privadas de ensino, nos níveis municipal, estadual e federal, localizadas em Fortaleza. Para ter acesso à gratuidade, será necessário possuir carteira estudantil válida, emitida por entidade credenciada junto ao órgão gestor do transporte público municipal. A medida deve impactar cerca de 250 mil estudantes.
A iniciativa vai aproveitar a estrutura operacional já existente do passe livre estudantil, sem necessidade de criação de novos sistemas de controle ou cadastramento. Com isso, estudantes das redes pública e privada continuarão tendo direito a duas viagens gratuitas por dia mesmo durante os períodos de recesso escolar. A estimativa do Executivo é de que haja um impacto anual de aproximadamente R$ 8,5 milhões.
A vereadora Adriana Gerônimo (PSOL) destacou que a ampliação do passe livre estudantil atende a um anseio histórico dos estudantes de Fortaleza e representa o cumprimento de uma promessa de campanha do prefeito Evandro Leitão.
“A alteração dessa lei é uma alegria imensa, porque essa é uma luta histórica dos estudantes. Ampliar essa gratuidade para os finais de semana, feriados e férias, é uma ação muito revolucionária, porque mostra que o transporte coletivo não é só para cumprir obrigações, como estudar e trabalhar, mas também é para viver a cidade. É um instrumento democrático de acesso à cidade e para que a periferia consiga, no final de semana, descer para a praia, ir para um shopping ou visitar a família”.
O vereador Aglayson (PT), relator do projeto, destacou que poucas capitais brasileiras contam com uma política de gratuidade estudantil tão ampla, ressaltando que Fortaleza avança ao garantir o benefício durante todos os dias do ano. Ele afirmou que, com a medida, cerca de 250 mil estudantes das redes pública e privada, que possuem carteira estudantil, passam a ter acesso ao passe livre também em férias, feriados e fins de semana, ampliando de forma significativa o alcance da política de mobilidade na cidade.
“Foi um dos compromissos assumidos pelo prefeito Evandro durante a campanha, e a partir de hoje começa a se concretizar. Nós, vereadores e vereadoras, temos uma grande responsabilidade e também o prazer de participar da concretização desse sonho dos estudantes e da nossa juventude. É um passo importante para que a cidade avance no sentido de universalizar a tarifa zero para toda a população”, afirmou.
Trâmite
Mais cedo, o projeto teve o parecer aprovado pela Comissão, entrando como extrapauta na sessão. Por tramitar em regime de urgência, o projeto foi apreciado em discussão única e em redação final. Com a aprovação da Câmara, o projeto segue para sanção do prefeito e publicação no Diário Oficial.
A expectativa é que a iniciativa fortaleça uma política pública que vem transformando a relação dos estudantes com a cidade, ampliando o acesso a oportunidades de aprendizado, convivência e crescimento pessoal durante todo o ano.
Secretaria de Educação realiza a Etapa Municipal do Salitre Científico 2026
A Secretaria Municipal de Educação de Salitre, realizou a Etapa Municipal do Salitre Científico 2026 com o tema "Ciência, Cidadania e Convivência Democrática: o conhecimento a serviço da vida coletiva", realizada no dia 19 de junho na EMEIF Antonio Leite de Alencar. O evento consolidou-se como um marco para o desenvolvimento acadêmico da região, evidenciando o fortalecimento da cultura científica na rede pública e o compromisso das escolas com uma educação cada vez mais inclusiva, democrática e transformadora.
Nesta edição, o município alcançou números expressivos e inéditos na produção de conhecimento estudantil. O ciclo científico contabilizou 42 projetos de pesquisa inscritos e apresentados durante a Etapa Escolar. A partir dessa etapa, 26 trabalhos foram selecionados e expostos na Etapa Municipal, mobilizando estudantes e professores nas categorias Pesquisa Júnior, Pessoa com Deficiência (PcD), Educação Escolar Quilombola e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Veja as escolas que ficaram em 1º lugar em cada categoria:
PCD (PESSOA COM DEFICIÊNCIA):
Escola: EMEIFTI Francisco Clementino De Alencar
Projeto: Manihot: Biotecnologia Sustentável Em Proteção As Lavouras, Polinizadores E Comunidades.
Autores: José Cleilton Da Silva Nascimento; Murilo Levi Da Silva Moreira
Orientador(a) e Coorientador(a): Cristiano Oliveira De Negreiros; Renata Pereira Dias SIM SIM
PESQUISA JÚNIOR:
Escola: EMEIFTI Francisco De Assis Leite
Projeto: Ia Música: Música E Tecnologia A Serviço Da Inclusão E Da Convivência Democrática Na Matemática
Autores: Helena Agostinho De Andrade; Maria Cecilia Zeca De Sousa
Orientador(a) e Coorientador(a): Joaquim Batista De Souza Alencar Cicero Bruno Batista Da Silva
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA - ANOS FINAIS:
Escola: EMEIFTI Francisco Jacinto Do Nascimento
Projeto: Do Descarte À Transformação: Aproveitamento De Resíduos Na Produção De Jogos Educativos Em Uma Comunidade Quilombola Rural.
Autores: Maria Graziela Da Silva Pereira Maria Elayne Aguiar Pereira
Orientador(a) e Coorientador(a): Jaila Maria Da Silva Nascimento Luíza Francisca De Carvalho
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA - ANOS INICIAIS 5ºANO:
Escola: EEFQ João Rodrigues Da Fonseca
Projeto: Direitos Quilombolas: O Conhecimento Como Caminho Para A Cidadania Democrática Na Escola E Na Comunidade
Autores: Francisco Isaías Rodrigues Da Fonseca; Maria Hevellyn De Luna
Orientador(a) e Coorientador(a): Ranielly Ferreira De Andrade; Antonia Leticia Rufino De Carvalho.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):
Escola: Francisca Sildenia Pereira Dos Santos
Projeto: A Inclusão Digital Como Mecanismo De Cidadania Na EJA
Autores: Rafaela Oliveira Alencar; Geciane Antônia De Sousa Silva
Orientador(a) e Coorientador(a): Cicero Antonio De Alencar; Rejane Elói Fialho
O sucesso desta jornada é o reflexo direto da dedicação e da competência de toda a comunidade educacional. A administração municipal reconhece e enaltece o empenho das unidades escolares participantes, destacando o papel fundamental do trabalho conjunto entre diretores, coordenadores pedagógicos, professores orientadores e coorientadores. O reconhecimento se estende também à banca avaliadora, formada por profissionais de alta capacidade técnica, e a toda a equipe que viabilizou a concretização deste importante momento de incentivo à inovação.
O maior destaque, contudo, é o verdadeiro protagonismo dos estudantes pesquisadores. Ao dedicarem tempo, esforço e criatividade para construir trabalhos que refletem a realidade de suas próprias comunidades, esses jovens compartilharam ideias, descobertas e soluções inovadoras.
Como ressalta a mensagem oficial do evento, a ciência floresce quando a curiosidade encontra oportunidade. A Prefeitura de Salitre parabeniza todos os envolvidos por demonstrarem que o compromisso e o entusiasmo pela descoberta são chaves fundamentais para o futuro do município.
Câmara de Fortaleza inicia formação de jovens parlamentares do “Parla, Jovem"
Vinte e quatro jovens parlamentares eleitos para o programa “Parla, Jovem!” participaram, nesta terça-feira (23), de uma formação promovida pela Câmara de Fortaleza (CMFor). A atividade, realizada na sede da CMFor, marcou o primeiro contato dos estudantes com o funcionamento do processo legislativo e integrou a programação preparatória para o início das sessões simuladas do programa.
O presidente da CMFor, vereador Leo Couto (PSB), destacou a importância da iniciativa de aproximar os jovens do funcionamento do Legislativo.
“Hoje, eles iniciaram o treinamento sobre como é conduzida uma sessão plenária, como são debatidos os projetos e qual o caminho que esses projetos percorrem. Pela primeira vez, eles estiveram presentes em uma sessão ordinária, vendo como funciona. Procurei explicar cada bloco da sessão, exatamente para fomentar a curiosidade de cada um, para que cada jovem representante conheça o papel do vereador e da política”, resumiu o presidente.
A ação desta manhã, conduzida pela Escola do Parlamento de Fortaleza (EPFor) e pela Coordenadoria Geral de Assuntos Legislativos (Cogel), promoveu orientação aos participantes sobre a representação política e os setores que compõem a Casa.
O coordenador Legislativo da CMFor, Isac Holanda, explicou que o objetivo é qualificar os jovens parlamentares para as sessões simuladas que serão realizadas ao longo do ano.
“Hoje, eles estão chegando para o primeiro contato com a Casa, para serem recebidos pelos vereadores e assistir a uma parte da sessão plenária. Além disso, a gente vai ter um momento de qualificação para explicar para eles como é que vai ser o funcionamento das sessões simuladas da qual vão participar”, afirmou Isac.
A coordenadora de Formação Cidadã da Escola do Parlamento (EPFor), Vanessa Costa, destacou a importância da ação na preparação dos estudantes para a experiência parlamentar.
“É uma honra para a Escola do Parlamento proporcionar esse momento de formação para os jovens que integram o ‘Parla, Jovem!’. Neste primeiro momento, eles participam de uma formação cidadã, e esse aprendizado terá impacto direto no mandato que irão exercer no programa e também na formação deles como cidadãos”, ressaltou Vanessa.
A formação incluiu uma conversa no Auditório Ademar Arruda sobre inclusão e cidadania com a gestora de Inclusão da CMFor, Lívia Vasconcelos.
“A maior parte das propostas do ‘Parla, Jovem!’ foi voltada à temática da inclusão, então ficamos felizes em perceber que muitos jovens já estão pensando no coletivo e na diversidade. Nosso objetivo com essa conversa de hoje foi mostrar as ações desenvolvidas pela Câmara nessa área e incentivá-los a continuar propondo mudanças que contribuam para uma cidade mais inclusiva”, afirmou Lívia.
Vivência Parlamentar
Como parte da ação formativa, os estudantes conheceram o Plenário Fausto Arruda e acompanharam o andamento de uma sessão ordinária, enquanto o presidente Leo Couto explicava o rito e as etapas da atividade legislativa.
A estudante Eloá Lavine, da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Deputado Roberto Mesquita, do bairro Vila Velha, destacou que a experiência contribuiu para compreender melhor o funcionamento do Legislativo e a importância da representação popular.
“Foi muito importante para conhecer e entender melhor como vai funcionar a dinâmica do ‘Parla, Jovem!’. Foi um momento de aprendizagem e uma sensação incrível entender qual é o papel do vereador na sociedade e compreender que o vereador não representa só uma pessoa, mas sim milhares de pessoas de uma cidade”, resumiu a jovem representante.
O estudante Davi Lucas, da EMTI Professor Joaquim Francisco de Sousa Filho, do bairro Presidente Kennedy, ressaltou o entusiasmo com a formação e a expectativa para iniciar o mandato como jovem representante. “Estou achando muito massa. A gente está aprendendo muito e conhecendo mais sobre como tudo funciona aqui na Câmara. Estou muito animado para começar a exercer o mandato e espero que o meu projeto dê certo”, afirmou.
Realizado pela Câmara de Fortaleza em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o “Parla, Jovem!” reúne 24 estudantes eleitos nos seis distritos educacionais da capital para uma imersão no funcionamento do Poder Legislativo. Ao longo do programa, os jovens vivenciam etapas que reproduzem a atividade parlamentar, desde a campanha eleitoral até a elaboração, apresentação e defesa de propostas em plenário.
Feira Marias do Juá participa do Festival Juaforró de 24 a 28 de junho
A Feira Marias do Juá integrará a programação do Festival Juaforró, que acontecerá de 24 a 28 de junho, no Parque de Eventos Padre Cícero. O espaço funcionará das 18h às 22h, localizado próximo à cidade cenográfica, aos quiosques, bares e restaurantes. O projeto é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria (SEDETUR), por meio da Diretoria de Empreendedorismo.
No local, serão comercializados produtos de diversos segmentos, como crochê, macramê, artesanato, bijuterias e comidas típicas, além de itens voltados à economia criativa. A iniciativa busca incentivar, fortalecer e profissionalizar o empreendedorismo feminino, promovendo a geração de renda e a valorização do trabalho das mulheres.
Ao todo, 43 empreendedoras estão inscritas para expor e comercializar seus produtos durante os cinco dias de festa. O Festival Juaforró promete celebrar a cultura nordestina com shows, apresentações culturais, gastronomia e espaços dedicados à valorização da produção artística e da economia criativa de Juazeiro do Norte.
Embora o número de participantes varie de acordo com cada ação ofertada pelo município, o projeto já impactou mais de 2 mil mulheres desde sua criação, em 2023. Atualmente, cerca de 180 empreendedoras permanecem engajadas ativamente nas feiras e demais atividades da iniciativa.
Racha no PL acirra disputa na base evangélica e coloca Ciro Gomes e Eduardo Girão na briga pelo apoio bolsonarista no Ceará
A disputa interna no PL do Ceará ganhou novos contornos e expõe um racha cada vez mais profundo dentro da legenda, especialmente entre lideranças da base evangélica. O embate envolve não apenas o posicionamento do partido na sucessão estadual de 2026, mas, sobretudo, a definição dos nomes que disputarão o Senado Federal.
De um lado, o grupo liderado pelo deputado federal André Fernandes defende uma aliança do PL com o pré-candidato ao Governo do Estado, Ciro Gomes (PSDB). Como contrapartida ao apoio, André trabalha para viabilizar a candidatura do pai, o deputado estadual e pastor Alcides Fernandes, a uma das vagas ao Senado.
OUTRO LADO
O campo oposto a André Fernandes, que é integrado por lideranças ligadas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, articula um caminho diferente para o partido. O grupo busca aproximar o PL do senador Eduardo Girão (NOVO), pré-candidato ao Governo do Ceará, e defende o nome da deputada federal Priscila Costa para a disputa ao Senado.
Priscila, que possui forte atuação junto ao segmento evangélico, conta com o respaldo político de Michelle e passou a ser apontada como uma das principais representantes do bolsonarismo no Ceará.
NOVO E PSDB DE OLHO
Os repórter Isac Rancine e Carlos Silva, ao participarem, nesta terça-feira (23), do Jornal Alerta Geral, abordam as nuances que marcam a caminhada do PL rumo às eleições de 2016 no Ceará. O racha no partido está configurado e pauta a agenda da oposição ao Palácio da Abolição.
A crise interna é acompanhada com atenção por dirigentes do PSDB e do NOVO. Os tucanos aguardam a definição do PL para saber se a legenda integrará, de fato, o palanque de Ciro Gomes.
GIRÃO SOBE O TOM
De olho no eleitorado conservador e bolsonarista, Eduardo Girão elevou o tom das críticas ao grupo comandado por André Fernandes. O senador afirmou que Priscila Costa estaria sendo preterida dentro do partido em razão de um projeto político familiar.
“O projeto do lado de lá é totalmente familiar”, acusa Girão, em referência ao deputado André Fernandes e ao pastor Alcides.
Ao defender a participação de Priscila na chapa majoritária, Girão destacou o perfil da parlamentar e afirmou que ela reúne as características necessárias para exercer um mandato independente no Senado.
“Priscila seria um sonho de ver na chapa, porque tenho certeza de que ela não seria engolida pela máquina de triturar do Senado. Ela tem altivez e demonstra isso em todos os mandatos que exerceu, seja na Câmara Municipal, seja na Câmara Federal. Ela não se deixa intimidar”, afirmou.
Com o avanço das articulações para 2026, a disputa pelo comando da base evangélica e pela hegemonia do eleitorado bolsonarista promete intensificar ainda mais o racha interno no Partido Liberal no Ceará.
Lideranças estaduais do PL tentam, em meio aos conflitos internos, administrar a agenda a ser cumprida, no dia 10 de julho, em Fortaleza, pela ex-primeira-dama Michele Bolsonaro e pelo pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro.
Durante o encontro, o PL apresentará os nomes de candidatos e a candidatas à Assembleia Legislativa, às Câmara Federal e ao Senado. Há expectativa de que, nessa data, o PL sinalize qual rumo adotará na disputa ao Governo: se irá fechar aliança com o PSDB ou com o NOVO.
Polícia Federal investiga fraudes em contratos de merenda escolar e cumpre mandados em Aracati, Fortim e Beberibe
A operação é realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e tem como objetivo aprofundar as investigações sobre possíveis irregularidades na contratação de empresas responsáveis pelo fornecimento de gêneros alimentícios para órgãos municipais.
Os mandados foram expedidos pela 16ª Vara da Justiça Federal. Segundo a PF, as buscas têm como finalidade recolher documentos, equipamentos eletrônicos e outras mídias que possam auxiliar na identificação dos envolvidos e no rastreamento da destinação dos recursos públicos repassados pela União.
Empresa sob suspeita
De acordo com as investigações, iniciadas em 2025, uma empresa que não possuía estrutura logística e operacional compatível com os contratos firmados teria participado de processos licitatórios e recebido recursos públicos. Além disso, foram identificadas movimentações financeiras consideradas atípicas, que agora são analisadas pelos investigadores.
A Polícia Federal apura se houve direcionamento de licitações, superfaturamento ou outras irregularidades relacionadas à execução dos contratos.
O nome "Despensa Vazia" faz referência à suposta incompatibilidade entre os contratos de fornecimento de alimentos firmados com órgãos públicos e a capacidade operacional apresentada pela empresa investigada para cumprir os serviços contratados.
Crimes investigados
Os investigados poderão responder, em tese, pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.
A Polícia Federal informou que as investigações continuam e que o material apreendido durante a operação será analisado para identificar a participação de cada envolvido e eventuais desvios ou apropriações indevidas de recursos públicos.
Crato Junino 2026: São João Comunitário leva tradição e integração aos bairros e comunidades com apoio da Secult
A programação foi iniciada no último dia 20 de junho com a apresentação da Quadrilha Arraiá da Tradição, do Seminário, que abrilhantou a abertura do São João Comunitário, reunindo público e mantendo viva uma das mais importantes expressões da cultura popular nordestina.
Ao longo das próximas semanas, moradores e visitantes poderão acompanhar uma série de eventos distribuídos em diferentes localidades, promovendo integração comunitária, fortalecimento da identidade cultural e incentivo às tradições juninas.
Entre os destaques da programação estão o Arraiá Sagrada Família, que celebra 25 anos de história; o tradicional Festival Junino do Alto da Penha, que chega à sua 39ª edição; além de festejos realizados em comunidades rurais e urbanas, reafirmando o caráter democrático e descentralizado do Crato Junino.
O apoio concedido por meio do edital da Secretaria Municipal de Cultura possibilita que grupos comunitários ampliem suas ações culturais, garantindo estrutura e incentivo para a realização das festividades. A iniciativa fortalece a economia criativa, valoriza artistas, brincantes e produtores culturais, além de preservar tradições que fazem parte da identidade do povo cratense.
Confira a programação do São João Comunitário 2026:
23 de junho
Arraiá Sagrada Família - 25 Anos de Tradição
Local: Rua Sagrada Família com Bárbara de Alencar
Horário: 18h
Organização: Grupo Os Brincantes
25 de junho
Quadrilha Luar da APAE
Local: APAE Crato
Horário: Período da manhã
Organização: APAE
27 de junho
Festejo da Batateira
Local: Rua Fernando Feitosa, 82 - Gizélia Pinheiro
Horário: 17h
Organização: Associação Esportiva e Cultural Batateira
39º Festival Junino do Alto da Penha
Local: Rua Bruno de Menezes, S/N - Alto da Penha
Horário: 18h
Organização: Júlio do Mastruz
São Pedro do Mestre Chico Caboclo
Local: Sítio Currais
Horário: 18h30
Organização: Mestre Chico Caboclo
Arraial do Nordeste
Local: Avenida Ângelo Figueiredo, nº 34 - Vila Nova Belo Horizonte
Horário: 18h30
Organização: Ivaneide Leandro Menezes
São João do Zacarias Gonçalves
Local: Praça Vicente Pintado
Horário: 20h
Organização: Suenia Cassia
28 de junho
Festa Junina do Sítio Coqueiro 2026
Local: Sítio Coqueiro
Horário: 17h
Organização: Associação dos Moradores do Sítio Coqueiro
Forró de São Pedro
Local: Sítio Carrapato
Horário: 20h30
Organização: Grupo Uinuerê
29 de junho
Arraiá da Casa Luz
Local: Casa Luz
Horário: 18h
Organização: Casa Luz
04 de julho
6º Arraiá Arte Vida
Local: Rua São Paulo, nº 296 - Muriti
Horário: 18h30
Organização: Arte e Vida
Abertas inscrições para o Festival Terreiro Cariri - Etapa Ceará Junino 2026 – Cariri, até o dia 27 de junho
Aos interessados, as inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 27 de junho, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKF-W1u7wQ6tzbZtXhyl2B5qJO7j4Hz8eYNu8_bASxjfqeww/viewform?usp=publish-editor
Para participar, os grupos devem seguir alguns critérios, entre eles, quadrilhas adultas o mínimo é de 12 pares de brincantes, apresentação de tema definido, menores de 18 anos só podem integrar quadrilhas adultas mediante autorização dos responsáveis, informar o quantitativo de brincantes no ato da inscrição, e indicar um representante maior de 18 anos.
O sorteio da ordem de apresentação dos grupos será realizado no dia 03 de julho, às 16h, na sede da SCAN, com presença obrigatória de um representante maior de 18 anos.
O projeto ainda prevê programação cultural gratuita com apresentações competitivas de quadrilhas juninas, aliadas às ações formativas e de salvaguarda dos saberes tradicionais. Ele se consolida como uma ação fundamental para a política de patrimônio cultural do Estado do Ceará ao promover não apenas a difusão, mas também a salvaguarda ativa das tradições juninas.
Salitre realiza primeiro mutirão para inserção do Implanon
A Secretaria Municipal de Saúde de Salitre, realizou o primeiro mutirão para inserção do Implanon, método contraceptivo seguro e de longa duração. Neste primeiro momento, o município recebeu uma quantidade limitada de dispositivos, cuja oferta segue critérios de elegibilidade. O público prioritário contempla mulheres de 14 a 25 anos, considerando fatores de vulnerabilidade social, como baixa renda, baixa escolaridade e histórico de gestação nessa faixa etária.
Durante esse primeiro mutirão, 45 mulheres foram contempladas com a inserção do Implanon. A ação representou um importante avanço na ampliação do acesso aos direitos sexuais e reprodutivos.
A Secretaria de Saúde informa que, à medida que novas remessas do dispositivo forem enviadas ao município, a oferta do serviço será ampliada de forma gradativa. As mulheres que se enquadram nos critérios estabelecidos e têm interesse em utilizar o método devem procurar a Unidade Básica de Saúde de sua área de referência para passar por uma consulta de planejamento reprodutivo.
Após a avaliação, as pacientes elegíveis serão inseridas na lista de espera e convocadas conforme a disponibilidade de novos implantes. Com essa iniciativa, a administração municipal reafirma o compromisso de continuar trabalhando para garantir cuidados especializados e saúde de qualidade para toda a população.
Série da Netflix traz relato sobre o tricampeonato do Brasil que vai muito além dos campos
Com a Copa do Mundo em andamento até o dia 19 de julho, uma verdadeira indústria temática toma nosso País, por meio de documentários, filmes, livros e revistas especializadas, dentre outros produtos. Entre uma partida e outra, é possível apreciar no streaming uma preciosidade: a série “Brasil 70: A Saga do Tri”, de cinco episódios, da Netflix. Dirigida por Paulo Morelli, Pedro Morelli e Quico Meirelles, a série se debruça sobre o Mundial de 1970, em que o Brasil sagrou-se tricampeão, e o faz com grande apuro técnico, roteiro eficiente e ótimas atuações.
Por uma feliz coincidência, o México, uma das sedes do Mundial de 2026, abrigou a Copa realizada há 56 anos – o que transforma a nostalgia em expectativa de que o triunfo brasileiro se repita. A trama mostra como durante a Ditadura Militar, enquanto estávamos sob censura, repressão e tensão política, a Seleção embarcou para o México com a cobrança de provar ser capaz de chegar ao tricampeonato, após o fiasco de 1966 (quando ocupou apenas a 11.ª colocação), após as conquistas de 1958 e 1962.
“Brasil 70: A Saga do Tri” vai além do que se passa nos campos, ao tratar do contexto político que o Brasil vivia em 1970. Tendo como um dos protagonistas o então técnico João Saldanha (Rodrigo Santoro), um jornalista então integrante dos quadros do Partido Comunista Brasileiro (PCB) – portanto, opositor do regime vigente –, a série mostra como sob sua liderança foi escalada a seleção, diante de grande vigilância do governo Emílio Garrastazu Médici (1969-1974).
![]() |
| João Saldanha (Rodrigo Santoro), o jornalista do PCB que escalou o time de 1970 | Fotos: Divulgação/Netflix |
Os conflitos decorrentes do posicionamento político de Saldanha, que culminam na sua substituição por Zagallo (Bruno Mazzeo), são esmiuçados, bem como as relações interpessoais dos atletas cuja principal estrela era Pelé (Lucas Agrícola). Tão hábil quanto na abordagem temática entre o que rola nas partidas e o cenário político brasileiro, a série faz de forma equilibrada a divisão de espaço entre os protagonistas: o foco se alterna entre Saldanha, Zagallo e Pelé no decorrer dos episódios, com grandes atuações de Santoro, Mazzeo e Agrícola, respectivamente. A fotografia granulada, muito fiel às imagens dos anos 1970, e a montagem são itens que também merecem nota.
Mas é, sem dúvida, com a bola em campo que a série nos conquista. Acompanhei a série com minha filha Sara, de sete anos, e as reações dela às estilizadas reconstituições das partidas, sobretudo dos gols que levaram o Brasil ao tricampeonato, eram tão festivas quanto às de quem acompanha um jogo ao vivo. Com apuro técnico notável, as cenas encantam, muitas vezes, oscilando entre cortes precisos e jogadas mostradas em câmera lenta, traduzindo o empenho dos jogadores em campo e a emoção da torcida. É um resultado que atinge em cheio as gerações que ainda não viram o Brasil vencer uma Copa do Mundo.
A série é hábil em nos mostrar que a luta pela democracia é permanente, e persiste não apenas a cada quatro anos, quando se busca um novo campeonato – ela se renova a cada dia.
Serviço: “Brasil 70: A Saga do Tri”. Série em seis episódios dirigida por Paulo Morelli, Pedro Morelli e Quico Meirelles. Elenco: Rodrigo Santoro, Bruno Mazzeo, Lucas Agrícola, Gui Ferraz, Ravel Andrade, Caio Cabral e Julia Stockler. Disponível na Netflix.
Polícia Federal faz operação contra Digimais, banco de Edir Macedo; R$ 670 milhões são bloqueados
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem, que mira a cúpula do Banco Digimais, instituição controlada pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Ao todo, mais de 50 policiais federais saíram às ruas para cumprir nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo.
Além de autorizar as buscas, a Justiça determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e o bloqueio de bens e valores de até R$ 670,3 milhões.
Michelle Bolsonaro volta a atacar aproximação entre PL e Ciro e deflagra cruzada em defesa da aliança com Eduardo Girão
Michelle, em publicação das redes sociais, contestou o argumento de que uma eventual composição entre PL e Ciro teria como objetivo principal derrotar o PT no Ceará. Segundo ela, essas tratativas não estariam relacionadas apenas ao enfrentamento político ao partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Nunca foi para tirar o PT, e sim por projetos de poder”, escreveu a ex-primeira-dama, sem declinar nomes, mas em um recado ao deputado federal André Fernandes que fez um acordo com Ciro para o pai, deputado estadual Alcides Fernandes, receber o apoio na disputa ao Senado.
A manifestação de Michele surge poucos dias após o pré-candidato do NOVO ao Governo do Estado, Eduardo Girão, direcionar críticas com o mesmo teor ao acordo entre André e Ciro. Michele quer o PL no palanque de Girão, um aliado histórico e leal ao ex-presidente Bolsonaro.
Michelle também informou que gravou um vídeo sobre o assunto e sinalizou que pretende divulgar novas críticas à aproximação entre o PL e o tucano. A ex-primeira-dama tem agenda no dia 10 de julho, em Fortaleza, para oficializar a pré-candidatura da deputada federal Priscila Costa ao Senado.
Em outra publicação, Michele compartilhou trecho de entrevista concedida por Ciro Gomes à revista Veja, na qual o pré-candidato ao Governo do Ceará reafirma as divergências com o bolsonarismo.
“A nossa desavença nacional com o PL é insuperável. Apoiar Flávio Bolsonaro não está em discussão. Se estivesse, nós não tínhamos nem sentado para conversar sobre a aliança regional”, afirmou Ciro. Em meio aos conflitos internos, Michele lançou uma cruzada para o PL do Ceará fechar aliança com o NOVO. (Ceará Agora)
Receita Federal libera consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda
A Receita Federal abre hoje (terça-feira, 23), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026. Crédito bancário de R$ 16 bilhões será feito no decorrer do dia 30 de junho. No Ceará, valor chega a R$ 427 milhões. O montante equivale ao mesmo valor do primeiro lote de restituição do IRPF 2026, pago no dia 29 de maio deste ano. No Brasil, 9.585.797 contribuintes foram contemplados, sendo 218.280 declarações no Ceará.
O pagamento dos dois lotes somados devem alcançar 80% do total estimado de restituições no ano.Confira os assuntos econômicos no Ceará, no Brasil e no MundoSerão contemplados 18,3 milhões de contribuintes, considerando a soma dos dois primeiros lotes de 2026, no valor total de R$ 32 bilhões.
Ceará recebe mais de 29 mil doses da vacina Pneumo 20 para crianças de até 5 anos
Crianças menores de 5 anos que não completaram o esquema vacinal já podem ser vacinadas pelo SUS com a vacina Pneumo 20, que protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococcus, causadora de doenças graves como pneumonia e meningite. A estratégia nacional de imunização foi lançada no último fim de semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O Ceará recebeu um lote inicial de 29.140 doses do imunizante para aplicação em todo o estado.
“Estou muito feliz de a gente poder transformar essa vacinação em realidade. Eu pude ver as primeiras bebezinhas, com dois meses de idade, já sendo protegidas com essa vacina, que é uma vacina que protege contra 20 tipos dessa bactéria, que é o pneumococcus. E como essa vacina é muito mais ampla do que a que a gente utilizava, ela vai proteger ainda, contra pneumonia grave e contra meningite”, destaca Padilha.
Saiba mais: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias-para-os-estados/ceara/2026/junho/ceara-recebe-mais-de-29-mil-doses-da-vacina-pneumo-20-para-criancas-de-ate-5-anos
Festival Juaforró reúne música, cultura, artesanato e gastronomia no Parque de Eventos Padre Cícero a partir desta quarta-feira, 24
O Parque de Eventos Padre Cícero será palco, a partir desta quarta-feira, 24, do Festival Juaforró. O evento promete cinco dias de celebração da cultura nordestina, com shows, apresentações culturais, gastronomia típica, artesanato e espaços dedicados à valorização da produção artística e da economia criativa de Juazeiro do Norte.
Os portões serão abertos diariamente às 17h30. As atividades culturais terão início às 18h, no Palhoção e no Terreiro Cultural, e às 19h, na Cidade Cenográfica. Os espaços receberão apresentações de artistas regionais, grupos culturais, atores e músicos, proporcionando ao público uma imersão nas tradições juninas e na identidade cultural do município.
Próxima à Cidade Cenográfica, a Feira Marias do Juá funcionará das 18h às 22h. O espaço reunirá empreendedoras locais que irão comercializar produtos de artesanato, gastronomia e economia criativa, fortalecendo o protagonismo feminino e incentivando a produção local.
A expectativa da Secretaria Municipal de Cultura é que cerca de 200 mil pessoas passem pelo Parque de Eventos Padre Cícero durante os cinco dias de programação. Para ampliar o acesso do público, toda a programação do palco principal será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura de Juazeiro do Norte no YouTube.
No primeiro dia do festival, 24 de junho, também haverá a transmissão do jogo da Copa do Mundo entre Brasil e Escócia, às 19h.
A entrada no Festival Juaforró é gratuita. O público poderá contribuir, de forma voluntária, com a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado a ações sociais no município.
Além dos shows, o evento também contempla apresentações de quadrilhas juninas e festejos na zona rural, que serão realizados após a programação no Parque de Eventos Padre Cícero.
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Com apoio de Yury do Paredão, Acopiara inaugura Restaurante Popular
Novo equipamento público reforça o enfrentamento da insegurança alimentar no município_
O deputado federal Yury do Paredão não para. Nesta segunda-feira (22), em Acopiara, o parlamentar participou da entrega do Restaurante Popular, em Acopiara, Região Centro-Sul. A iniciativa é voltada ao fortalecimento da segurança alimentar e ao combate à fome. A entrega do equipamento contou com o apoio do deputado federal Yury do Paredão e com a presença do prefeito Dr. Vilmar, marcando mais um avanço nas políticas públicas voltadas à população.
O Restaurante Popular tem como objetivo garantir refeições de qualidade a preços acessíveis, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade social e promovendo mais dignidade no acesso à alimentação diária. O equipamento passa a integrar a rede de políticas públicas do município voltadas à proteção social e à redução das desigualdades.
Durante a inauguração, o deputado federal Yury do Paredão destacou a importância de investimentos que cheguem diretamente à população e contribuam para melhorar a qualidade de vida das família.
“Ver um equipamento como esse em funcionamento é saber que muitas famílias vão ter mais dignidade na mesa. Nosso mandato tem um compromisso firme com a pauta social, e seguimos trabalhando para que iniciativas como o Restaurante Popular cheguem e beneficiem diretamente a população”, afirmou o parlamentar.
A inauguração reuniu autoridades, lideranças políticas e moradores, que acompanharam a entrega do novo espaço e celebraram a chegada de um serviço considerado essencial para muitas famílias do município.
Ex-prefeito de Salitre, Dodó de Neoclides tem contas referente ao exercício 2021 desaprovadas na Câmara Municipal
Com essa decisão, o ex-gestor passa a acumular três condenações que impactam seus direitos políticos:
Uma condenação eleitoral em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que determinou 8 anos de inelegibilidade por abuso de poder político no TER, (ainda cabe recurso junto ao TSE);
Duas reprovações de contas de gestão pelo TCE, confirmadas pela Câmara Municipal, referentes aos exercícios de 2021 e 2022.
As contas relativas aos anos de 2023 e 2024 ainda aguardam tramitação e julgamento pelos órgãos competentes.
O mandato de Dodó de Neoclides (2021–2024) foi marcado por tensões institucionais, incluindo o cumprimento de mandados de busca e apreensão e operações policiais na sede da prefeitura.
No âmbito político, o ex-prefeito enfrentou dificuldades para manter a base aliada no Legislativo após as eleições de 2024. Ele chegou ao Executivo após capitalizar sobre dissidências internas do PT local e receber o apoio do então prefeito Rondilson (PT). Contudo, divergências políticas posteriores levaram ao rompimento com seu principal padrinho político.
Sem uma coligação consolidada e enfrentando o desgaste de sua gestão, Dodó tentou a reeleição em 2024, mas foi derrotado nas urnas justamente pelo grupo liderado por Rondilson.
Justiça determina que Prefeitura de Juazeiro do Norte e Organização Social garantam transparência na gestão de unidades de saúde
Na decisão, a 1ª Vara Cível de Juazeiro do Norte determinou que a Prefeitura e o IDAB devem implementar um Portal da Transparência específico para os contratos de gestão nº 2021.03.01.01/SESAU e nº 2021.03.01.02/SESAU, referentes às unidades. O site deve permitir a consulta pública e o download de documentos fundamentais como editais de chamamento público, contratos e aditivos na íntegra, metas e indicadores de desempenho, prestações de contas financeiras e a folha de pagamento completa dos profissionais. A Justiça estipulou multa diária de R$500,00, limitada ao montante de R$ 50 mil, em caso de descumprimento injustificado da decisão.
Histórico
O MP abriu inquérito civil para apurar o caso, após o recebimento de um Relatório de Apuração da Controladoria Geral da União (CGU), que apontou “opacidade administrativa” e “transparência deficiente” na gestão das unidades, envolvendo repasses superiores a R$ 46 milhões. A 15ª Promotoria de Justiça verificou que a Prefeitura de Juazeiro do Norte se limitava a fornecer links de acesso restrito e que o IDAB não disponibilizava relatórios de execução e prestação de contas organizadas, dificultando o controle social.
Em setembro de 2025, o Ministério Público chegou a expedir recomendação para sanar as irregularidades. Diante da insuficiência das providências adotadas pelos gestores, o promotor de Justiça André Barroso ajuizou a Ação Civil Pública com pedido de liminar. Segundo o MP, a publicidade dos atos é um dever constitucional, especialmente quando se trata da gestão indireta de serviços essenciais de saúde por entidades privadas, que devem seguir o núcleo essencial dos princípios da Administração Pública.
Alece convoca estagiários aprovados em processo seletivo
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) inicia, nesta segunda-feira (22/06), a convocação de aproximadamente 160 aprovados no processo seletivo para estágio, realizado em maio deste ano pela Universidade Patativa do Assaré. Os convocados são alunos de diversos cursos de graduação, pós-graduação, técnico, EJA e ensino médio, que passarão a atuar em diferentes setores da Casa.
A convocação ocorre conforme a disponibilidade de vagas nas unidades administrativas da Alece e segue a ordem convocatória prevista no edital do processo seletivo. Além da ampla concorrência, o chamamento observa as políticas de inclusão adotadas pela instituição, contemplando vagas destinadas a pessoas em situação de hipossuficiência econômica, negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Os candidatos convocados receberão comunicação por e-mail ou contato telefônico e deverão encaminhar a documentação exigida para contratação, incluindo documento oficial de identificação, declaração de matrícula atualizada, título de eleitor, certidão de quitação eleitoral e comprovante de endereço. Após essa etapa, será necessária a formalização do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), conforme determina a Lei Federal nº 11.788/2008.
De acordo com o edital, os candidatos terão prazo de até 24 horas para se manifestar após o recebimento da convocação. "Esse processo reforça o compromisso da Alece com a formação de estudantes e com a criação de oportunidades de aprendizagem prática no ambiente legislativo. Agora, orientamos os candidatos aprovados a acompanharem regularmente seus e-mails e contatos telefônicos, para que possam atender às etapas da convocação e efetivar sua contratação dentro dos prazos estabelecidos", afirma Maria Elenice Ferreira, diretora do Departamento de Gestão de Pessoas da Alece.
O resultado oficial pode ser consultado pelo link da Universidade Patativa do Assaré.
Governo do Ceará firma parceria com Campos Sales e mais 26 municípios para ampliar abastecimento de água em zonas rurais
Com a presença de prefeitos cearenses, o Governo do Ceará assinou, nesta segunda-feira (22), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o Termo de Compromisso para a ampliação do abastecimento de água em áreas rurais. A iniciativa, realizada por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), contempla 30 parcerias firmadas em 27 municípios, beneficiando 8.904 famílias, com investimento de R$ 4,79 milhões. Ao todo, 33.123 pessoas serão atendidas pela ação. Entre os municípios atendidos está Campos Sales, no Cariri Oeste.
O evento foi conduzido pelo governador Elmano de Freitas e contou com a presença do presidente da Cagece, Neuri Freitas, e do presidente do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), Marcondes Ribeiro – instituição responsável por levar água tratada e de qualidade às comunidades rurais do Ceará. Também participaram o secretário das Cidades, Negreiros Bastos, além de outras autoridades.
“O dia de hoje é de muita alegria e orgulho. Os recursos já estão disponíveis na Cagece e, nos próximos dias, iniciaremos as obras para garantir o abastecimento de água à população”, assegurou o governador Elmano de Freitas, ao agradecer a parceria dos prefeitos presentes. “Eu sei exatamente o que significa ter água chegando às comunidades e estamos de mãos dadas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos das suas cidades”, acrescentou o governador.
Instituído em 1996, o Sisar tem como objetivo garantir a gestão sustentável dos sistemas de abastecimento de água e saneamento em comunidades rurais. O modelo, que inclui manutenção dos sistemas e capacitação das comunidades, foi ampliado para outras regiões do Ceará a partir de 2001. Atualmente, está presente em 173 municípios, atendendo 2.531 comunidades e beneficiando mais de 1 milhão de pessoas.























