terça-feira, 23 de junho de 2026

Festival Juaforró reúne música, cultura, artesanato e gastronomia no Parque de Eventos Padre Cícero a partir desta quarta-feira, 24


O Parque de Eventos Padre Cícero será palco, a partir desta quarta-feira, 24, do Festival Juaforró. O evento promete cinco dias de celebração da cultura nordestina, com shows, apresentações culturais, gastronomia típica, artesanato e espaços dedicados à valorização da produção artística e da economia criativa de Juazeiro do Norte.

Os portões serão abertos diariamente às 17h30. As atividades culturais terão início às 18h, no Palhoção e no Terreiro Cultural, e às 19h, na Cidade Cenográfica. Os espaços receberão apresentações de artistas regionais, grupos culturais, atores e músicos, proporcionando ao público uma imersão nas tradições juninas e na identidade cultural do município.

Próxima à Cidade Cenográfica, a Feira Marias do Juá funcionará das 18h às 22h. O espaço reunirá empreendedoras locais que irão comercializar produtos de artesanato, gastronomia e economia criativa, fortalecendo o protagonismo feminino e incentivando a produção local.

A expectativa da Secretaria Municipal de Cultura é que cerca de 200 mil pessoas passem pelo Parque de Eventos Padre Cícero durante os cinco dias de programação. Para ampliar o acesso do público, toda a programação do palco principal será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura de Juazeiro do Norte no YouTube.

No primeiro dia do festival, 24 de junho, também haverá a transmissão do jogo da Copa do Mundo entre Brasil e Escócia, às 19h.

A entrada no Festival Juaforró é gratuita. O público poderá contribuir, de forma voluntária, com a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado a ações sociais no município.

Além dos shows, o evento também contempla apresentações de quadrilhas juninas e festejos na zona rural, que serão realizados após a programação no Parque de Eventos Padre Cícero.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Com apoio de Yury do Paredão, Acopiara inaugura Restaurante Popular


Novo equipamento público reforça o enfrentamento da insegurança alimentar no município_

O deputado federal Yury do Paredão não para. Nesta segunda-feira (22), em Acopiara, o parlamentar participou da entrega do Restaurante Popular, em Acopiara, Região Centro-Sul. A iniciativa é voltada ao fortalecimento da segurança alimentar e ao combate à fome. A entrega do equipamento contou com o apoio do deputado federal Yury do Paredão e com a presença do prefeito Dr. Vilmar, marcando mais um avanço nas políticas públicas voltadas à população.

O Restaurante Popular tem como objetivo garantir refeições de qualidade a preços acessíveis, priorizando famílias em situação de vulnerabilidade social e promovendo mais dignidade no acesso à alimentação diária. O equipamento passa a integrar a rede de políticas públicas do município voltadas à proteção social e à redução das desigualdades.

Durante a inauguração, o deputado federal Yury do Paredão destacou a importância de investimentos que cheguem diretamente à população e contribuam para melhorar a qualidade de vida das família.

“Ver um equipamento como esse em funcionamento é saber que muitas famílias vão ter mais dignidade na mesa. Nosso mandato tem um compromisso firme com a pauta social, e seguimos trabalhando para que iniciativas como o Restaurante Popular cheguem e beneficiem diretamente a população”, afirmou o parlamentar.

A inauguração reuniu autoridades, lideranças políticas e moradores, que acompanharam a entrega do novo espaço e celebraram a chegada de um serviço considerado essencial para muitas famílias do município.

Ex-prefeito de Salitre, Dodó de Neoclides tem contas referente ao exercício 2021 desaprovadas na Câmara Municipal



O ex-prefeito de Salitre, Dodó de Neoclides (PSB), sofreu novo revés na última sexta-feira (19). O plenário da Câmara Municipal de Vereadores votou o julgamento das contas de gestão referentes ao exercício de 2021. Com um placar de 5 votos a favor da reprovação e 5 contrários, o Legislativo confirmou o parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE), resultando na desaprovação das contas.

Com essa decisão, o ex-gestor passa a acumular três condenações que impactam seus direitos políticos:
Uma condenação eleitoral em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que determinou 8 anos de inelegibilidade por abuso de poder político no TER, (ainda cabe recurso junto ao TSE);
Duas reprovações de contas de gestão pelo TCE, confirmadas pela Câmara Municipal, referentes aos exercícios de 2021 e 2022.

As contas relativas aos anos de 2023 e 2024 ainda aguardam tramitação e julgamento pelos órgãos competentes.

O mandato de Dodó de Neoclides (2021–2024) foi marcado por tensões institucionais, incluindo o cumprimento de mandados de busca e apreensão e operações policiais na sede da prefeitura.

No âmbito político, o ex-prefeito enfrentou dificuldades para manter a base aliada no Legislativo após as eleições de 2024. Ele chegou ao Executivo após capitalizar sobre dissidências internas do PT local e receber o apoio do então prefeito Rondilson (PT). Contudo, divergências políticas posteriores levaram ao rompimento com seu principal padrinho político.

Sem uma coligação consolidada e enfrentando o desgaste de sua gestão, Dodó tentou a reeleição em 2024, mas foi derrotado nas urnas justamente pelo grupo liderado por Rondilson.

Justiça determina que Prefeitura de Juazeiro do Norte e Organização Social garantam transparência na gestão de unidades de saúde




Após Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Ceará, a Justiça decidiu nesta segunda-feira (22/06), em caráter liminar, que a Prefeitura de Juazeiro do Norte e o Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB), organização social (OS) responsável por administrar estabelecimentos de saúde no município, regularizem, em até 60 dias, a transparência dos contratos de gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do Limoeiro e do Hospital e Maternidade São Lucas. A ação foi proposta pela 15ª Promotoria de Justiça da Comarca, após investigação constatar a persistência de omissões na divulgação de dados sobre a aplicação de recursos públicos.

Na decisão, a 1ª Vara Cível de Juazeiro do Norte determinou que a Prefeitura e o IDAB devem implementar um Portal da Transparência específico para os contratos de gestão nº 2021.03.01.01/SESAU e nº 2021.03.01.02/SESAU, referentes às unidades. O site deve permitir a consulta pública e o download de documentos fundamentais como editais de chamamento público, contratos e aditivos na íntegra, metas e indicadores de desempenho, prestações de contas financeiras e a folha de pagamento completa dos profissionais. A Justiça estipulou multa diária de R$500,00, limitada ao montante de R$ 50 mil, em caso de descumprimento injustificado da decisão.

Histórico

O MP abriu inquérito civil para apurar o caso, após o recebimento de um Relatório de Apuração da Controladoria Geral da União (CGU), que apontou “opacidade administrativa” e “transparência deficiente” na gestão das unidades, envolvendo repasses superiores a R$ 46 milhões. A 15ª Promotoria de Justiça verificou que a Prefeitura de Juazeiro do Norte se limitava a fornecer links de acesso restrito e que o IDAB não disponibilizava relatórios de execução e prestação de contas organizadas, dificultando o controle social.

Em setembro de 2025, o Ministério Público chegou a expedir recomendação para sanar as irregularidades. Diante da insuficiência das providências adotadas pelos gestores, o promotor de Justiça André Barroso ajuizou a Ação Civil Pública com pedido de liminar. Segundo o MP, a publicidade dos atos é um dever constitucional, especialmente quando se trata da gestão indireta de serviços essenciais de saúde por entidades privadas, que devem seguir o núcleo essencial dos princípios da Administração Pública.

Alece convoca estagiários aprovados em processo seletivo




A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) inicia, nesta segunda-feira (22/06), a convocação de aproximadamente 160 aprovados no processo seletivo para estágio, realizado em maio deste ano pela Universidade Patativa do Assaré. Os convocados são alunos de diversos cursos de graduação, pós-graduação, técnico, EJA e ensino médio, que passarão a atuar em diferentes setores da Casa.

A convocação ocorre conforme a disponibilidade de vagas nas unidades administrativas da Alece e segue a ordem convocatória prevista no edital do processo seletivo. Além da ampla concorrência, o chamamento observa as políticas de inclusão adotadas pela instituição, contemplando vagas destinadas a pessoas em situação de hipossuficiência econômica, negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Os candidatos convocados receberão comunicação por e-mail ou contato telefônico e deverão encaminhar a documentação exigida para contratação, incluindo documento oficial de identificação, declaração de matrícula atualizada, título de eleitor, certidão de quitação eleitoral e comprovante de endereço. Após essa etapa, será necessária a formalização do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), conforme determina a Lei Federal nº 11.788/2008.

De acordo com o edital, os candidatos terão prazo de até 24 horas para se manifestar após o recebimento da convocação. "Esse processo reforça o compromisso da Alece com a formação de estudantes e com a criação de oportunidades de aprendizagem prática no ambiente legislativo. Agora, orientamos os candidatos aprovados a acompanharem regularmente seus e-mails e contatos telefônicos, para que possam atender às etapas da convocação e efetivar sua contratação dentro dos prazos estabelecidos", afirma Maria Elenice Ferreira, diretora do Departamento de Gestão de Pessoas da Alece.

O resultado oficial pode ser consultado pelo link da Universidade Patativa do Assaré.

Governo do Ceará firma parceria com Campos Sales e mais 26 municípios para ampliar abastecimento de água em zonas rurais


Com a presença de prefeitos cearenses, o Governo do Ceará assinou, nesta segunda-feira (22), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o Termo de Compromisso para a ampliação do abastecimento de água em áreas rurais. A iniciativa, realizada por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), contempla 30 parcerias firmadas em 27 municípios, beneficiando 8.904 famílias, com investimento de R$ 4,79 milhões. Ao todo, 33.123 pessoas serão atendidas pela ação. Entre os municípios atendidos está Campos Sales, no Cariri Oeste.

O evento foi conduzido pelo governador Elmano de Freitas e contou com a presença do presidente da Cagece, Neuri Freitas, e do presidente do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), Marcondes Ribeiro – instituição responsável por levar água tratada e de qualidade às comunidades rurais do Ceará. Também participaram o secretário das Cidades, Negreiros Bastos, além de outras autoridades.

“O dia de hoje é de muita alegria e orgulho. Os recursos já estão disponíveis na Cagece e, nos próximos dias, iniciaremos as obras para garantir o abastecimento de água à população”, assegurou o governador Elmano de Freitas, ao agradecer a parceria dos prefeitos presentes. “Eu sei exatamente o que significa ter água chegando às comunidades e estamos de mãos dadas para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos das suas cidades”, acrescentou o governador.

Instituído em 1996, o Sisar tem como objetivo garantir a gestão sustentável dos sistemas de abastecimento de água e saneamento em comunidades rurais. O modelo, que inclui manutenção dos sistemas e capacitação das comunidades, foi ampliado para outras regiões do Ceará a partir de 2001. Atualmente, está presente em 173 municípios, atendendo 2.531 comunidades e beneficiando mais de 1 milhão de pessoas.


Prefeitura de Juazeiro do Norte terá ponto facultativo parcial em 24 de junho



A Prefeitura de Juazeiro do Norte informa que a próxima quarta-feira, 24 de junho, será de ponto facultativo parcial nos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, em alusão ao Dia de São João.

Conforme o Decreto Municipal nº 441, de 3 de janeiro de 2019, o expediente ficará suspenso durante o período da manhã, sendo retomado normalmente a partir do meio-dia.

A medida considera as comemorações tradicionais de São João, uma das manifestações culturais mais populares do país e amplamente celebrada pela população juazeirense.

Os serviços considerados essenciais, cuja paralisação possa comprometer o atendimento à população, funcionarão normalmente durante o período.

Prisão domiciliar de Bolsonaro acaba na quinta (25); decisão cabe a Moraes



Termina na próxima quinta-feira (25) o prazo de 90 dias da prisão domiciliar temporária concedida ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A eventual prorrogação da medida dependerá de decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso e responsável pela execução da pena. Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão no processo em que foi condenado por tentativa de golpe de Estado. A domiciliar foi autorizada por Moraes em março, em caráter humanitário, após avaliação do quadro de saúde do ex-presidente e manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na decisão que concedeu o benefício, Moraes estabeleceu que a situação deveria ser reavaliada ao fim do prazo de 90 dias, inclusive com possibilidade de perícia médica. O período passou a contar em 27 de março, quando Bolsonaro deixou o Hospital DF Star, em Brasília, e retornou para casa.

Histórico da prisão

A pena começou a ser cumprida em 25 de novembro de 2025, após o fim do prazo para apresentação de recursos contra a condenação. Inicialmente, o ex-presidente ficou na Superintendência Regional da Polícia Federal. Em 15 de janeiro, foi transferido para a Sala de Estado-Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecida como "Papudinha".

Em 13 de março, depois de um quadro súbito de mal-estar noturno, Bolsonaro foi levado ao Hospital DF Star, onde foi diagnosticado com broncopneumonia aspirativa. A partir desse episódio, a defesa apresentou novo pedido de prisão domiciliar humanitária, sob o argumento de que o ex-presidente precisava de observação contínua e pronta resposta médica a eventuais intercorrências.

Restrições

Desde que passou à prisão domiciliar, Bolsonaro cumpre a medida em casa, com tornozeleira eletrônica. A decisão exige permanência integral no endereço residencial e autoriza visitas permanentes de filhos, advogados e médicos, dentro das regras legais e judiciais já fixadas.

O ex-presidente está proibido de usar celular, telefone ou qualquer outro meio de comunicação externa, direta ou indiretamente, inclusive por terceiros. O descumprimento das condições pode levar à revogação da domiciliar e ao retorno ao regime fechado ou, se necessário, ao hospital penitenciário.

Quadro de saúde

A defesa pediu a Moraes autorização para novos exames, entre eles tomografias, endoscopia digestiva alta e pHmetria esofágica, procedimento usado para medir o grau de acidez no esôfago. Os advogados alegam que os exames são necessários para acompanhar problemas pulmonares e digestivos, além de crises recorrentes de soluço.

Ao decidir sobre a continuidade da domiciliar, Moraes deverá considerar os relatórios médicos, as manifestações da defesa e o comportamento de Bolsonaro durante o período em que esteve submetido às restrições impostas pelo Supremo. O ministro poderá prorrogar o benefício, impor novas condições, reduzir o prazo de reavaliação ou determinar outra forma de cumprimento da pena.

Arma apreendida

Além do quadro clínico, um dos episódios que deve entrar na análise é a apreensão de uma pistola Glock 9mm de Bolsonaro com um militar responsável por sua segurança, durante uma blitz da Polícia Militar em Brasília. A arma tinha documentação regular, mas foi recolhida porque o Certificado de Registro de Arma de Fogo (Craf) não estava no veículo.

O carro era dirigido pelo militar Estácio Leite da Silva Filho, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e cedido à Casa Civil para atuar na segurança de Bolsonaro. Ele disse à Polícia Civil que a pistola seria levada para reparos e depois devolvida ao ex-presidente.

A defesa afirmou ao STF que a equipe de segurança tornou a arma inoperante, sem conhecimento prévio de Bolsonaro, por preocupação com seu estado de saúde mental. A decisão final caberá a Moraes, que poderá manter Bolsonaro em casa, alterar as condições impostas ou determinar o retorno do ex-presidente a outro regime de cumprimento da pena. (Congresso em Foco)

Deputado estadual Davi de Raimundão visitou as obras da Casa da Criança e do Adolescente em Juazeiro


Mais uma grande obra do governo do estado está sendo construída em Juazeiro do Norte numa conquista do deputado estadual Davi de Raimundão junto ao governador Elmano de Freitas. Trata-se da Casa da Criança e do Adolescente do Cariri no antigo prédio da Escola João Alencar na Avenida Castelo Branco em frente à Praça do Mateu no bairro Pirajá. Neste sábado, ele esteve no canteiro de obras e comentou sobre o bom andamento dos serviços para que logo seja inaugurado esse importante equipamento.

Segundo Davi de Raimundão, o espaço vai atender 29 municípios do Cariri no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes na região. A Casa vai facilitar o atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência reunindo órgãos de apoio num só espaço. São salas para equipe técnica psicossocial, poder judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Perícia Forense e plantão do Conselho Tutelar. Conforme Davi, com a iniciativa, Juazeiro ganha uma Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente, que funcionará no local.

Câmara de Fortaleza abre inscrições para a etapa Inovação do Circuito “Bora Correr”



Aberto ao público, o Circuito “Bora Correr” vai além do esporte. A iniciativa funciona como uma plataforma de engajamento social, incentivando a prática de atividades físicas e fortalecendo os vínculos entre o poder público e a população. Servidores e colaboradores da Câmara Municipal de Fortaleza também estão convidados a participar, com inscrição gratuita.

Nesta nova etapa do circuito, os participantes poderão escolher entre percursos de 3 km, 5 km e 10 km, além de uma prova de 1,5 km destinada às Pessoas com Deficiência (PcDs).

Com valor de inscrição de R$ 100,00 e desconto de 50% para idosos, o Circuito “Bora Correr” também oferece inscrição gratuita para pessoas com deficiência (PcD), doadores de sangue e de medula óssea, além de servidores e colaboradores da Câmara de Fortaleza.

O regulamento completo da prova e outras informações estão disponíveis nos canais oficiais do evento. Clique aqui para acessar.

👉🏼 Leia mais: Circuito “Bora Correr” da Câmara beneficia cinco instituições sociais; veja quais.
Serviço

3ª Etapa – Inovação | Circuito “Bora Correr”

Data: 28 de junho de 2026
Local: Vila do Mar
Horário da largada: 5h30
Instituições beneficiadas: APAE, REMES, Casa da Vovó Dedé, Abrigo São Lázaro e Lar Amigos de Jesus.

Escola Rosa Ferreira, no Baixio do Muquém, é inaugurada após reforma e ampliação em tempo recorde



"Com mais conforto, estudamos melhor, fica mais fácil aprender". A fala foi de Alexia Bezerra Nunes, aluna do 6° ano da Escola Rosa Ferreira de Macedo, no Baixio do Muquém, reformada e ampliada pela Prefeitura do Crato. A inauguração aconteceu na última sexta-feira, 19.

O projeto contemplou a construção de mais duas salas de aula, ampliação dos banheiros e da cozinha, revitalização da fachada, climatização de ambientes, pintura artística e montagem de laboratórios, dentre outros serviços.

Segundo o Prefeito André Barreto, foram investidos cerca de R$ 2 milhões, recursos próprios do Município.

"Ano passado, entregamos a requalificação da quadra poliesportiva. Agora, investimos ainda mais, porque as melhorias na infraestrutura da escola impactam direta e positivamente no processo de ensino-aprendizagem", destacou o gestor municipal.

A Secretária de Educação, Neyla Brito, complementou: "Não é só uma transformação física. É cuidado com as pessoas, valorização dos profissionais e respeito aos estudantes".

Já o Secretário de Infraestrutura, Lucas Maximino, ressaltou o tempo recorde de execução da obra. "Em menos de 60 dias, transformamos o equipamento, tornando-o mais bonito, moderno, confortável e seguro", pontuou o titular da Seinfra.

Para a aluna Maria Rita Alexandre, a segunda casa ficou mais acolhedora. "Venho estudar mais animada. Além de professores de ótima qualidade, a gente ganhou uma escola nota 10", disse, feliz, a pré-adolescente.

domingo, 21 de junho de 2026

Deputado Guilherme Landim anuncia destinação de emenda para implantação da UTI em Mauriti


O deputado estadual Guilherme Landim anunciou, por meio de suas redes sociais, a destinação de recursos importantes para o município de Mauriti, com destaque para a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal. Ao lado do prefeito João Paulo e dos vereadores Romário Alencar, Júnior de Leopoldo e Rogério do Caldeirão, o parlamentar destacou que a emenda de R$ 1 milhão, conquistada através de articulação do seu mandato junto ao senador Cid Gomes, será investida na implantação da UTI, representando um avanço histórico para a saúde do município e de toda a região.

Além do investimento na área da saúde, Guilherme Landim também confirmou a destinação de uma emenda superior a R$ 700 mil para obras de pavimentação em diversas comunidades de Mauriti. O deputado aproveitou a ocasião para parabenizar o prefeito João Paulo, o vice-prefeito Cícero do Coité e todos os vereadores pelo trabalho e compromisso com a população. “Seguiremos unidos, buscando mais investimentos e melhorias para Mauriti, sempre trabalhando para garantir mais qualidade de vida para o nosso povo”, destacou.

Com pintura corporal de David Bertassi, o Menino que se Pinta, deputado Pedro Lobo homenageia o Crato no aniversário de 262 anos*


Artista caririense transforma o próprio corpo em uma obra de arte para celebrar a história, a cultura e a identidade do povo cratense

Em celebração aos 262 anos de emancipação política do Crato, comemorados neste domingo, 21 de junho, o artista David Bertassi Ferreira, conhecido como "o Menino que se Pinta", prestou uma emocionante homenagem ao município por meio de uma pintura corporal repleta de símbolos, cores e referências à identidade cultural da cidade.

 Crato: a homenagem do deputado Pedro Lobo

A iniciativa contou com o apoio do deputado estadual Pedro Lobo (Republicanos), incentivador da cultura popular e admirador do trabalho do artista. Para o parlamentar, valorizar talentos locais é fortalecer a identidade e preservar a riqueza cultural do Cariri.

"A arte do David traduz em imagens o amor pela nossa terra. Cada traço representa a beleza, a resistência e a história de um povo que constrói diariamente um Crato forte, mas que ainda têm muitos desafios a ser superados ", destacou Pedro Lobo. 

"A celebração reforça o orgulho de pertencer a uma terra marcada pela cultura, pela criatividade e pela força do seu povo e, não só desejo, mas darei sempre minha colaboração para o Crato continuar crescendo", ressaltou o.parlanentar.

Sobre David Bertassi

Natural do Crato e com fortes ligações com Farias Brito, onde viveu parte da infância, David mais uma vez demonstrou seu talento e criatividade ao transformar o próprio corpo em uma verdadeira tela viva, exaltando as tradições, a história e a força do povo cratense.



FORtaleCE: novo residencial vai garantir moradia digna para 550 famílias no Dias Macedo


Moradia digna, redução do déficit habitacional, inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Esses são os objetivos da construção do Residencial Heisenberg, no bairro Dias Macedo, em Fortaleza, iniciativa que reúne os governos federal, estadual e municipal. O anúncio foi feito neste sábado (20), durante cerimônia realizada no terreno onde será erguido o empreendimento, área que anteriormente abrigava uma ocupação.

O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Guimarães, do senador Camilo Santana, e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, além de outras autoridades. O residencial está entre os empreendimentos selecionados no novo ciclo de contratações do programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade Entidades (MCMV-Entidades).

“Hoje é um dia de muita alegria por concretizarmos essa parceria entre os governos federal, estadual e municipal. Esta é uma comunidade formada por pessoas que precisam de moradia, e estamos unidos para garantir habitação popular à população de Fortaleza”, afirmou o chefe do Executivo estadual. Elmano também ressaltou os investimentos em urbanização no entorno do residencial, com obras em andamento na região, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), conectando diretamente mais de 30 bairros de Fortaleza.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, ressaltou o papel da iniciativa na redução das desigualdades sociais na cidade. “Isso representa justiça social. Não podemos falar em redução das desigualdades sem realizar ações concretas em diversas áreas, e a moradia é uma das mais importantes”, destacou.

O Residencial Heisenberg faz parte de um pacote do Governo Federal que destinou ao Ceará mais de 4 mil novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). No último dia 12 de junho, o governador Elmano de Freitas esteve em Brasília para participar do anúncio no Palácio do Planalto.


sábado, 20 de junho de 2026

Rota das Falésias amplia promoção nacional com ações comerciais no Ceará, Paraná e Brasília


Destino turístico do litoral leste cearense participa do Azul Day, Travel Shows, FIT Cataratas e realiza capacitação exclusiva para agentes da CVC.


A Rota das Falésias segue fortalecendo sua presença no mercado turístico nacional por meio de uma série de ações estratégicas de promoção, relacionamento comercial e capacitação de agentes de viagens. As iniciativas reforçam o posicionamento do destino como uma das principais regiões turísticas do Ceará e ampliam as oportunidades de negócios para o litoral leste cearense.

Entre os destaques está a participação da Rota das Falésias no Azul Day, realizado em Canoa Quebrada, no município de Aracati. A ação reuniu mais de 450 agentes de viagens, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor os atrativos, experiências, equipamentos turísticos e potencialidades da região.

A iniciativa também fortaleceu a parceria entre a Rota das Falésias e a Azul Viagens, contribuindo para a promoção do novo voo da Azul para a região e para o aumento do fluxo turístico no destino.

Ações no Paraná fortalecem relacionamento com o trade

Representantes dos municípios de Cascavel, Beberibe e Icapuí também participaram dos Travel Shows – etapa Paraná, realizados nas cidades de Cascavel e Foz do Iguaçu.

Durante os encontros, foram apresentados os principais atrativos, experiências e diferenciais da Rota das Falésias para agentes de viagens da Cativa Operadora, em parceria com a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur Ceará).

A presença nos eventos teve como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais do trade sobre o destino e fortalecer a comercialização da região junto a mercados emissores estratégicos.

Presença na FIT Cataratas amplia conexões

A Rota das Falésias também marcou presença na FIT Cataratas, um dos principais eventos do setor turístico no Brasil. A participação possibilitou a promoção dos produtos turísticos da região e a ampliação de conexões estratégicas com operadores, agentes de viagens, representantes institucionais e profissionais do turismo.

A ação reforça a importância da presença constante do destino em feiras, rodadas de negócios e eventos especializados, fortalecendo a imagem da Rota das Falésias no mercado nacional.

Capacitação e roadshow para agentes da CVC em Brasília

Nos dias 15 e 16 de junho, a Rota das Falésias realizou uma importante ação de promoção turística em Brasília, com visitas a agências da CVC e a realização de um roadshow exclusivo para agentes de viagens da operadora.

Durante os dois dias de programação, representantes da Rota apresentaram aos profissionais da CVC os principais atrativos turísticos, equipamentos, experiências, gastronomia, cultura, artesanato e potencialidades dos oito municípios que compõem a região turística.

As visitas tiveram como objetivo fortalecer a comercialização do destino e aproximar os agentes de viagens das experiências oferecidas pelo litoral leste cearense.

Encerrando a programação, na noite do dia 16, foi realizado o Roadshow Rota das Falésias, reunindo mais de 40 agentes de viagens da CVC. O encontro contou com apresentações sobre os municípios integrantes da rota, seus equipamentos turísticos, experiências autênticas, gastronomia, artesanato e atrativos naturais.

Promoção do destino no mercado nacional

As ações realizadas reforçam o compromisso da Rota das Falésias com a promoção e o fortalecimento do turismo regional, ampliando a visibilidade do destino no mercado nacional e contribuindo para que a região seja cada vez mais reconhecida, comercializada e desejada por turistas de todo o Brasil.

Com praias paradisíacas, falésias coloridas, cultura, gastronomia, artesanato, natureza e experiências autênticas, a Rota das Falésias consolida-se como um destino estratégico para o turismo cearense.

Serviço

Rota das Falésias – ações de promoção turística nacional

Ações realizadas: Azul Day, Travel Shows – etapa Paraná, FIT Cataratas e Roadshow CVC Brasília

Destinos envolvidos: municípios da Rota das Falésias, no litoral leste do Ceará

Objetivo: promoção do destino, capacitação de agentes de viagens e fortalecimento da comercialização turística

Assessoria de Imprensa: Platinum Comunicação

Hermann Hesse – (85) 9 9980.6766

Rogério Gomes – (85) 9 9982.2350

Datafolha 2º turno: Lula tem 47%, e Flávio Bolsonaro, 43%




Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) pelo site do jornal Folha de S.Paulo mostra que o presidente Lula (PT) tem 47% das intenções de voto no cenário de 2º turno, contra 43% do senador Flávio Bolsonaro (PL).


O cenário é exatamente o mesmo de um mês atrás. Na pesquisa divulgada em 22 de maio, Lula tinha 47%, e Flávio, 43%.


Veja números da nova pesquisa:


Lula: 47% (eram 47% em 22 de maio, 45% em 16 de maio e 45% em abril);

Flávio Bolsonaro: 43% (eram 43% em 22 de maio, 45% em 16 de maio e 46% em abril);

Não sabe/não respondeu: 1% (eram 2% em 22 de maio, 1% em 16 de maio e 1% em abril)

Em branco/nulo/nenhum: 8% (eram 9% em 22 e16 de maio, 8% em abril e 10% em março).

Moésio convida senador Camilo para inauguração do hospital municipal de Campos Sales; veja o vídeo.


Em Fortaleza, neste final de semana, o prefeito Moésio Loiola esteve no escritório do senador Camilo Santana, a quem fez o convite para a inauguração do Hospital Municipal Emília Castelo Branco, cuja inauguração está programada para o próximo dia 29. 

O convite é um reconhecimento do gestor municipal ao senador que muuito contribuiu, quando governador, para a construção da unidade hospitalar,

Moésio estava acompanhado do deputado federal Moses Rodrigues, que muito ajudou com envio de recursos de emenda para conclusão do hospital.

Assista o vídeo:



Termina hoje (sábado, 20), prazo para aposentados do INSS contestarem descontos indevidos e garantirem ressarcimento



Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até este sábado (20) para contestar descontos associativos não autorizados em seus benefícios e garantir o direito de aderir ao acordo de ressarcimento oferecido pelo governo federal.

A medida é fundamental para quem identificou cobranças indevidas realizadas entre março de 2020 e março de 2025. Segundo o INSS, mais de R$ 3,2 bilhões já foram devolvidos a aproximadamente 4,7 milhões de beneficiários em todo o país.

DESCONTOS INDEVIDOS

A contestação é a primeira etapa obrigatória para que o segurado possa receber os valores descontados indevidamente. Após o registro da reclamação, a entidade responsável pela cobrança terá até 15 dias úteis para apresentar justificativas e documentos que comprovem a autorização do desconto.

Caso a entidade não responda ou apresente documentação considerada irregular, como assinaturas falsas ou inconsistentes, o sistema do INSS libera a opção para adesão ao acordo de devolução dos valores. Após a confirmação, o pagamento é realizado em até três dias úteis, com correção monetária.

O INSS esclarece que, mesmo após o encerramento do prazo deste sábado, os beneficiários que já tiverem realizado a contestação poderão aderir ao acordo posteriormente. No entanto, quem deixar de contestar dentro do prazo perderá o direito de participar do programa de ressarcimento.

CAMINHOS DA BUSCA DO DINHEIRO

Os segurados podem verificar se houve cobranças indevidas por meio dos seguintes canais:Aplicativo ou site Meu INSS;
Central de Atendimento 135;
Agências dos Correios.

CONTESTAÇÃO

A contestação pode ser realizada pelo aplicativo ou site Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios.

No Meu INSS, o beneficiário deve:Fazer login com a conta Gov.br;
Acessar a opção “Mais Serviços”;
Selecionar “Mensalidade Associativa”;
Clicar em “Consultar Descontos de Entidades Associativas”;
Informar que não autorizou o desconto identificado.

Após a solicitação, o sistema registra automaticamente a contestação e inicia o prazo para manifestação da entidade responsável pela cobrança.

ADESÃO AO ACORDO

Os segurados que já tiveram a contestação aceita podem aderir ao acordo de ressarcimento pelo aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios.

No aplicativo, o procedimento é simples:Acessar “Consultar Pedidos”;
Clicar em “Cumprir Exigência”;
Ler as informações disponíveis;
Selecionar a opção “Aceito receber”;
Confirmar em “Enviar”.

O INSS lembra que a Central 135 não realiza a adesão ao acordo, serviço disponível apenas pelo Meu INSS e pelas agências dos Correios.

Ciro diz que apoiar Flávio não está em discussão

Fábio Lima/O Povo

O pré-candidato a governador do Ceará Ciro Gomes (PSDB) afirmou, em entrevista para a revista Veja, que um apoio a Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na disputa pela Presidência não está em questão, apesar da aliança com o PL no Estado. Ele comparou os governos Lula e Bolsonaro e discordou da classificação do PCC e CV como terroristas.

Ciro negou haver contradição no fato de pretender manter distância de Lula e Flávio Bolsonaro, mas não rejeitar o apoio do PL à sua pré-candidatura. "Não há uma única eleição federativa no Brasil em que você não encontre isso", afirmou, lembrando que o Brasil é grande e distinto, com realidades diferentes.

Para ele, Lula e Jair Bolsonaro (PL) não têm diferenças além da estética."Fui candidato a presidente disputando com Lula e Bolsonaro. Tirando a estética, os dois são rigorosamente iguais: câmbio flutuante, superávit primário, meta de inflação, autonomia selvagem do Banco Central, política de paridade de preço internacional da Petrobras, reforma da Previdência, privatização fraudulenta", comparou. 

O pré-candidato a governador descartou a possibilidade de apoio a Flávio Bolsonaro e lembrou que as desavenças nacionais com o PL são insuperáveis."Apoiar Flávio Bolsonaro não está em discussão. Se estivesse, nós não tínhamos nem sentado para conversar sobre a aliança regional", pontuou.

Recentemente, Ciro disse que não estará presente no lançamento da pré-candidatura ao Senado do aliado Alcides Fernandes (PL), dia 10 de julho, com a presença confirmada de Flávio Bolsonaro. "Sou do PSDB", justificou. Aliados do PSDB também negaram presença ao evento. (O Povo)

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Câmara de Juazeiro aprova projeto do Executivo sobre crédito suplementar


A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou, nesta quinta-feira (18), a Mensagem nº 208/2026, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional especial para custear ações relacionadas à gestão integrada de resíduos sólidos no município. A proposta foi aprovada por 13 votos favoráveis, um voto contrário e duas abstenções.

Durante a discussão, vereadores apresentaram questionamentos sobre o remanejamento de recursos originalmente previstos para a área de infraestrutura. Diante das dúvidas levantadas em plenário, o presidente da Câmara, Felipe Vasques, destacou a importância da transparência e da fiscalização dos recursos públicos.

Como medida de controle institucional, Felipe Vasques determinou que a assessoria jurídica da Casa encaminhe ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas toda a documentação relacionada à matéria, incluindo a lei aprovada, a justificativa apresentada pelo Executivo e o contrato vinculado ao crédito suplementar, reforçando o compromisso do Legislativo com a fiscalização e a defesa do interesse público.

Prefeitura de Barbalha realiza etapa do Ciclo Sesc 2026 com passeio ciclístico e incentivo à prática esportiva




A Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Juventude e Esportes, em parceria com o Serviço Social do Comércio, realiza no próximo dia 21 de junho a etapa Barbalha do Ciclo Sesc 2026. O evento tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas, promover a integração entre os participantes e estimular hábitos saudáveis por meio de um passeio ciclístico aberto ao público.
A concentração dos ciclistas terá início às 7h, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, com largada prevista para às 7h30. O evento é gratuito e possui classificação livre.

Além do passeio ciclístico, a programação contará com o sorteio de uma bicicleta entre os participantes inscritos. Todos os ciclistas que confirmarem participação também receberão um kit personalizado do evento.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por meio da plataforma Sympla. A expectativa é reunir participantes de diferentes faixas etárias, fortalecendo o esporte como ferramenta de convivência social, lazer e bem-estar.

A realização do Ciclo Sesc reforça a parceria entre a Prefeitura de Barbalha e o Serviço Social do Comércio na promoção de ações que incentivam a qualidade de vida da população e ampliam o acesso a atividades esportivas e de integração comunitária.

Sefin de Juazeiro do Norte alerta sobre falsas cobranças de alvará enviadas por WhatsApp

A Secretaria de Finanças (SEFIN) informa que mensagens enviadas por WhatsApp a contribuintes, relativas a supostas pendências de alvará de funcionamento, com cobrança de multa equivalente a um salário mínimo e ameaça de cancelamento do CNPJ, são golpes.

O conteúdo dessas mensagens faz parte de um golpe financeiro conhecido como "fraude do falso alvará" ou "golpe da taxa associativa/municipal". Microempreendedores Individuais (MEIs) e microempresas estão entre os principais alvos dessa abordagem.

Caso tenha recebido ou venha a receber mensagens dessa natureza, o contribuinte deve desconsiderá-las, bloquear o remetente e não clicar em links anexados, nem fornecer dados pessoais.

A Secretaria de Finanças notifica e intima os contribuintes, de acordo com a Lei Complementar nº 93/2023, que institui o Código Tributário Municipal, apenas pelos seguintes meios:

I – Pessoalmente, mediante entrega de cópia da intimação ou notificação por Fiscal de Tributos, devidamente identificado por meio de documento funcional;

II – Por via postal, pelos Correios, com Aviso de Recebimento (AR), a ser assinado pelo destinatário ou por pessoa em seu domicílio;

III – Por meio eletrônico, via WhatsApp, pelo número oficial da Secretaria de Finanças (88 3199-0367), que contém a logomarca do Município e a identificação da SEFIN;

IV – Por edital publicado no Diário Oficial do Município, quando as tentativas de notificação pelos meios anteriores não obtiverem êxito.

A Prefeitura está autorizada a utilizar qualquer um desses canais oficiais para comunicar o contribuinte sobre cobranças, aplicação de multas, impostos em atraso ou outros procedimentos administrativos. O uso dessas ferramentas garante a legalidade do processo e protege o cidadão contra notificações falsas ou informais.

É importante lembrar que, diante de qualquer cobrança efetuada pelo Fisco Municipal, o contribuinte deve procurar a Secretaria de Finanças para verificar a veracidade das informações recebidas. A SEFIN está localizada na Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, nº 120, Centro, no Centro Administrativo Municipal, 4º andar.