quarta-feira, 24 de junho de 2026

Plenária itinerante dá início à 6ª edição do projeto “Nossa Casa é de Todos” na Regional 7


A 6ª edição do programa “Nossa Casa é de Todos” realiza mais uma sessão plenária itinerante nesta quinta-feira, 25, na Escola de Ensino Profissional (EEEP) Jaime Alencar de Oliveira, localizada na Av. Rogaciano Leite, n° 2285, no bairro Engenheiro Luciano Cavalcante (Regional 7). O início dos trabalhos está marcado para as 9h.

O momento vai proporcionar aos jovens e moradores da região uma vivência prática do funcionamento do Poder Legislativo

Durante a sessão, o público poderá acompanhar de perto o rito dos debates legislativos, a apresentação e elaboração de propostas, além de compreender melhor o papel dos vereadores na construção de políticas públicas que impactam diretamente o dia a dia de Fortaleza.

Aqueles que não puderem comparecer à sessão de quinta-feira poderão acompanhar a transmissão pelos canais oficiais da CMFor: rádio Fortaleza FM (90.7), TV Câmara Fortaleza (Canal 7.2) e canal oficial da CMFor no YouTube.

Após a abertura oficial com a sessão plenária na quinta-feira, o projeto estende sua programação no sábado (27), na pracinha do bairro Sapiranga. No local, a população terá acesso a um mutirão de serviços gratuitos essenciais, que incluem desde a emissão de documentos básicos (como a Carteira de Identidade Nacional – CIN, CPF e cartões de transporte) até consultas médicas preventivas com clínico geral e pediatra.

Já no sábado, a ação contará com o suporte da Ouvidoria da Câmara, orientações jurídicas da Defensoria Pública, feira do empreendedor local, além de uma programação cultural e de lazer voltada para todas as idades.

Serviço

6ª Edição do “Nossa Casa é de Todos” – Sessão Plenária Itinerante:

Data: Quinta-feira, 25 de junho de 2026

Horário: 9h

Local: EEEP Jaime Alencar de Oliveira

Endereço: Av. Rogaciano Leite, n° 2285 – Engenheiro Luciano Cavalcante (Regional 7)

Salitre em Foco: Resultados da Pesquisa da Estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA)



A Prefeitura de Salitre deu um passo importante na consolidação de suas políticas sociais. Por meio de uma articulação estratégica entre a Secretaria da Igualdade Racial e a Secretaria da Proteção Social do Estado, o município realizou o encontro de apresentação e socialização do relatório da pesquisa desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, no âmbito da Estratégia Primeira Infância Antirracista (PIA).

Tendo Salitre como o município central do estudo, o relatório final traz diagnósticos profundos, reflexões essenciais e aponta as potencialidades locais. Esses dados servem como base sólida para fortalecer a construção de políticas públicas ainda mais inclusivas, com foco absoluto na promoção da equidade racial desde os primeiros anos de vida.

O evento de apresentação não foi apenas uma prestação de contas, mas um espaço de planejamento unificado. O encontro reuniu a gestão municipal e as equipes técnicas das pastas de Educação, Saúde, Proteção Social e Cultura.

O objetivo central é reafirmar o compromisso da gestão com o desenvolvimento integral das crianças e consolidar uma rede intersetorial capaz de combater o racismo estrutural na raiz.

Polícia Federal prende filho de Bebeto Queiroz, ex-prefeito de Chorói; que continua foragido


A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (24), o filho do ex-prefeito de Choró, Carlos Alberto Queiroz Pereira, o "Bebeto de Choró". Daniel Queiroz foi preso em flagrante pelo crime de lavagem de dinheiro.Outros familiares de Bebeto do Choró também seriam alvos.

Em 2024, Daniel Queiroz compareceu à diplomação do pai como prefeito de Choró após uma procuração autorizar que o filho o represente na cerimônia. Foram apreendidos documentos que serão analisados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

O MPE, por meio da 3ª Promotoria Eleitoral de Fortaleza, e a PF realizaram o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão expedidos pelo juízo da 3ª Zona Eleitoral de Fortaleza, no âmbito da investigação criminal conjunta contra o ex-prefeito de Choró. As diligências continuam ao longo do dia.

O político segue foragido desde o dia 5 de dezembro de 2024, quando a Polícia Federal cumpriu mandado de prisão preventiva, na Operação Vis Occulta. Bebeto chegou a ser preso depois da eleição do ano passado, em outra ação do Ministério Público. Foi solto e, dias depois, quando as autoridades foram buscá-lo novamente em outra operação, já não o encontraram. Desde então, o paradeiro segue desconhecido e as investigações prosseguem em diferentes esferas.


Tenda Lilás chega ao Juaforró 2026 para fortalecer combate à violência contra a mulher


A partir desta quarta-feira, 24 de junho, primeiro dia do Festival Juaforró 2026, Juazeiro do Norte receberá a Tenda Lilás, iniciativa voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher. A ação é realizada pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e de Cultura, com o apoio de diversos órgãos da rede de proteção e defesa dos direitos das mulheres.

A Tenda Lilás funcionará durante todos os dias do Juaforró 2026, das 20h às 00h. Além disso, a Tenda também terá presença garantida em futuros festivais culturais promovidos pelo município, ampliando o alcance das ações de conscientização e acolhimento.

Durante o funcionamento da estrutura, a população terá acesso a orientações, informações sobre direitos e divulgação dos canais de denúncia, como o Ligue 180.

Entre os serviços oferecidos estão rodas de conversa, distribuição de material informativo, oficinas educativas e encaminhamento de casos para a rede de proteção e atendimento às mulheres.

A ação contará com a participação de diversos órgãos e instituições que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, fortalecendo o atendimento e a orientação ao público. Entre os parceiros estão a Patrulha Maria da Penha, o Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV), a Casa da Mulher Cearense, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a Defensoria Pública do Ceará, o Juizado de Violência Doméstica, a OAB Ceará, a Unidade de Acolhimento para Mulheres e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDEM).

A expectativa é que a Tenda Lilás contribua para expandir a prevenção, acolhimento e os canais de denúncias para a população em casos de violência de gênero, garantindo um ambiente mais seguro para as mulheres durante os festejos do Juaforró.

Com apoio do deputado Yury do Paredão, mutirão de varizes vai atender 600 pessoas no Instituto Dra. Yanny Brena



Iniciativa busca ampliar o acesso da população a procedimentos especializados e será realizada nos dias 25 e 26 de julho_

O Instituto Dra. Yanny Brena realizará, nos dias 25 e 26 de julho, mais uma edição do programa Cuidar para Viver Bem, promovendo um mutirão de tratamento de varizes que ofertará 600 procedimentos gratuitos à população. A ação conta com o apoio do deputado federal Yury do Paredão (MDB) e tem como objetivo ampliar o acesso a serviços especializados em saúde vascular. A iniciativa dá continuidade às ações já desenvolvidas pelo Instituto na área, beneficiando centenas de pacientes da região.

Os atendimentos serão realizados por equipe especializada, com foco em oferecer mais qualidade de vida a pessoas que sofrem com dores, inchaço e outros problemas causados pelas varizes. O mutirão busca contribuir para a redução da demanda reprimida na área da saúde, garantindo mais resolutividade para quem aguarda atendimento.

Para o deputado Yury do Paredão, iniciativas como essa representam um importante investimento que impacta diretamente a vida das pessoas.

“Nosso compromisso é continuar ampliando o acesso à saúde. Esse mutirão representa mais qualidade de vida, bem-estar e cuidado para quem mais precisa desse atendimento”, ressaltou o parlamentar.

Os interessados devem realizar agendamento prévio, presencialmente no Instituto Dra. Yanny Brena ou por meio dos números de WhatsApp (88) 99994-1515 e (88) 99998-1515. Os atendimentos serão organizados por ordem de cadastro e conforme avaliação da equipe responsável.

O Instituto Dra. Yanny Brena foi inaugurado em novembro de 2023 e, desde então, tem desenvolvido ações filantrópicas e assistenciais nas áreas de saúde, cidadania e inclusão social.

Serviço

Mutirão de Varizes – Programa Cuidar para Viver Bem

Data: 25 e 26 de julho

Local: Instituto Dra. Yanny Brena – Rua Maria dos Santos Rodrigues, 717, Betolândia, Juazeiro do Norte

Agendamentos: (88) 99994-1515 e (88) 99998-1515 ou presencialmente no Instituto

Governador Elmano virá a Campos Sales para inauguração do Hospital Municipal

 


Confirmado!

O governador Elmano de Freitas confirmou presença nesta segunda-feira (29), na inauguração do Hospital Municipal de Campos Sales. A solenidade, antes agendada para 16h será antecipada para 9h a pedido do governador. O prefeito Moésio Loiola tem as informações. Confira no vídeo abaixo:




Câmara de Juazeiro do Norte debate Zona Azul, infraestrutura urbana e saúde pública


A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira (23), mais uma Sessão Ordinária no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. A reunião foi marcada por debates sobre mobilidade urbana, infraestrutura, saúde pública e transparência na gestão municipal, além de uma homenagem à trajetória cultural do Juaforró, que completa 25 anos de história.

Durante o Pequeno Expediente, o vereador Boaz David (PL) fez um apelo ao prefeito de Juazeiro do Norte e à Secretaria Municipal de Segurança Pública para que seja revisto e revogado o atual modelo de funcionamento da Zona Azul no município. Já o vereador Bilinha (PT) solicitou que a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) envie uma equipe à Rua Cícero Miguel, no bairro Tiradentes, para avaliar uma lombada construída durante o período chuvoso e que, segundo moradores, vem dificultando a circulação de veículos e pedestres.

Durante os requerimentos verbais, os vereadores apresentaram uma série de solicitações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana e dos serviços públicos. Entre os pedidos, destacaram-se reparos em vias públicas, serviços de capinação, limpeza, iluminação, recolhimento de lixo e entulhos, além de intervenções em redes de esgoto e abastecimento de água. Também houve solicitação para que a Guarda Civil Metropolitana intensifique a fiscalização da venda e utilização de fogos de artifício no município.


No Grande Expediente, a tribuna da Casa foi ocupada pelo ator, escultor, dramaturgo e um dos idealizadores do Juaforró, Raimundo Nonato Alves, o Nonato Fred. O artista relembrou a criação do tradicional evento junino de Juazeiro do Norte, que celebra 25 anos em 2026, e compartilhou momentos marcantes de sua trajetória. Durante a participação, anunciou o lançamento de um cordel de sua autoria que contará a história do Juaforró, contribuindo para a preservação da memória cultural do município. Os vereadores destacaram a relevância do evento para a identidade cultural juazeirense e reconheceram a contribuição de Nonato Fred para a valorização das tradições populares.


Ainda no Grande Expediente, a saúde pública municipal esteve no centro dos debates. O vereador Capitão Vieira (MDB) comentou sobre uma ação civil pública movida pelo Ministério Público envolvendo pedidos de esclarecimentos sobre a aplicação dos recursos da saúde em Juazeiro do Norte. O vereador Vinícius Duarte (PSD) chamou atenção para a situação de pacientes internados na UPA Lagoa Seca aguardando cirurgias há vários dias. Já o vereador Vandinho Pereira (PP) ressaltou que o município possui reconhecimento com selo ouro em transparência, mas ouviu ponderações de outros parlamentares que defenderam a necessidade de ampliar o acesso às informações públicas.

Diante das discussões, Vandinho convidou os vereadores para uma visita conjunta à Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de acompanhar de perto a aplicação dos recursos e fortalecer a fiscalização do Legislativo. Em resposta aos questionamentos, o líder do governo na Câmara, vereador Rafael Cearense (Podemos), afirmou que as recomendações emitidas pelo Ministério Público não possuem caráter condenatório e que as questões apontadas decorrem de uma falha técnica já identificada e em processo de correção pela administração municipal.

Governador Elmano recebe 35 dos 46 vereadores da capital



Acompanhados do prefeito Evandro Leitão e do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Léo Couto (PSB); o governador Elmano de Freitas (PT), recebeu no Palácio da Abolição, 34 dos 46 vereadores da capital.  O encontro concluiu a primeira parte de sua articulação em Fortaleza de olho na eleição de outubro. A quantidade de vereadores dá à base governista ampla vantagem no Legislativo da Capital.

Oficialmente, o objetivo dos encontros é aproximar aliados, ouvir demandas e reforçar a parceria do governo com a Capital. A preocupação governista tem justificativa clara: Fortaleza é o campo eleitoral mais complexo do território cearense. Ter vantagem pode significar o êxito ou o fracasso de um projeto político.

Somados ao próprio Leo Couto, são 35 vereadores que, pelas contas dele e de Evandro, estão alinhados com o projeto político de Elmano.

STF anula condenação de ex-deputado cearense Vaidon Oliveira


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a anulação de todos os atos investigativos e processuais contra o ex-deputado federal Vaidon Oliveira (Solidariedade).

A decisão, assinada em 22 de junho, reconhece que a Justiça Eleitoral de primeira instância e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) teriam atuado sem competência para conduzir o caso, já que o processo deveria ter tramitado sob supervisão do STF.

Com isso, foi invalidado o acórdão que havia condenado o ex-parlamentar, e a ação penal nº 0600010-29.2020.6.06.0095 foi trancada.

Segundo o ministro, como Vaidon exerceu mandato de deputado federal de forma ininterrupta entre 2017 e 2023, as investigações iniciadas em 2019 deveriam ter sido submetidas ao Supremo, conforme regras de foro por prerrogativa de função.

Gilmar Mendes destacou que cabe exclusivamente ao STF deliberar sobre a supervisão e eventual desmembramento de investigações envolvendo autoridades com foro na Corte.

A decisão também afirma que provas produzidas sem supervisão do Supremo são consideradas ilícitas e não podem ser utilizadas para fundamentar novas acusações na esfera penal. Para o ministro, como a falha ocorreu já na fase investigativa, todo o procedimento fica comprometido desde a origem. (O Povo)

Universidade Regional do Cariri (URCA) abre concurso público com 25 vagas para professores efetivos e salários de até R$ 14,4 mil



A Universidade Regional do Cariri (URCA), no Ceará, anunciou a abertura de um novo concurso público para o provimento de cargos de Professor Efetivo. Regulamentado pelo Edital nº 02/2026-GR/URCA, o certame visa preencher 25 vagas remanescentes de editais anteriores. As oportunidades contemplam as classes de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto, com lotação prevista para os campi de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Campos Sales e Missão Velha.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através do site oficial da Pró-Reitoria de Graduação (https://www.urca.br/prograd/). O prazo para se inscrever começará 30 dias corridos após a publicação oficial do edital no Diário Oficial do Estado (DOE) e ficará aberto por 30 dias corridos, encerrando-se impreterivelmente às 17h do último dia. A taxa de inscrição foi fixada em R$ 350,00.

O concurso também prevê a isenção da taxa para perfis específicos, incluindo doadores de sangue do Estado do Ceará, egressos de escolas públicas, pessoas com deficiência (PcD) e candidatos de famílias de baixa renda (com renda mensal de até dois salários mínimos). O pedido de isenção deve ser feito no site do concurso a partir de 20 dias após a circulação do edital no DOE, com um prazo de apenas 3 dias para o envio da solicitação.

Remuneração e carga horária

A remuneração inicial dos aprovados varia de acordo com a titulação e a carga horária de trabalho. Para o regime de 20 horas semanais, os vencimentos partem de R$ 3.685,52 (Auxiliar), passam por R$ 5.001,95 (Assistente) e chegam a R$ 7.243,40 (Adjunto). Já para a jornada de 40 horas semanais, os salários são de R$ 7.371,05 para Professor Auxiliar, R$ 10.012,97 para Assistente e chegam a R$ 14.486,83 para a classe de Adjunto.

A seleção dos candidatos será coordenada pela Comissão Coordenadora do Concurso (CCC/URCA) e consistirá em três fases: Prova Escrita (eliminatória e classificatória), que será aplicada exclusivamente na cidade do Crato; Prova Didática (eliminatória e classificatória); e, por fim, a Prova de Títulos (de caráter apenas classificatório).

Alinhado às políticas de inclusão e à legislação vigente, o certame assegura a reserva de 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) e 20% para candidatos negros (pretos e pardos), que passarão por bancas de heteroidentificação após a aprovação nas provas. O concurso terá validade de dois anos, contados a partir da homologação no DOE, com possibilidade de prorrogação por igual período. O edital completo e o cronograma detalhado podem ser consultados no portal da URCA.

INSS cria novas regras e passa a exigir biometria em benefícios sociais; veja quem está isento



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou uma nova portaria que amplia a exigência de cadastro biométrico para a concessão de benefícios previdenciários e assistenciais, como aposentadorias, auxílios e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

As novas regras constam na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira (22).

O cadastro biométrico da Carteira de Identidade consiste na coleta das impressões digitais dos dedos das duas mãos e da fotografia do rosto do cidadão, que são armazenadas em uma base de dados do governo federal.

O objetivo é confirmar a identidade do beneficiário e impedir que terceiros recebam valores de forma indevida.

Como vai funcionar a exigência

Quem solicitar benefícios ao INSS deverá comprovar registro biométrico em bases oficiais do governo, como:

Carteira de Identidade Nacional (CIN);
Título de eleitor;
Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A exigência já vinha sendo aplicada de forma parcial. Desde setembro de 2024, ela é obrigatória para pedidos do BPC/Loas. O governo também já utiliza o cadastro biométrico em outras frentes, como no empréstimo consignado de aposentados e pensionistas.

A nova portaria regulamenta e amplia essa exigência para a maior parte dos benefícios previdenciários e assistenciais requeridos ao INSS, abrangendo os pedidos apresentados a partir de novembro de 2025.

Para quem já recebe benefícios, a implementação será gradual e não haverá bloqueio automático neste momento.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Alece tem horário de funcionamento reduzido por conta do jogo da Seleção Brasileira



A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da portaria nº. 90/2026, da Primeira-Secretaria, autoriza o encerramento do expediente administrativo às 16 horas nesta quarta-feira (24/06).

A decisão leva em conta a partida da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo, que acontece às 19h, assim como a necessidade de planejar o deslocamento sequro dos servidores e evitar congestionamentos nas vias públicas antes do início do evento.

PIB cearense cresce 1,93% no 1º trimestre do ano e fica acima do nacional, da Bahia, de Minas Gerais e de São Paulo




O Ceará não para de crescer. Em reunião realizada, nesta quarta-feira (23), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), foi divulgado que o o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 1,93% no primeiro trimestre de 2026 em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior. O resultado expressivo estadual foi superior ao registrado no Brasil (1,8%). O crescimento da economia do Ceará superou, ainda, os PIBs da Bahia, Minas Gerais e São Paulo no mesmo período.

Por meio das redes sociais, o governador Elmano de Freitas comemorou o resultado do PIB trimestral do Ceará. “Esse avanço significa mais oportunidades, geração de emprego, atração de investimentos e desenvolvimento para os cearenses. É o reflexo de um estado que mantém as contas em dia, investe e cria um ambiente favorável para crescer cada vez mais”, disse.

O PIB cearense acumulado nos últimos quatro trimestres foi de 2,15%, contra 2,0% do nacional. O desempenho do PIB do Ceará, no primeiro trimestre em relação ao trimestre imediatamente anterior (quarto trimestre de 2025), foi de 0,05%.

Dentre os três setores que compõem o PIB (Serviços, Agropecuária e Indústria), o melhor resultado no Ceará, no primeiro trimestre de 2026, ficou com a Agropecuária, com 3,60%, superando o resultado brasileiro, de 0,7%. O segundo melhor desempenho, ficou com Serviços, com 2,35%, seguido pela Indústria, com 0,15%, enquanto o nacional foi de 2,1% e 1,6%, respectivamente.
Estimativas

A previsão do PIB do Ceará para 2026 é de um crescimento de 2,70%, resultado acima da estimativa do nacional, que é de 1,96%. O estudo completo do PIB estadual no primeiro trimestre de 2026 já pode ser acessado na página do Ipece.

Participaram da divulgação do PIB, o diretor Geral do Ipece, Alfredo Pessoa, e os titulares da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), Ricardo Pereira, da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), Fábio Montenegro e da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc), José Meneleu Neto. A elaboração do PIB de 2026, primeiro trimestre, contou com a participação dos analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri Neto, que coordenou a equipe formada pelos também analistas Witalo Paiva; Alexsandre Lira e José Freire Júnior, e por Cristina Lima, assessora Técnica, todos integrantes da Diec.
Estados que calculam o PIB

Além do Ceará, mais 11 estados brasileiros realizam o cálculo do PIB, indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Sul, São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais.

É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

Câmara aprova ampliação do passe livre estudantil para férias, feriados e fins de semana



A Câmara de Fortaleza aprovou nesta terça-feira, 23, o projeto de lei complementar nº 18/2026, que estende o passe livre estudantil para férias, feriados e fins de semana. A medida permite que milhares de jovens continuem utilizando gratuitamente o transporte público para atividades de estudo, qualificação profissional, esporte, cultura e lazer, mesmo fora dos dias letivos.

Na justificativa, o Executivo destaca que os estudantes seguem utilizando o transporte coletivo durante as férias para participar de cursos preparatórios, estágios, atividades culturais e programas de capacitação. “Ao ampliar a gratuidade, o Município busca assegurar que a falta de recursos para o deslocamento não se torne um obstáculo à formação e ao desenvolvimento da juventude”, afirma o texto.

O benefício é garantido aos estudantes regularmente matriculados em instituições públicas e privadas de ensino, nos níveis municipal, estadual e federal, localizadas em Fortaleza. Para ter acesso à gratuidade, será necessário possuir carteira estudantil válida, emitida por entidade credenciada junto ao órgão gestor do transporte público municipal. A medida deve impactar cerca de 250 mil estudantes.

A iniciativa vai aproveitar a estrutura operacional já existente do passe livre estudantil, sem necessidade de criação de novos sistemas de controle ou cadastramento. Com isso, estudantes das redes pública e privada continuarão tendo direito a duas viagens gratuitas por dia mesmo durante os períodos de recesso escolar. A estimativa do Executivo é de que haja um impacto anual de aproximadamente R$ 8,5 milhões.

A vereadora Adriana Gerônimo (PSOL) destacou que a ampliação do passe livre estudantil atende a um anseio histórico dos estudantes de Fortaleza e representa o cumprimento de uma promessa de campanha do prefeito Evandro Leitão.

“A alteração dessa lei é uma alegria imensa, porque essa é uma luta histórica dos estudantes. Ampliar essa gratuidade para os finais de semana, feriados e férias, é uma ação muito revolucionária, porque mostra que o transporte coletivo não é só para cumprir obrigações, como estudar e trabalhar, mas também é para viver a cidade. É um instrumento democrático de acesso à cidade e para que a periferia consiga, no final de semana, descer para a praia, ir para um shopping ou visitar a família”.

O vereador Aglayson (PT), relator do projeto, destacou que poucas capitais brasileiras contam com uma política de gratuidade estudantil tão ampla, ressaltando que Fortaleza avança ao garantir o benefício durante todos os dias do ano. Ele afirmou que, com a medida, cerca de 250 mil estudantes das redes pública e privada, que possuem carteira estudantil, passam a ter acesso ao passe livre também em férias, feriados e fins de semana, ampliando de forma significativa o alcance da política de mobilidade na cidade.

“Foi um dos compromissos assumidos pelo prefeito Evandro durante a campanha, e a partir de hoje começa a se concretizar. Nós, vereadores e vereadoras, temos uma grande responsabilidade e também o prazer de participar da concretização desse sonho dos estudantes e da nossa juventude. É um passo importante para que a cidade avance no sentido de universalizar a tarifa zero para toda a população”, afirmou.

Trâmite

Mais cedo, o projeto teve o parecer aprovado pela Comissão, entrando como extrapauta na sessão. Por tramitar em regime de urgência, o projeto foi apreciado em discussão única e em redação final. Com a aprovação da Câmara, o projeto segue para sanção do prefeito e publicação no Diário Oficial.

A expectativa é que a iniciativa fortaleça uma política pública que vem transformando a relação dos estudantes com a cidade, ampliando o acesso a oportunidades de aprendizado, convivência e crescimento pessoal durante todo o ano.

Secretaria de Educação realiza a Etapa Municipal do Salitre Científico 2026




A Secretaria Municipal de Educação de Salitre, realizou a Etapa Municipal do Salitre Científico 2026 com o tema "Ciência, Cidadania e Convivência Democrática: o conhecimento a serviço da vida coletiva", realizada no dia 19 de junho na EMEIF Antonio Leite de Alencar. O evento consolidou-se como um marco para o desenvolvimento acadêmico da região, evidenciando o fortalecimento da cultura científica na rede pública e o compromisso das escolas com uma educação cada vez mais inclusiva, democrática e transformadora.

Nesta edição, o município alcançou números expressivos e inéditos na produção de conhecimento estudantil. O ciclo científico contabilizou 42 projetos de pesquisa inscritos e apresentados durante a Etapa Escolar. A partir dessa etapa, 26 trabalhos foram selecionados e expostos na Etapa Municipal, mobilizando estudantes e professores nas categorias Pesquisa Júnior, Pessoa com Deficiência (PcD), Educação Escolar Quilombola e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Veja as escolas que ficaram em 1º lugar em cada categoria:

PCD (PESSOA COM DEFICIÊNCIA):

Escola: EMEIFTI Francisco Clementino De Alencar

Projeto: Manihot: Biotecnologia Sustentável Em Proteção As Lavouras, Polinizadores E Comunidades.

Autores: José Cleilton Da Silva Nascimento; Murilo Levi Da Silva Moreira

Orientador(a) e Coorientador(a): Cristiano Oliveira De Negreiros; Renata Pereira Dias SIM SIM

PESQUISA JÚNIOR:

Escola: EMEIFTI Francisco De Assis Leite

Projeto: Ia Música: Música E Tecnologia A Serviço Da Inclusão E Da Convivência Democrática Na Matemática

Autores: Helena Agostinho De Andrade; Maria Cecilia Zeca De Sousa

Orientador(a) e Coorientador(a): Joaquim Batista De Souza Alencar Cicero Bruno Batista Da Silva

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA - ANOS FINAIS:

Escola: EMEIFTI Francisco Jacinto Do Nascimento

Projeto: Do Descarte À Transformação: Aproveitamento De Resíduos Na Produção De Jogos Educativos Em Uma Comunidade Quilombola Rural.

Autores: Maria Graziela Da Silva Pereira Maria Elayne Aguiar Pereira

Orientador(a) e Coorientador(a): Jaila Maria Da Silva Nascimento Luíza Francisca De Carvalho

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA - ANOS INICIAIS 5ºANO:

Escola: EEFQ João Rodrigues Da Fonseca

Projeto: Direitos Quilombolas: O Conhecimento Como Caminho Para A Cidadania Democrática Na Escola E Na Comunidade

Autores: Francisco Isaías Rodrigues Da Fonseca; Maria Hevellyn De Luna

Orientador(a) e Coorientador(a): Ranielly Ferreira De Andrade; Antonia Leticia Rufino De Carvalho.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):

Escola: Francisca Sildenia Pereira Dos Santos

Projeto: A Inclusão Digital Como Mecanismo De Cidadania Na EJA

Autores: Rafaela Oliveira Alencar; Geciane Antônia De Sousa Silva

Orientador(a) e Coorientador(a): Cicero Antonio De Alencar; Rejane Elói Fialho

O sucesso desta jornada é o reflexo direto da dedicação e da competência de toda a comunidade educacional. A administração municipal reconhece e enaltece o empenho das unidades escolares participantes, destacando o papel fundamental do trabalho conjunto entre diretores, coordenadores pedagógicos, professores orientadores e coorientadores. O reconhecimento se estende também à banca avaliadora, formada por profissionais de alta capacidade técnica, e a toda a equipe que viabilizou a concretização deste importante momento de incentivo à inovação.

O maior destaque, contudo, é o verdadeiro protagonismo dos estudantes pesquisadores. Ao dedicarem tempo, esforço e criatividade para construir trabalhos que refletem a realidade de suas próprias comunidades, esses jovens compartilharam ideias, descobertas e soluções inovadoras.

Como ressalta a mensagem oficial do evento, a ciência floresce quando a curiosidade encontra oportunidade. A Prefeitura de Salitre parabeniza todos os envolvidos por demonstrarem que o compromisso e o entusiasmo pela descoberta são chaves fundamentais para o futuro do município.

Câmara de Fortaleza inicia formação de jovens parlamentares do “Parla, Jovem"


Vinte e quatro jovens parlamentares eleitos para o programa “Parla, Jovem!” participaram, nesta terça-feira (23), de uma formação promovida pela Câmara de Fortaleza (CMFor). A atividade, realizada na sede da CMFor, marcou o primeiro contato dos estudantes com o funcionamento do processo legislativo e integrou a programação preparatória para o início das sessões simuladas do programa.

O presidente da CMFor, vereador Leo Couto (PSB), destacou a importância da iniciativa de aproximar os jovens do funcionamento do Legislativo.


“Hoje, eles iniciaram o treinamento sobre como é conduzida uma sessão plenária, como são debatidos os projetos e qual o caminho que esses projetos percorrem. Pela primeira vez, eles estiveram presentes em uma sessão ordinária, vendo como funciona. Procurei explicar cada bloco da sessão, exatamente para fomentar a curiosidade de cada um, para que cada jovem representante conheça o papel do vereador e da política”, resumiu o presidente.

A ação desta manhã, conduzida pela Escola do Parlamento de Fortaleza (EPFor) e pela Coordenadoria Geral de Assuntos Legislativos (Cogel), promoveu orientação aos participantes sobre a representação política e os setores que compõem a Casa.

O coordenador Legislativo da CMFor, Isac Holanda, explicou que o objetivo é qualificar os jovens parlamentares para as sessões simuladas que serão realizadas ao longo do ano.

“Hoje, eles estão chegando para o primeiro contato com a Casa, para serem recebidos pelos vereadores e assistir a uma parte da sessão plenária. Além disso, a gente vai ter um momento de qualificação para explicar para eles como é que vai ser o funcionamento das sessões simuladas da qual vão participar”, afirmou Isac.

A coordenadora de Formação Cidadã da Escola do Parlamento (EPFor), Vanessa Costa, destacou a importância da ação na preparação dos estudantes para a experiência parlamentar.

“É uma honra para a Escola do Parlamento proporcionar esse momento de formação para os jovens que integram o ‘Parla, Jovem!’. Neste primeiro momento, eles participam de uma formação cidadã, e esse aprendizado terá impacto direto no mandato que irão exercer no programa e também na formação deles como cidadãos”, ressaltou Vanessa.

A formação incluiu uma conversa no Auditório Ademar Arruda sobre inclusão e cidadania com a gestora de Inclusão da CMFor, Lívia Vasconcelos. 

“A maior parte das propostas do ‘Parla, Jovem!’ foi voltada à temática da inclusão, então ficamos felizes em perceber que muitos jovens já estão pensando no coletivo e na diversidade. Nosso objetivo com essa conversa de hoje foi mostrar as ações desenvolvidas pela Câmara nessa área e incentivá-los a continuar propondo mudanças que contribuam para uma cidade mais inclusiva”, afirmou Lívia.

Vivência Parlamentar

Como parte da ação formativa, os estudantes conheceram o Plenário Fausto Arruda e acompanharam o andamento de uma sessão ordinária, enquanto o presidente Leo Couto explicava o rito e as etapas da atividade legislativa. 

A estudante Eloá Lavine, da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Deputado Roberto Mesquita, do bairro Vila Velha, destacou que a experiência contribuiu para compreender melhor o funcionamento do Legislativo e a importância da representação popular. 

“Foi muito importante para conhecer e entender melhor como vai funcionar a dinâmica do ‘Parla, Jovem!’. Foi um momento de aprendizagem e uma sensação incrível entender qual é o papel do vereador na sociedade e compreender que o vereador não representa só uma pessoa, mas sim milhares de pessoas de uma cidade”, resumiu a jovem representante.

O estudante Davi Lucas, da EMTI Professor Joaquim Francisco de Sousa Filho, do bairro Presidente Kennedy, ressaltou o entusiasmo com a formação e a expectativa para iniciar o mandato como jovem representante. “Estou achando muito massa. A gente está aprendendo muito e conhecendo mais sobre como tudo funciona aqui na Câmara. Estou muito animado para começar a exercer o mandato e espero que o meu projeto dê certo”, afirmou.

Realizado pela Câmara de Fortaleza em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o “Parla, Jovem!” reúne 24 estudantes eleitos nos seis distritos educacionais da capital para uma imersão no funcionamento do Poder Legislativo. Ao longo do programa, os jovens vivenciam etapas que reproduzem a atividade parlamentar, desde a campanha eleitoral até a elaboração, apresentação e defesa de propostas em plenário.

Feira Marias do Juá participa do Festival Juaforró de 24 a 28 de junho


A Feira Marias do Juá integrará a programação do Festival Juaforró, que acontecerá de 24 a 28 de junho, no Parque de Eventos Padre Cícero. O espaço funcionará das 18h às 22h, localizado próximo à cidade cenográfica, aos quiosques, bares e restaurantes. O projeto é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria (SEDETUR), por meio da Diretoria de Empreendedorismo.

No local, serão comercializados produtos de diversos segmentos, como crochê, macramê, artesanato, bijuterias e comidas típicas, além de itens voltados à economia criativa. A iniciativa busca incentivar, fortalecer e profissionalizar o empreendedorismo feminino, promovendo a geração de renda e a valorização do trabalho das mulheres.

Ao todo, 43 empreendedoras estão inscritas para expor e comercializar seus produtos durante os cinco dias de festa. O Festival Juaforró promete celebrar a cultura nordestina com shows, apresentações culturais, gastronomia e espaços dedicados à valorização da produção artística e da economia criativa de Juazeiro do Norte.

Embora o número de participantes varie de acordo com cada ação ofertada pelo município, o projeto já impactou mais de 2 mil mulheres desde sua criação, em 2023. Atualmente, cerca de 180 empreendedoras permanecem engajadas ativamente nas feiras e demais atividades da iniciativa.

Racha no PL acirra disputa na base evangélica e coloca Ciro Gomes e Eduardo Girão na briga pelo apoio bolsonarista no Ceará




A disputa interna no PL do Ceará ganhou novos contornos e expõe um racha cada vez mais profundo dentro da legenda, especialmente entre lideranças da base evangélica. O embate envolve não apenas o posicionamento do partido na sucessão estadual de 2026, mas, sobretudo, a definição dos nomes que disputarão o Senado Federal.

De um lado, o grupo liderado pelo deputado federal André Fernandes defende uma aliança do PL com o pré-candidato ao Governo do Estado, Ciro Gomes (PSDB). Como contrapartida ao apoio, André trabalha para viabilizar a candidatura do pai, o deputado estadual e pastor Alcides Fernandes, a uma das vagas ao Senado.

OUTRO LADO

O campo oposto a André Fernandes, que é integrado por lideranças ligadas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, articula um caminho diferente para o partido. O grupo busca aproximar o PL do senador Eduardo Girão (NOVO), pré-candidato ao Governo do Ceará, e defende o nome da deputada federal Priscila Costa para a disputa ao Senado.

Priscila, que possui forte atuação junto ao segmento evangélico, conta com o respaldo político de Michelle e passou a ser apontada como uma das principais representantes do bolsonarismo no Ceará.

NOVO E PSDB DE OLHO

Os repórter Isac Rancine e Carlos Silva, ao participarem, nesta terça-feira (23), do Jornal Alerta Geral, abordam as nuances que marcam a caminhada do PL rumo às eleições de 2016 no Ceará. O racha no partido está configurado e pauta a agenda da oposição ao Palácio da Abolição.

A crise interna é acompanhada com atenção por dirigentes do PSDB e do NOVO. Os tucanos aguardam a definição do PL para saber se a legenda integrará, de fato, o palanque de Ciro Gomes.

GIRÃO SOBE O TOM

De olho no eleitorado conservador e bolsonarista, Eduardo Girão elevou o tom das críticas ao grupo comandado por André Fernandes. O senador afirmou que Priscila Costa estaria sendo preterida dentro do partido em razão de um projeto político familiar.

“O projeto do lado de lá é totalmente familiar”, acusa Girão, em referência ao deputado André Fernandes e ao pastor Alcides.

Ao defender a participação de Priscila na chapa majoritária, Girão destacou o perfil da parlamentar e afirmou que ela reúne as características necessárias para exercer um mandato independente no Senado.

“Priscila seria um sonho de ver na chapa, porque tenho certeza de que ela não seria engolida pela máquina de triturar do Senado. Ela tem altivez e demonstra isso em todos os mandatos que exerceu, seja na Câmara Municipal, seja na Câmara Federal. Ela não se deixa intimidar”, afirmou.

Com o avanço das articulações para 2026, a disputa pelo comando da base evangélica e pela hegemonia do eleitorado bolsonarista promete intensificar ainda mais o racha interno no Partido Liberal no Ceará.

Lideranças estaduais do PL tentam, em meio aos conflitos internos, administrar a agenda a ser cumprida, no dia 10 de julho, em Fortaleza, pela ex-primeira-dama Michele Bolsonaro e pelo pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro.

Durante o encontro, o PL apresentará os nomes de candidatos e a candidatas à Assembleia Legislativa, às Câmara Federal e ao Senado. Há expectativa de que, nessa data, o PL sinalize qual rumo adotará na disputa ao Governo: se irá fechar aliança com o PSDB ou com o NOVO.
(Ceará Agora).

Polícia Federal investiga fraudes em contratos de merenda escolar e cumpre mandados em Aracati, Fortim e Beberibe



A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a "Operação Despensa Vazia" para investigar um suposto esquema de fraudes em licitações e desvios de recursos públicos federais destinados à compra de alimentos para secretarias municipais no Ceará. A ação cumpre sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Fortim, Aracati e Beberibe, no Litoral Leste do Estado.

A operação é realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e tem como objetivo aprofundar as investigações sobre possíveis irregularidades na contratação de empresas responsáveis pelo fornecimento de gêneros alimentícios para órgãos municipais.

Os mandados foram expedidos pela 16ª Vara da Justiça Federal. Segundo a PF, as buscas têm como finalidade recolher documentos, equipamentos eletrônicos e outras mídias que possam auxiliar na identificação dos envolvidos e no rastreamento da destinação dos recursos públicos repassados pela União.

Empresa sob suspeita

De acordo com as investigações, iniciadas em 2025, uma empresa que não possuía estrutura logística e operacional compatível com os contratos firmados teria participado de processos licitatórios e recebido recursos públicos. Além disso, foram identificadas movimentações financeiras consideradas atípicas, que agora são analisadas pelos investigadores.

A Polícia Federal apura se houve direcionamento de licitações, superfaturamento ou outras irregularidades relacionadas à execução dos contratos.

O nome "Despensa Vazia" faz referência à suposta incompatibilidade entre os contratos de fornecimento de alimentos firmados com órgãos públicos e a capacidade operacional apresentada pela empresa investigada para cumprir os serviços contratados.

Crimes investigados

Os investigados poderão responder, em tese, pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal informou que as investigações continuam e que o material apreendido durante a operação será analisado para identificar a participação de cada envolvido e eventuais desvios ou apropriações indevidas de recursos públicos.

Crato Junino 2026: São João Comunitário leva tradição e integração aos bairros e comunidades com apoio da Secult



O São João Comunitário, uma das ações que integram o Crato Junino 2026, segue levando cultura, tradição e valorização das manifestações populares para diversos bairros e comunidades do município. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, através de edital de incentivo que fortalece a realização dos festejos juninos promovidos por grupos, associações e coletivos culturais locais.

A programação foi iniciada no último dia 20 de junho com a apresentação da Quadrilha Arraiá da Tradição, do Seminário, que abrilhantou a abertura do São João Comunitário, reunindo público e mantendo viva uma das mais importantes expressões da cultura popular nordestina.

Ao longo das próximas semanas, moradores e visitantes poderão acompanhar uma série de eventos distribuídos em diferentes localidades, promovendo integração comunitária, fortalecimento da identidade cultural e incentivo às tradições juninas.

Entre os destaques da programação estão o Arraiá Sagrada Família, que celebra 25 anos de história; o tradicional Festival Junino do Alto da Penha, que chega à sua 39ª edição; além de festejos realizados em comunidades rurais e urbanas, reafirmando o caráter democrático e descentralizado do Crato Junino.

O apoio concedido por meio do edital da Secretaria Municipal de Cultura possibilita que grupos comunitários ampliem suas ações culturais, garantindo estrutura e incentivo para a realização das festividades. A iniciativa fortalece a economia criativa, valoriza artistas, brincantes e produtores culturais, além de preservar tradições que fazem parte da identidade do povo cratense.



Confira a programação do São João Comunitário 2026:

23 de junho

Arraiá Sagrada Família - 25 Anos de Tradição

Local: Rua Sagrada Família com Bárbara de Alencar

Horário: 18h

Organização: Grupo Os Brincantes


25 de junho

Quadrilha Luar da APAE

Local: APAE Crato

Horário: Período da manhã

Organização: APAE



27 de junho

Festejo da Batateira

Local: Rua Fernando Feitosa, 82 - Gizélia Pinheiro

Horário: 17h

Organização: Associação Esportiva e Cultural Batateira



39º Festival Junino do Alto da Penha

Local: Rua Bruno de Menezes, S/N - Alto da Penha

Horário: 18h

Organização: Júlio do Mastruz



São Pedro do Mestre Chico Caboclo

Local: Sítio Currais

Horário: 18h30

Organização: Mestre Chico Caboclo



Arraial do Nordeste

Local: Avenida Ângelo Figueiredo, nº 34 - Vila Nova Belo Horizonte

Horário: 18h30

Organização: Ivaneide Leandro Menezes



São João do Zacarias Gonçalves

Local: Praça Vicente Pintado

Horário: 20h

Organização: Suenia Cassia



28 de junho

Festa Junina do Sítio Coqueiro 2026

Local: Sítio Coqueiro

Horário: 17h

Organização: Associação dos Moradores do Sítio Coqueiro



Forró de São Pedro

Local: Sítio Carrapato

Horário: 20h30

Organização: Grupo Uinuerê



29 de junho

Arraiá da Casa Luz

Local: Casa Luz

Horário: 18h

Organização: Casa Luz



04 de julho

6º Arraiá Arte Vida

Local: Rua São Paulo, nº 296 - Muriti

Horário: 18h30

Organização: Arte e Vida

Abertas inscrições para o Festival Terreiro Cariri - Etapa Ceará Junino 2026 – Cariri, até o dia 27 de junho



Fortalecer a cultura junina no território do Cariri, promover a circulação de quadrilhas e incentivar a formação de novos brincantes. Esses e outros objetivos movem o Festival Terreiro Cariri, que acontecerá de 09 a 12 de julho, no Centro Cultural do Cariri, evento que está com inscrições abertas para a Etapa Ceará Junino 2026 – Cariri.

Aos interessados, as inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 27 de junho, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKF-W1u7wQ6tzbZtXhyl2B5qJO7j4Hz8eYNu8_bASxjfqeww/viewform?usp=publish-editor

Para participar, os grupos devem seguir alguns critérios, entre eles, quadrilhas adultas o mínimo é de 12 pares de brincantes, apresentação de tema definido, menores de 18 anos só podem integrar quadrilhas adultas mediante autorização dos responsáveis, informar o quantitativo de brincantes no ato da inscrição, e indicar um representante maior de 18 anos.

O sorteio da ordem de apresentação dos grupos será realizado no dia 03 de julho, às 16h, na sede da SCAN, com presença obrigatória de um representante maior de 18 anos.

O projeto ainda prevê programação cultural gratuita com apresentações competitivas de quadrilhas juninas, aliadas às ações formativas e de salvaguarda dos saberes tradicionais. Ele se consolida como uma ação fundamental para a política de patrimônio cultural do Estado do Ceará ao promover não apenas a difusão, mas também a salvaguarda ativa das tradições juninas.

Salitre realiza primeiro mutirão para inserção do Implanon


A Secretaria Municipal de Saúde de Salitre, realizou o primeiro mutirão para inserção do Implanon, método contraceptivo seguro e de longa duração. Neste primeiro momento, o município recebeu uma quantidade limitada de dispositivos, cuja oferta segue critérios de elegibilidade. O público prioritário contempla mulheres de 14 a 25 anos, considerando fatores de vulnerabilidade social, como baixa renda, baixa escolaridade e histórico de gestação nessa faixa etária.

Durante esse primeiro mutirão, 45 mulheres foram contempladas com a inserção do Implanon. A ação representou um importante avanço na ampliação do acesso aos direitos sexuais e reprodutivos.

A Secretaria de Saúde informa que, à medida que novas remessas do dispositivo forem enviadas ao município, a oferta do serviço será ampliada de forma gradativa. As mulheres que se enquadram nos critérios estabelecidos e têm interesse em utilizar o método devem procurar a Unidade Básica de Saúde de sua área de referência para passar por uma consulta de planejamento reprodutivo.

Após a avaliação, as pacientes elegíveis serão inseridas na lista de espera e convocadas conforme a disponibilidade de novos implantes. Com essa iniciativa, a administração municipal reafirma o compromisso de continuar trabalhando para garantir cuidados especializados e saúde de qualidade para toda a população.